fbpx

Aprenda a escolher um aparelho de acuidade visual para seu consultório ou clínica

por eDialog / Há 12 meses
aparelho de acuidade visual

Escolher o aparelho de acuidade visual adequado para o seu consultório ou clínica é uma tarefa crucial para garantir exames oftalmológicos precisos e eficientes. 

Neste artigo, falamos sobre os principais pontos a considerar ao escolher um aparelho, desde a compreensão dos diferentes tipos disponíveis, até a consideração de suas necessidades específicas. 

Compreender estes aspectos ​​pode auxiliar na escolha de um aparelho que facilite diagnósticos precisos e melhore a experiência do paciente. Continue lendo e veja como tomar uma decisão bem fundamentada.

O que é um aparelho de acuidade visual?

O aparelho de acuidade visual é usado para analisar o quanto alguém é capaz de distinguir o contorno e a forma das coisas. É importante para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

Acuidade significa ter uma grande capacidade de percepção. No que se refere à visão, representa o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos.

Assim, o teste de acuidade visual é o exame mais elementar para se checar a capacidade funcional da vista de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente.

Quando detecta uma função mais baixa da visão, o exame deve ser seguido por outros mais complexos. Estes, por sua vez, determinarão a origem do problema e como corrigi-lo. Porém, na maioria das vezes, o uso de óculos já é suficiente para corrigir as alterações.

Quem pode fazer o exame de acuidade visual?

O exame pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. 

Principais tipos de aparelhos para teste de acuidade visual

No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. Ela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a acuidade visual.

A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância seria de 20 pés (seis metros). Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

Também podem ser usados equipamentos especiais e mais modernos, como o Potencial de Acuidade Macular (PAM), feito a laser. Eles têm características e recomendações diferentes, como será destacado a seguir.

Leia também: Exame de retorno ao trabalho: o que é, como é feito e quando é necessário

Quando utilizar a tabela e o aparelho de laser no teste de acuidade visual? 

Em geral, o tipo de teste de acuidade visual usado depende da idade do paciente, da habilidade de compreensão, do tipo de informação que se deseja obter e das condições específicas de saúde visual que podem estar presentes.

Veja quando utilizar a tabela e o equipamento a laser.

Tabela de Acuidade Visual:

A tabela de acuidade visual, como a tabela de Snellen ou LogMAR, é uma forma simplificada de conferir a acuidade visual de pessoas que até então não apresentaram nenhuma anomalia. Assim, é bem prática e fácil de ser instalada.

É utilizada principalmente nos seguintes casos:

  • Rotina de exames oftalmológicos: As tabelas de acuidade visual são usadas como parte de um exame ocular de rotina para avaliar a visão de uma pessoa;
  • Avaliações em crianças: Tabelas como a de Lea Symbols ou a HOTV são projetadas especificamente para crianças que ainda não sabem ler;
  • Triagem de visão: A tabela de acuidade visual também pode ser usada para triagem de visão em ambientes como escolas ou departamentos de saúde do trabalho.

Teste de acuidade visual com o laser

São exames mais precisos e geralmente são utilizados em casos mais complexos, como:

  • Pessoas diagnosticadas com doenças oculares;
  • Traumas e acidentes recentes no olho;
  • Pré e pós-cirurgias oculares;
  • Presença de catarata.

O que analisar ao escolher um aparelho de acuidade visual?

Veja algumas dicas abaixo que podem ajudar você a fazer a escolha certa para sua instituição de saúde: 

Necessidade dos pacientes

Existem várias opções de aparelhos de acuidade visual, como a escala de Snellen, o gráfico de LogMAR e os aparelhos digitais. A escolha do tipo certo depende do tipo de paciente que você atende e dos resultados que você precisa obter.

Flexibilidade

Alguns aparelhos, especialmente os digitais, oferecem maior flexibilidade em termos de mudança de tamanho e tipo de letra, alternância entre gráficos diferentes, e ajuste da iluminação. Se a sua clínica atende uma grande variedade de pacientes, este é um ponto importante a ser avaliado. 

Custo

Os preços dos aparelhos de acuidade visual podem variar significativamente. Embora os aparelhos mais caros possam oferecer mais recursos, é importante considerar se você realmente precisa desses recursos e se eles valem o custo extra.

Recursos especiais

Alguns aparelhos vêm com recursos especiais, como a capacidade de realizar rotinas de teste totalmente personalizáveis e a gestão automatizada de dados. Considere se esses recursos seriam úteis para sua clínica.

Suporte e garantia

Verifique o tipo de suporte e garantia oferecidos pelo fabricante. Isso pode ser útil no caso de problemas técnicos ou se o aparelho precisar de reparos.

Como emitir laudo de acuidade visual a distância?

Graças à telemedicina, o teste de acuidade visual pode ser realizado por técnicos e enfermeiros de qualquer clínica ou consultório e ser enviado de forma online para oftalmologistas realizarem o laudo com o resultado do exame. Isso acontece da seguinte maneira na Mais Laudo:

  • Passo 1: Realize a Acuidade Visual em sua clínica e salve-a em arquivo;
  • Passo 2: Encaminhe o resultado do exame para nossa plataforma online;
  • Passo 3: Um de nossos oftalmologistas ficará responsável por analisar o exame de acuidade visual e elaborar o laudo médico;
  • Passo 4: O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Faça um teste gratuito em nossa plataforma e comprove os benefícios do serviço.

Leia este texto e descubra por que você precisa de laudo a distância

Banner para teste grátis na Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *