fbpx

Gestão de tempo: gerencie o dia a dia de sua clínica com eficiência

por maislaudo / Há 8 anos

A gestão de tempo é um fator chave para o bom funcionamento e também para o sucesso de uma clínica médica. É por esse motivo que os proprietários ou colaboradores desse tipo de estabelecimento precisam estar sempre atentos às ações que podem ser tomadas para melhorar a rotina, tornando-a mais leve e otimizada.

No post de hoje, elencaremos 5 atitudes que você deve fazer para conseguir gerenciar o tempo em sua clínica com maestria.

Utilize softwares a aplicativos

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existe uma infinidade de softwares e aplicativos de gestão que podem ajudá-lo a ter um dia a dia mais eficiente na sua clínica. Desde o WhatsApp, que ajuda na troca de mensagens de forma rápida, do Dropbox que permite o armazenamento de arquivos em nuvem, até grandes softwares para gestão e controle de estoque, todos eles auxiliam para que as atividades sejam feitas rapidamente.

Há aplicativos gratuitos como pagos, e você deve optar pela opção que traga maiores vantagens para a clínica naquele momento. Por isso, é recomendado criar um planejamento antes de tomar qualquer decisão.

Organize processos e fluxos de tarefas

É muito comum que, no anseio de realizar logo alguma tarefa, as pessoas acabem fazendo aquilo que não é da sua competência ou esquecem de terminar.

Por esse motivo, sugere-se a criação de uma espécie de organograma com todas as funções, processos e fluxos de tarefas para manter tudo organizado. Dessa forma, cada um saberá até onde vão suas responsabilidades e onde inicia a do outro. Não só isso, mas a partir do momento em que há organização, cada um poderá concentrar-se em suas tarefas, otimizando o tempo.

Descentralize algumas tarefas

Você pode até ser o gestor da clínica, mas isso não significa que você precise ser o responsável por dar a última palavra em qualquer ação que for realizada no estabelecimento.

Estar cercado de pessoas de confiança e bem qualificadas, dando-as liberdade para a tomada de pequenas decisões, fará com que você fique menos sobrecarregado com tantas tarefas operacionais ao descentralizá-las, tendo assim mais tempo para pensar de uma forma mais estratégica.

Mantenha o foco nas prioridades para melhorar a gestão de tempo

É claro que todas as tarefas da sua clínica são importantes, mas é normal que uma ou outra sejam mais urgentes em um determinado momento. Por isso, manter o foco naquilo que é prioridade leva a uma gestão de tempo mais eficiente.

Terceirize algumas obrigações

Desde a segurança e limpeza, até os laudos dos pacientes, muitas tarefas na clínica podem ser terceirizadas. Além de economizar na contratação de pessoal, a terceirização permite que você se dedique mais aos aspectos administrativos da clínica.

As empresas que prestam esses serviços geralmente possuem em seu quadro, profissionais qualificados e preparados para a realização dos serviços que estão se dispondo a prestar, otimizando os processos.

Gostou das nossas ideias de ações para otimizar a gestão de tempo na sua clínica? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também ganharem tempo em suas rotinas.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como investir em tecnologia na saúde para sua clínica?

A tecnologia da informação implantada nas clínicas de medicina ocupacional deve ser sempre considerada como um investimento. Isto porque algumas tecnologias utilizada nos serviços de saúde podem atrair novos clientes e favorecer o crescimento da empresa. Porém, essa implantação deve ser pensada de forma estratégia para não comprometer o fluxo de caixa já existente. A tecnologia na saúde […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *