Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica?

por maislaudo / Há 11 meses

Cada vez mais as pessoas têm buscado por informações na internet, principalmente sobre saúde. Mas para atrair e reter pacientes para as clínicas e consultórios, é preciso saber fazer um bom marketing médico.

Por isso, essas empresas precisam estar atentas sobre como fazer isso e quais os limites legais para a publicidade na internet. Você sabe o que pode ser feito ou não no marketing médico? Se ainda não, então confira este artigo e descubra agora mesmo!

O que é marketing médico?

O objetivo do marketing é divulgar uma marca e se comunicar com o público, de modo a atrair mais valor para uma empresa. Contudo, o marketing médico supera essa definição, além de ter como objetivo conquistar mais pacientes, antes de tudo, visa ajudá-los de alguma forma.

Mas como? Produzindo conteúdos relevantes e informações que farão com que os pacientes tenham mais confiança no trabalho do profissional antes de entrar em um consultório. Além de oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade.

O marketing médico é uma boa opção para as clínicas e consultórios que querem se destacar em um ambiente altamente competitivo. Os benefícios são muitos, dentre eles destacamos: maior presença digital, atração, retenção e fidelização de pacientes e destaque entre a concorrência.

Ainda, há a melhoria no relacionamento com os pacientes e a criação de uma identidade única para a clínica ou consultório. Porém, antes de colocar em prática o marketing médico, é preciso conhecer quais são as regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina.

O CFM criou o Manual de Publicidade Médica, no qual constam as limitações para o marketing voltado para as clínicas e consultórios. Essas regras servem para dar mais credibilidade e idoneidade ao profissional e também mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.

Como divulgar a minha clínica ou consultório?

Apesar das restrições da legislação, é possível fazer um marketing capaz de atrair a atenção dos pacientes para o seu site, blog ou redes sociais. Veja a seguir algumas dicas de como divulgar sua clínica!

Dê dicas de saúde

Utilize o marketing de conteúdo para produzir informações úteis e relevantes para os pacientes. Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.

Entretanto, é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. O adequado é que o profissional avalie os pacientes presencialmente para ter um diagnóstico real e mais preciso.

Também, fica proibido divulgar dados que alarmem a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.

Divulgue ações promocionais

Aproveite os canais de comunicação online como sites, blogs, redes sociais e campanhas pagas para divulgar as especialidades e tratamentos ofertados. Contudo, cuidado para não anunciar especializações que não possui, nem ter o nome envolvido em propaganda enganosa.

Além disso, fica proibido anunciar aparelhagem como um diferencial, usar imagem de celebridades, se intitular o melhor, garantir resultados e exibir fotos de pacientes — mesmo com a autorização da pessoa. A divulgação dos preços pode ser feita apenas diretamente com o paciente. Então, facilite o contato com a empresa e disponibilize multicanais de comunicação.

Estreite o relacionamento com os pacientes

Para criar uma boa experiência para os pacientes utilize a tecnologia. Disponibilize uma agenda online em seu site, para facilitar a marcação de consultas e exames. Automatize o envio de e-mails, seja para compartilhar informações ou lembretes de consultas e retornos. Não se esqueça de otimizar as suas páginas para que possam ser facilmente acessadas em qualquer dispositivo móvel.

O marketing médico é essencial para qualquer clínica ou consultório, por isso, ao adotar essas estratégias esteja atento às limitações da legislação e siga as normas do CFM.

Ainda tem alguma dúvida? Então, acesse nosso artigo sobre marketing médico: boas práticas para implantar na sua clínica.

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