Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica?
Cada vez mais as pessoas têm buscado por informações na internet, principalmente sobre saúde. Mas, para atrair e reter pacientes para as clínicas e consultórios é preciso saber fazer um bom marketing médico.
Por isso, essas empresas precisam estar atentas sobre como fazer isso e quais os limites legais para a publicidade na internet. Você sabe o que pode ser feito ou não no marketing médico? Se ainda não, então confira este artigo e descubra agora mesmo!
O que é marketing médico?
O objetivo do marketing é divulgar uma marca e se comunicar com o público, de modo a atrair mais valor para uma empresa. Contudo, o marketing médico supera essa definição, além de ter como objetivo conquistar mais pacientes, antes de tudo, visa ajudá-los de alguma forma.
Mas como? Produzindo conteúdos relevantes e informações que farão com que os pacientes tenham mais confiança no trabalho do profissional antes de entrar em seu consultório. Além, claro, de oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade.
O marketing médico pode ser feito em dois meios distintos, offline e online.
Marketing médico offline
Nesse caso, são utilizados os meios offline para divulgação da marca, como é o caso por exemplo dos panfletos, propagandas em rádio e televisão, outdoors, entre outros.
Para desenvolver uma campanha de marketing offline, é interessante contar com o suporte de uma assessoria de imprensa, que pode ser interna ou terceirizada, uma agência de publicidade especializada em offline ou ainda de uma equipe interna. Essa equipe ficará responsável por melhorar a percepção do público a respeito da sua clínica médica.
Além disso, a assessoria de imprensa pode conseguir a divulgação dos negócios na mídia tradicional (jornais, revistas etc) sem que seja necessário investir por isso. Ou seja, um de seus objetivos é o de gerar pautas relevantes, que tenham valor-notícia sobre o seu negócio.
Marketing médico online
Atualmente, o digital representa uma grande parte da nossa rotina, seja como fonte de informação, entretenimento ou meio de comunicação. Este ambiente já está completamente disseminado no dia a dia de grande maioria da população.
Por isso, o marketing online é uma das estratégias mais poderosas do cenário atual e ignorar sua relevância é um grande erro.
Além disso, há de se destacar também que, quando o assunto é saúde, a internet vem se tornando cada vez mais fonte de informação. Há, portanto, uma demanda que pode/deve ser sanada por entidades que de fato são autoridade no assunto.
Logo, é importante inserir-se nesse meio e criar autoridade para com isso expandir o seu negócio. Dessa forma, sua clínica pode alcançar importantes resultados, como por exemplo:
- Expansão do mercado
- Otimização do atendimento
- Fidelização dos clientes
- Tornar-se referência na especialidade
- Analisar e calcular o ROI
O marketing online é ainda uma forma de divulgação mais barata se comparada às estratégias offline. Além disso, é capaz de disseminar sua marca para um maior número de pessoas de forma muito mais direcionada. Falaremos mais sobre as vantagens da prática a seguir.
Benefícios do marketing médico
O marketing médico é uma boa opção para as clínicas e consultórios que querem se destacar em um ambiente altamente competitivo. Os benefícios são muitos, dentre eles destacamos:
- Maior presença digital;
- Atração;
- Retenção e fidelização de pacientes;
- Destaque entre a concorrência.
Ainda, há a melhoria no relacionamento com os pacientes e a criação de uma identidade única para a clínica ou consultório. Porém, antes de colocar em prática o marketing médico, é preciso conhecer quais são as regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina.
Leia também: Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias
Restrições do marketing médico
O CFM criou o Manual de Publicidade Médica, no qual constam as limitações para o marketing voltado para as clínicas e consultórios. Essas regras servem para dar mais credibilidade e idoneidade ao profissional e também mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.
De acordo com o documento, as seguintes ações são vedadas ao profissional de medicina:
- Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;
- Participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos, qualquer que seja sua natureza, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades médicas sindicais ou associativas;
- Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo;
- Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
- Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
- Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial;
- Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
- Divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;
- Publicação nas mídias sociais de autorretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal;
- Publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos.
Veja todas as indicações de uso do marketing médico segundo o CFM aqui.
Obrigatoriedade no marketing médico
Sempre que for realizado qualquer tipo de anúncio médico, o mesmo deve conter os seguintes dados:
- Nome do profissional;
- Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
- Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
- Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.
Como divulgar a minha clínica ou consultório?
Apesar das restrições da legislação, é possível fazer um marketing capaz de atrair a atenção dos pacientes para o seu site, blog ou redes sociais. Veja a seguir algumas dicas de como divulgar sua clínica!
Dê dicas de saúde
Utilize o marketing de conteúdo para produzir informações úteis e relevantes para os pacientes. Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.
Lembre-se, os conteúdos devem sempre ter caráter estritamente educativo, sem que haja teor sensacionalista e de autopromoção.
Entretanto, é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. O adequado é que o profissional avalie os pacientes presencialmente para ter um diagnóstico real e mais preciso.
Também, fica proibido divulgar dados que alarmem a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.
Divulgue ações promocionais
Aproveite os canais de comunicação online como sites, blogs, redes sociais e campanhas pagas para divulgar as especialidades e tratamentos ofertados. Contudo, cuidado para não anunciar especializações que não possui, nem ter o nome envolvido em propaganda enganosa.
Além disso, fica proibido anunciar aparelhagem como um diferencial, usar imagem de celebridades, se intitular o melhor, garantir resultados e exibir fotos de pacientes — mesmo com a autorização da pessoa.
A divulgação dos preços pode ser feita apenas diretamente com o paciente. Então, facilite o contato com a empresa e disponibilize multicanais de comunicação.
Dados profissionais
Quando for realizar alguma peça publicitária e/ou publicar conteúdos nas redes sociais de clínicas e consultórios médico, deve-se, obrigatoriamente, inserir os seguintes dados:
- Nome do profissional;
- Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
- Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
- Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.
Já quando a publicidade for realizada por empresa ou estabelecimento de serviços médicos particulares, deverá ser veiculado o nome completo do médico no cargo de diretor técnico médico. Assim como a descrição do cargo para o qual o mesmo está oficialmente investido, além das demais orientações acima citadas.
Estreite o relacionamento com os pacientes
Para criar uma boa experiência para os pacientes utilize a tecnologia. Disponibilize uma agenda online em seu site, para facilitar a marcação de consultas e exames. Automatize o envio de e-mails, seja para compartilhar informações ou lembretes de consultas e retornos.
Não se esqueça de otimizar as suas páginas de acordo com as regras de SEO, para que possam ser facilmente acessadas em qualquer dispositivo móvel.
O marketing médico é essencial para qualquer clínica ou consultório, por isso, ao adotar essas estratégias esteja atento às limitações da legislação e siga as normas do CFM.
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg