fbpx

Laudo de acuidade visual a distância: como funciona e seus benefícios

por maislaudo / Há 1 mês
laudo de acuidade visual

O teste de acuidade visual é um dos exames ocupacionais complementares mais comuns e de grande importância para a medicina do trabalho. Por isso, muitas instituições têm dificuldade em atender a esta demanda com qualidade e prontidão adequadas. Neste caso, a solução é optar pelo laudo de acuidade visual à distância. 

A terceirização do serviço de laudo médico agrega uma série de benefícios para a gestão em saúde, como o aumento da produtividade, redução de custos e a otimização no atendimento médico. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como funciona a emissão de laudo de acuidade visual a distância e conheça também quais são os principais benefícios do serviço.

O que é teste de acuidade visual? 

A acuidade visual é o exame que avalia a qualidade da visão de um indivíduo, ou seja, sua capacidade de distinguir contornos e formas. 

Acuidade significa ter uma grande capacidade de percepção. Portanto, no que se refere à visão, é avaliado a capacidade funcional de uma pessoa conseguir enxergar as coisas com maior nitidez. 

O teste é muito utilizado na medicina do trabalho, em exames admissionais e periódicos, de modo a avaliar se o trabalhador conta com algum déficit de visão que pode representar um risco no exercício de sua função. 

Afinal, uma baixa acuidade visual pode resultar em perda da visão das cores, baixa visão periférica e até perda da habilidade do olho de se ajustar à luz, contraste ou brilho. 

Como é feito o teste de acuidade visual? 

O exame pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. Ela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará sua acuidade visual.

A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância seria de 20 pés (seis metros). Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

Quando o profissional detecta uma função mais baixa da visão, o teste pode ser seguido por outros mais completos, como o Potencial de Acuidade Macular (PAM), feito a laser.

Laudo de acuidade visual

O laudo de acuidade visual é o documento que deve ser elaborado pelo especialista, neste caso, um oftalmologista. Neste, deve constar o parecer diagnóstico obtido através do exame. 

Portanto, é este documento que indicará se há alguma alteração na visão do indivíduo. Apenas o exame não é suficiente para que seja definido um diagnóstico, por isso, a avaliação especializada é de suma importância para interpretação e conclusão do caso médico. 

Como funciona o serviço de emissão de laudo à distância? 

O serviço de laudo à distância é uma funcionalidade da telemedicina, conceito que diz respeito à utilização de tecnologias de informação e comunicação em prol da rotina médica. Neste caso, o serviço chega para otimizar a realização de um exame de grande demanda em clínicas de saúde ocupacional. 

O teste de acuidade visual deve ser realizado normalmente por um técnico ou enfermeiro em sua clínica. A diferença é que os resultados obtidos no exame devem ser encaminhados para uma empresa de telemedicina. 

A Mais Laudo é uma dessas empresas que oferecem o serviço de laudo de acuidade visual a distância. Sendo assim, quando os resultados do teste forem anexados em nossa plataforma, eles serão direcionados para um de nossos oftalmologistas. 

O profissional fará a interpretação do exame e disponibilizará o resultado do laudo oftalmológico com acuidade visual novamente na plataforma em até 24 horas. Em casos de urgência, é possível receber o resultado em até uma hora. 

Benefícios do laudo de acuidade visual à distância

  • Mais qualidade nos laudos de acuidade visual: Acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
  • Aumento da produtividade: Simplificação do dia a dia do oftalmologista, optometrista, técnico em óptica ou um enfermeiro. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos;
  • Agilidade na entrega dos resultados: Liberação de laudos de acuidade visual em até 24h. Em casos de urgência o resultado pode ser liberado em menos de uma hora;
  • Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
  • Redução de custos: Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação da acuidade visual. 
  • Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por 5 anos.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *