fbpx

Home care: como funciona e qual a sua relação com a telemedicina

por maislaudo / Há 4 anos
Home care: como funciona e qual a sua relação com a telemedicina

O serviço home care é uma modalidade de assistência que cresce cada vez mais na área da saúde. O mesmo representa benefícios tanto para os pacientes quanto para as instituições médicas.

  • Mas você sabe o que é home care?
  • Quais são as exigências para este tipo de tratamento?
  • Como a Telemedicina beneficia o home care?

Continue a leitura e esclareça suas dúvidas a respeito do serviço de home care na área da saúde.

O que é home care? 

Esse tipo de tratamento significa cuidado em casa. É quando o profissional da saúde indica ou libera o paciente para continuar o seu tratamento médico em sua residência. 

O objetivo é, principalmente, oferecer ao paciente mais conforto durante o tratamento. Permitindo, portanto, que toda a assistência médica seja realizada em sua própria casa. 

Logo, para que possa ser viabilizado um tratamento home care é fundamental que haja um suporte especializado.

Ou seja, o paciente deverá ainda receber visitas regularmente de profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas. Além de contar com uma estrutura ambulatorial à sua disposição. 

Normas regulamentadoras

A resolução n° 1.668/2003 do Conselho Federal de Medicina regulamenta o exercício do home care na área da saúde. 

O documento elenca as normas técnicas necessárias à assistência domiciliar do paciente, além de definir as responsabilidades do médico, hospital e de empresas públicas e privadas envolvidas no tratamento. 

Fizemos uma lista com as principais normas regulamentadoras do serviço de home care. São elas: 

  • As empresas, hospitalares ou não, responsáveis pela assistência a paciente internado em regime domiciliar devem ter hospital de retaguarda que garanta a reinternação nos casos de intercorrência de alguma condição que impeça a continuidade do tratamento domiciliar;
  • As empresas ou hospitais que prestam assistência em regime de internação domiciliar devem manter um médico de plantão nas 24 horas, para atendimento às eventuais intercorrências clínicas;
  • As equipes multidisciplinares de assistência a pacientes internados em regime domiciliar devem dispor, sob a forma de contrato ou de terceirização, de profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição e Psicologia;
  • A assistência domiciliar somente será realizada após avaliação médica, registrada em prontuário específico.

Exigências para o funcionamento do serviço de home care 

O principal motivo que leva o médico a indicar este tipo de tratamento é para que haja uma maior comodidade para o paciente. Como se dará essa assistência de casa vai depender muito do quadro clínico deste paciente. 

O mesmo pode necessitar apenas de consultas em casa ou somente da realização de exames. Enfim, existem níveis dentro do tratamento home care. 

Logo, os níveis de exigências para que haja uma boa assistência vai depender de caso para a caso. Entretanto o CFM elenca as condições mínimas para o exercício do home care, são elas: 

  • Ambulância para remoção do paciente, equipada à sua condição clínica;
  • Todos os recursos de diagnóstico, tratamento, cuidados especiais, materiais e medicamentos necessários;
  • Cuidados especializados necessários ao paciente internado;
  • Serviço de urgência próprio ou contratado, plantão de 24 horas e garantia de retaguarda.

Benefícios do tratamento home care 

Esta modalidade de tratamento tem ganhado cada vez mais espaço dentro da área da saúde em todo o mundo. Além de representar mais comodidade para os pacientes em seu tratamento, significa também uma série de benefícios para os profissionais e instituições médicas. 

Listamos alguns dos principais benefícios do serviço de home care: 

  • Garante mais conforto e humanização no cuidado do paciente
  • Redução de custos assistenciais, no que diz respeito à utilização da infra-estrutura hospitalar. 
  • A família pode ficar mais envolvida no tratamento, o que pode beneficiar para uma recuperação mais ágil. 
  • Estreitamento da relação médico-paciente, assim como a dos profissionais envolvidos no tratamento com toda a família do paciente. 

Relação com a telemedicina 

A telemedicina é uma solução muito buscada para atender a demanda de laudos de exames de pacientes em tratamento home care. 

Os exames podem ser realizados na própria casa, conduzidas por enfermeiros ou técnicos de enfermagem treinados. Entretanto, o exame deve, necessariamente ser interpretado por um médico especialista da área. 

Porém, muitas regiões não contam com profissionais de várias especialidades à disposição para atender esta demanda. Logo, a opção de emitir laudos à distância aparece como a grande solução. 

Dessa forma, os exames podem ser realizados na própria casa do paciente e enviados para a plataforma de empresas de telemedicina, como a Mais Laudo, por exemplo. 

Quando anexados na plataforma, o exame será encaminhado e interpretado por um especialista da área. O resultado do laudo é enviado em até 24 horas. Faça um teste grátis e experimente as funcionalidades da Mais Laudo. 

Banner para teste grátis da Mais Laudo no artigo "Home care: como funciona e qual a sua relação com a telemedicina"

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor

As empresas de telemedicina estão cada vez mais presentes na rotina das instituições de saúde. Elas contribuem de diversas formas para otimizar a gestão médica, proporcionando por exemplo a redução de custos e agilidade no atendimento ao paciente. Mas você sabe exatamente para que servem as empresas de telemedicina? No texto a seguir vamos apresentar […]
LEIA MAIS

Como funciona a telemedicina nos hospitais?

Nos últimos anos, o uso de telemedicina nos hospitais tem sido cada vez mais frequente em todo o mundo. Os recursos, que vão desde os laudos online até as consultas por videoconferência, proporcionam maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento médico.  Por isso, entender e aplicar esses recursos de forma estratégica representa um dos caminhos […]
LEIA MAIS

Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens

A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico. Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *