8 dicas de gerenciamento de redes sociais para clínicas e consultórios
O marketing digital é uma estratégia cada vez mais importante para as empresas, sendo importante para a divulgação da marca e estabelecimento de autoridade. Uma clínica médica também pode aproveitar estas oportunidades, principalmente se decidir começar a atuar com gerenciamento de redes sociais.
No entanto, é preciso ter a abordagem adequada e evitar alguns erros que têm o potencial de destruir sua reputação.
Para te ajudar, reunimos alguns pontos que precisam ser levados em consideração para divulgar sua clínica médica no Facebook, Instagram, e onde mais fizer sentido para o seu público. Continue a leitura e fique por dentro!
1. Escolha as plataformas certas
Atualmente há uma grande variedade de redes sociais, porém, isso não significa que sua clínica médica deve atuar em todas elas. Para determinar qual a plataforma adequada para divulgar o seu negócio, é preciso fazer um estudo aprofundado.
Primeiramente, é preciso entender quem é o seu público-alvo e assim, identificar em quais redes ele está presente. Facebook e Instagram são duas plataformas consideradas essenciais nos dias de hoje, por causa de seu amplo alcance. Mas será que criar um perfil em redes como Youtube e Linkedin também não pode ser interessante para a sua estratégia?
Leia algumas dicas que preparamos de gerenciamento de redes sociais para médicos em diferentes redes sociais:
2. Publique pautas interessantes
As pessoas não são mais seduzidas por uma publicidade vazia. Hoje em dia, o que dá resultado é oferecer algo de valor ao seu público. Por isso, ao pensar em uma estratégia de gestão de redes sociais, é preciso utilizar conteúdos legitimamente interessantes para o seu público-alvo.
Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes, incentivá-los a abrir mão de hábitos negativos e o que mais fizer sentido para o seu mercado.
Contudo, é importante lembrar-se que é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. Também não é permitida a divulgação de dados que possam alarmar a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.
3. Atenção com o design
Ninguém leva a sério uma empresa que publica conteúdo de baixa qualidade nas redes sociais. Por isso, certifique-se de somente usar fotos e imagens que tenham boa resolução e que estejam de acordo com a identidade visual da sua clínica médica.
Além disso, consistência é determinante para que sua marca seja valorizada nas redes sociais. Quanto mais atraentes forem seus posts, maior o potencial de sucesso deles.
4. Converse com seu público
Redes sociais não servem apenas para publicar e acumular curtidas e compartilhamentos. Mais do que isso, elas são verdadeiros canais de comunicação entre seus pacientes e a sua instituição médica.
Portanto, durante o gerenciamento de redes socais, não se esqueça de checar frequentemente as mensagens e comentários enviados, já que a partir delas podem surgir novos negócios.
5. Tenha uma persona bem definida
A definição da persona deve ser o primeiro passo de qualquer gestão de mídias sociais. Isso porque toda a sua estratégia deve girar em torno dela e assim, sua marca certifica-se de estar produzindo o conteúdo certo para as pessoas certas.
A ideia, portanto, é entender com quem você lida no dia a dia e descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com esse público. O que elas gostam de consumir? Quais são os seus hábitos? E suas dores?
Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.
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6. Atenção com os limites legais de publicidade
Antes de iniciar o gerenciamento de redes sociais é importante ter conhecimento das normas estabelecidas pelos conselhos federais e demais órgãos de regulação clínica.
Algumas ações não são permitidas, tais como:
- fazer comparação de tratamentos (antes e depois);
- realizar consultas virtuais para emissão de diagnóstico;
- expor demasiadamente o paciente, mesmo com o consentimento prévio.
No Manual de Publicidade Médica é possível consultar o que é permitido ou não no marketing voltado para instituições da saúde. O objetivo dessas regras é dar credibilidade e idoneidade ao profissional, assim como garantir mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.
7. Analise os resultados
Toda estratégia precisa de um acompanhamento de seus resultados para que seja avaliada sua eficácia. Com isso, é possível analisar se os conteúdos produzidos estão atingindo seu objetivo, e, caso contrário, sua empresa pode fazer modificações para torná-los mais assertivos.
Vale ressaltar que a análise de resultados deve ser uma tarefa recorrente na gestão de mídias sociais.
8. Use Call to Action
As redes sociais são meios de alcançar diretamente sua persona, logo, devem ser usadas para divulgar sua empresa/serviço.
Os call to action (em tradução livre, chamadas para ação) são uma forma de levar seu público até outras páginas, que pode ser o seu site ou uma landing page, por exemplo.
Nesses locais as pessoas podem conhecer com mais detalhes o seu negócio, além de poderem entrar em contato diretamente com você.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg