fbpx

5 motivos por que laudo online agiliza o seu atendimento

por maislaudo / Há 8 anos

Chamamos de telemedicina a utilização da informação médica que será enviada de um local a outro por meio de comunicações eletrônicas — sejam por videoconferência, correio eletrônico ou plataformas online. E, cada vez mais, cresce o número de empresas interessadas em usufruir dessa tecnologia e implantar serviços para aperfeiçoar o atendimento ao paciente. Dentre eles a emissão de laudo online.

Os laudos online são os resultados de exames analisados por médicos especialistas e que podem ser acessados através de ferramentas dos sistemas eletrônicos, o que constitui um ótimo custo x benefício, principalmente para empresas que realizam exames frequentemente como as de saúde ocupacional.

Você ainda tem dúvidas se deve ou não aderir a esse serviço? Continue lendo e conheça 5 motivos pelos quais a emissão de laudos online agiliza o atendimento das clínicas de saúde ocupacional!

Ganho de produtividade nos laudos ocupacionais

As clínicas de saúde ocupacional realizam exames admissionais, demissionais, exames de retorno ao trabalho e mudança de função, e devem encaminhar esses resultados para as empresas contratantes do serviço. Nessa situação, o colaborador retorna para buscar o laudo do exame ou as empresas contratantes precisam arcar com os custos do envio.

No entanto, ao optar pelo serviço online de emissão de laudos, as clínicas terão mais tranquilidade, pois o fluxo funciona de maneira diferente. Essas empresas realizam o cadastro e aguardam os colaboradores para a realização dos exames de saúde ocupacional. Quando o exame estiver disponível, é enviada uma mensagem para o gestor de saúde ocupacional e para o paciente, que poderão abri-lo em aplicativos para smartphone, imprimir, ou salvá-los em computadores.

Dessa forma, as plataformas podem organizar esses documentos, gerar relatórios sobre exames dos pacientes e acompanhar as demandas de saúde ocupacional de cada instituição. E essa estratégia pode facilitar o crescimento das clínicas terceirizadas, que realizam os exames de saúde ocupacional.

Segurança e confiabilidade dos dados

Com o sistema virtual de emissão de laudos, os documentos de exames de saúde ocupacional podem ser armazenados na plataforma disponível pela empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho. Além disso, todo o sistema é acessado através de senha pessoal e intransferível, o que confere maior segurança e confiabilidade dos dados.

Qualidade técnica dos exames

É importante frisar que a solicitação de emissão de exames e laudos de forma online apresenta a mesma qualidade técnica dos documentos impressos, e os laudos podem ser visualizados em tamanho real.  Caso precisem de impressão exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, e outros, apresentam a mesma qualidade visual.

Redução dos custos

Por meio da visualização e armazenamento de laudos online é possível reduzir drasticamente a impressão em papel desses exames. Para as clínicas de saúde ocupacional, ocorrerá o menor consumo de papel, garantindo assim a redução de custos, a diminuição do consumo de tinta para impressora e um menor tempo para execução da tarefa. É bom lembrar que, nesses casos, a impressão ficará sob responsabilidade da empresa contratante.

Pontualidade na entrega dos resultados

Os resultados dos exames poderão ser entregues em até 24 horas após a conclusão. Para determinados exames, esse prazo pode ser de até 2 horas. A antecedência e a pontualidade na emissão do laudo online estabelecerão uma relação de confiança entre os médicos, paciente e empresas que armazenarão os exames.

Como vimos, a emissão de laudos online é uma estratégia que pode garantir melhorias na produtividade e a redução de custos para as clinicas de saúde ocupacional. Quer saber mais sobre esse assunto? Sobrou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *