fbpx

Atendimento ao cliente: a importância de qualificar seus colaboradores

por Leandro Reis / Há 8 anos

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, é necessário buscar alternativas de crescimento interno e agregar diferencias competitivos à organização para sobrevier no mercado e se destacar. Mas de nada adianta investir em processos internos se sua equipe não está preparada para realizar um bom atendimento ao cliente.

Nesse post, você encontrará 5 benefícios da qualificação de seus colaboradores para o crescimento da empresa. Confira!

1 – Aumento da produtividade

Funcionários mais capacitados conseguem desempenhar melhor suas funções e em um tempo reduzido se comparado aos que não possuem um treinamento adequado. O treinamento aumenta a motivação da equipe, que se sente valorizada pela empresa e se engajam mais para atingir os resultados. A capacitação colabora também para diminuir os custos da empresa utilizando melhor os recursos disponíveis, fazendo com que o índice de erros diminua.

2 – Fidelizar o cliente

Clientes se fidelizam a uma marca quando são bem atendidos e se sentem respeitados pela empresa. E a melhor maneira de tornar isso possível, é o investimento nos recursos humanos para estarem preparados para atingir as expectativas dos clientes e proporcionar a eles uma boa experiência. A fidelização favorece a empresa em termos de resultados e também de direcionamento, que saberá melhor a respeito do seu público e surpreender positivamente o cliente.

3 – Diminuição do turnover

Quando os funcionários estão mais preparados para realizar o trabalho, a jornada se torna menos cansativa e o ambiente de trabalho fica mais agradável. O treinamento ajuda também a propagar a cultura da empresa e criar uma identificação nos colaboradores, colaborando para o desenvolvimento interno das pessoas e diminuição da rotatividade, também conhecida como turnover.

4 – Profissionais mais competentes

Os profissionais de uma empresa precisam sempre estar passando por atualizações e capacitações, independente do cargo que ocupa e independente do ramo que a empresa atua. No caso de uma clínica de medicina do trabalho por exemplo, o atendimento ao cliente pode ser melhorado através da atendente que realiza o primeiro atendimento, através de quem programa o exame e organiza os arquivos, por meio dos médicos que realizam o atendimento, pelo funcionário que é responsável por entregar o exame no prazo correto, etc.

5 – Atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Quando bem treinados, os funcionários podem reduzir custos através da qualidade da entrega do produto final, obediência aos prazos estabelecidos, diminui as falhas e reduz o retrabalho, erros esses muito recorrentes em empresas de serviço, como uma clínica de medicina do tralho, exemplo também citado acima. Com os gastos diminuídos, a empresa consegue investir em melhorias internas de procedimentos e equipamentos, e é capaz de oferecer preços mais competitivos em seus serviços ao cliente.

Como vimos, o treinamento é muito importante para a melhoria no atendimento ao cliente. Contudo, fique atento para que os treinamentos realizados sejam realmente o que a empresa precisa no momento, realizando um planejamento e análise dos pontos que precisam ser melhorados nos processos.

Agora que você já leu sobre os benefícios para a empresa em investir no treinamento de seus funcionários, nos siga nas redes sociais para ficar por atualizado sobre o mercado e comece já a desenvolver sua equipe!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Pare agora e descubra como fidelizar seus clientes

Qualquer empreendedor sabe que a chave para seu sucesso depende de obter um bom número de clientes. No começo, um dos maiores obstáculos é conseguir os primeiros clientes, tornar sua marca mais conhecida, fazer com que as pessoas experimentem ao menos uma vez dos seus serviços. Feito isso, um passo ainda mais importante é garantir que […]
LEIA MAIS

5 motivos por que laudo online agiliza o seu atendimento

Chamamos de telemedicina a utilização da informação médica que será enviada de um local a outro por meio de comunicações eletrônicas — sejam por videoconferência, correio eletrônico ou plataformas online. E, cada vez mais, cresce o número de empresas interessadas em usufruir dessa tecnologia e implantar serviços para aperfeiçoar o atendimento ao paciente. Dentre eles […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *