fbpx

Gestão de funcionários: 6 dicas para fazer um bom gerenciamento

por maislaudo / Há 8 anos

A gestão de funcionários é uma responsabilidade muito grande do gestor de equipes e deve ser feita continuamente para alcançar resultados satisfatórios. A maneira como o líder se comunica com seus colaboradores, a atenção dada aos problemas apresentados, a motivação interna e o reconhecimento são muito importantes para manter sua equipe satisfeita e produtiva. Se você tem dificuldades em fazer um bom gerenciamento de funcionários, esse post é para você. Confira nossas dicas!

1 – Estabeleça metas

As metas servem para nortear os funcionários quanto o seu papel na empresa e em relação ao que ele deve fazer para contribuir para o crescimento da organização.

Para que as metas sejam compatíveis e os resultados sejam satisfatórios, o gestor deve fazer um levantamento dos resultados anteriores da empresa e dos colaboradores, analisar o perfil de cada um e, então, definir os objetivos individuais com base nos pontos fortes dos funcionários.

2 – Aposte nos feedbacks

Não adianta somente estabelecer metas para manter os funcionários motivados. O retorno que o gestor dá à sua equipe quanto seu desempenho e a maneira como é recebido esse feedback são igualmente importantes para o aumento da produtividade e retenção de pessoas.

Dedique um tempo para ser franco com seus funcionários, reconhecer o bom desempenho e dar orientações quando as melhorias são necessárias. Faça com frequência e adapte sua forma de comunicar, cobrar e elogiar a cada pessoa para demonstrar maior proximidade ao funcionário e evitar ruídos da comunicação, pois cada um recebe a mensagem de maneira diferente.

3 – Estimule a participação

Valorize e estimule a participação dos funcionários no processo de decisão, de criação e inovação da empresa. Os colaboradores se sentem valorizados quando a empresa demonstra atenção no que é falado e confia no seu trabalho. Essa atitude do gestor colabora para uma maior integração dos funcionários e cria um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e surgimento de talentos.

4 – Tenha uma boa ferramenta de comunicação

Quando processo de comunicação interna é bem feita, o gestor consegue eliminar os possíveis ruídos causados pela falta de informações, como as fofocas e especulações por exemplo. Existem várias ferramentas de comunicação, mas a empresa deve buscar a que melhor se adequa ao perfil da sua equipe, quais informações serão divulgadas e explorar a tecnologia que possui. Aposte em uma newsletter, mural de informações, tv corporativa, jornal corporativo, reuniões e e-mails para aproximar sua equipe e mantê-la informada quanto aos novos procedimentos, oportunidades, resultados. Aproveite a ferramenta para reconhecer também os funcionários que tiveram um bom desempenho.

5 – Realize pesquisa de clima

A pesquisa de clima permite ao gestor identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados na empresa na visão do funcionário. As pesquisas de clima devem ser realizadas periodicamente (mensal, trimestral, semestral, anual) de acordo com a necessidade percebida para que seja possível alcançar a melhoria contínua e oferecer uma qualidade de vida no trabalho. Quando o ambiente corporativo é saudável e as relações interpessoais acontecem, o funcionário se sente mais motivado, satisfeito e produtivo.

6 – Desenvolva seus funcionários

O desenvolvimento dos funcionários e a descentralização das tarefas permite ao líder ter uma melhor gestão de tempo, se dedicar a questões mais importantes para o alcance das metas e realizar um melhor acompanhamento dos colaboradores. Quando a equipe tem mais segurança para realizar o trabalho, a confiança do gestor e a oportunidade de se desenvolver, a organização passa a contar com pessoas mais capacitadas para exercer suas funções e capazes de apresentarem resultados melhores.

A escolha da ferramenta mais adequada vai de acordo com as dificuldades encontradas de cada gestor. Para ter sucesso em suas ações, busque conhecer bem sua equipe e manter um relacionamento saudável com seus colaboradores.

O que você achou das nossas dicas de gestão de funcionários? Deixe um comentário abaixo nos contando suas dúvidas e nos dando sugestões de artigos a serem desenvolvidos de acordo com suas dificuldades.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Gestão da qualidade: 5 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

A gestão da qualidade consiste em todo o processo realizado para garantir a melhor experiência do cliente, com relação aos produtos/serviços oferecidos e ao atendimento prestado. Pensando na necessidade de qualificar o seu atendimento, enumeramos a seguir 5 dicas para que sua clínica ofereça um atendimento diferenciado. 1- Capacite sua equipe Colaboradores que estejam seguros […]
LEIA MAIS

2 comentários em “Gestão de funcionários: 6 dicas para fazer um bom gerenciamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *