Como estabelecer uma cultura organizacional na clínica?
Em plena era da informação e da internet, quando engajamento e participação são estimuladas a todo instante, é fundamental investir na construção de uma cultura organizacional na clínica.
Os modelos de negócio são cada vez mais dinâmicos e o capital humano está em alta, portanto, para se destacar no mercado, é preciso contar com uma equipe envolvida e colaborativa que represente, de verdade, a identidade de sua clínica, com todos os seus valores, símbolos e crenças.
Neste post, elaboramos um passo a passo para você estabelecer uma cultura organizacional em sua clínica. Acompanhe!
O que é cultura organizacional?
Trata-se de um conceito que envolve a rotina, comportamento, mentalidade e identidade de uma empresa. A cultura organizacional consiste de hábitos, práticas, normas e padrões que norteiam as ações dos funcionários e as interações entre eles, bem como permitem que se sintam parte da organização.
Qual a importância para uma clínica?
Diante da competitividade do mercado, uma clínica com cultura organizacional bem arraigada apresenta diferenciais, como uma identidade fortalecida e uma marca sólida.
Entretanto, os benefícios da cultura organizacional na clínica vão além. São eles:
Engajamento
Funcionários que se identificam com a missão e visão da clínica se tornam mais participativos. Uma cultura organizacional agregadora promove motivação além do salário e dos benefícios.
Satisfação dos colaboradores
A sensação de pertencimento à instituição, reconhecimento e orgulho da qualidade dos serviços prestados, além do crescimento pessoal e profissional e admiração pela equipe e superiores, estão entre os principais fatores relatados por profissionais da área de saúde.
Produtividade
Colaboradores felizes e motivados são, sem dúvida, muito mais produtivos. Além disso, uma cultura organizacional efetiva envolve uma comunicação clara e transparente, o que torna os processos de trabalho mais organizados e eficientes.
Retenção
Uma das maiores razões da busca por recolocação profissional é a insatisfação com o ambiente de trabalho. Funcionários que se identificam com os valores da empresa e estão realizados com o trabalho que executam tendem a permanecer mais tempo na clínica, aumentando a retenção de talentos e possibilitando o aprimoramento da equipe.
Como implementar uma cultura organizacional na clínica?
Assim como qualquer processo que envolva toda a organização, a implementação de uma cultura organizacional envolve diversas etapas, no sentido de englobar todos os setores da empresa.
São elas:
Diagnóstico inicial
Nesse ponto, cabe à liderança da clínica mapear todas as informações que descrevam o cenário atual, tais como: estilo de gestão, planejamento estratégico, modelo de liderança, plano de cargos e salários, clima organizacional, códigos de conduta, entre outras.
Para montar esse panorama, é importante colher a opinião de todos os funcionários, o que pode ser feito por meio de grupos focais, questionários ou entrevistas.
Missão, Visão e Valores
A partir do diagnóstico inicial, é hora de definir, ou revisar, a missão, visão e os valores da clínica.
Assim como em qualquer negócio, a missão de uma clínica deve explicitar o que a empresa faz. A visão define onde a empresa quer chegar em um determinado período de tempo, e os valores são os princípios e ideias que guiam a tomada de decisão.
Esses serão os pilares da cultura organizacional, sendo os valores os seus condutores, influenciando, inclusive, as relações com pacientes e fornecedores.
Diretrizes da cultura da empresa
Uma das bases de sucesso de uma cultura organizacional é a transparência e clareza na comunicação com os colaboradores. Afinal, eles serão os responsáveis por vivenciar a cultura na prática e propagar seus princípios e valores.
Um documento, tal qual um Manual de Conduta ou de Boas Práticas pode ser criado, documentando as diretrizes, bem como as orientações para o dia a dia, uma vez que essas práticas definem a cultura adotada, tais como:
- códigos de vestimenta;
- política de horários, turnos, atrasos, banco de horas, plantões etc;
- rituais comemorativos: resultados alcançados, aniversariantes do mês entre outros;
- normas da ética médica.
Uma cultura organizacional na clínica é capaz de promover um ambiente harmônico e uma equipe engajada, refletindo diretamente na percepção que os pacientes têm da empresa e nos índices de satisfação dos clientes.
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg