Laudo de ressonância magnética a distância: como funciona?
A demanda de laudo de ressonância magnética é uma das mais altas em clínicas e consultórios médicos, pois ela é capaz de identificar uma série de doenças. Por isso, recursos de telemedicina estão sendo utilizados para otimizar algumas etapas estratégicas na rotina em saúde.
No texto abaixo vamos destacar um serviço que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as instituições de saúde, os laudos online. Com eles, as empresas ganham em produtividade, redução de custo e agilidade no atendimento.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o laudo de ressonância magnética à distância.
Para que serve a ressonância magnética?
A ressonância magnética (RM) é um tipo de exame diagnóstico por imagem. Para isso são usados equipamentos modernos, capazes de gerar imagens de alta definição dos órgãos internos do corpo humano.
O aparelho é capaz de captar a agitação molecular resultante do campo magnético gerado pelo organismo. Esses dados são processados e decodificados por um computador, que gera as imagens.
A partir desse exame é possível criar imagens extremamente detalhadas em diferentes planos de corte (axiais, coronais e oblíquos). Logo, o exame é muito eficiente para gerar diagnósticos mais complexos, uma vez que permite a visualização de diferentes ângulos do corpo humano.
Doenças detectadas pelo exame
- Tumores no cérebro e na glândula pituitária;
- Esclerose múltipla;
- Infecções no cérebro e na medula espinhal;
- Tendinites e infecções nas articulações;
- Massas nos tecidos de diversas partes do corpo;
- Lesões e ligamentos rompidos nas articulações;
- Cistos, tumores e hérnias na coluna;
- Derrames cerebrais, ainda que bem no início.
Como preparar o paciente para o exame?
A ressonância magnética é um exame rápido e indolor, de cerca de 15 minutos. O único preparo é, de fato, retirar qualquer objeto metálico do corpo. Funciona da seguinte maneira:
- O técnico coloca o paciente (vestindo apenas um avental) na máquina, que se parece com um enorme tubo, e inicia o exame na parte do corpo de interesse;
- O paciente deve permanecer totalmente imóvel;
- Com a ajuda de um microfone, o técnico ou o médico pode ajudar o paciente a se sentir melhor e orientá-lo a ficar na posição recomendada.
- O resultado da ressonância magnética fica pronto em, no máximo, 3 a 7 dias (sem apoio da Mais Laudo).
Entenda como funciona a emissão de laudos de ressonância magnética à distância
Após a realização do exame, as imagens devem ser analisadas por um especialista que dará o seu parecer sobre o quadro clínico do paciente.
No entanto, muitas clínicas não contam com capital humano suficiente para realizar análises que suprem a alta demanda de exames.
Por se tratar de um exame importante para detecção de uma série de doenças e agilidade ser vital para melhorar as chances de cura do paciente, muitas clínicas buscam soluções para otimizar esse processo. Nesse caso, a solução é recorrer ao serviço de laudo à distância.
Funciona da seguinte maneira: a ressonância magnética deve ser realizada normalmente na clínica. Os arquivos do exame devem ser salvos em um arquivo e encaminhados para o sistema online de uma empresa de telemedicina, como a Mais Laudo.
Em seguida, as imagens serão encaminhadas para um especialista, que analisará os resultados para então dar o seu parecer e produzir o laudo médico.
Na Mais Laudo, o laudo fica disponível para impressão em até 24 horas. Em casos de urgência, esse período pode cair para menos de uma hora.
Faça um teste gratuito em nossa plataforma e comprove a eficiência dos laudos à distância de ressonância magnética.
Leia também:
Ressonância com contraste: o que é e como é realizado o exame?
Tomografia x ressonância: afinal, como saber qual é melhor?
Vantagens do serviço de laudo de ressonância magnética à distância
- Mais qualidade nos laudos de ressonância: Acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
- Aumento da produtividade: Simplificação do dia a dia na clínica médica. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos;
- Agilidade na entrega dos resultados: Liberação de laudos em até 24h. Em casos de urgência o resultado pode ser liberado em menos de uma hora;
- Escalabilidade: o prazo da Mais Laudo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
- Redução de custos: Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação dos exames de ressonância magnética;
- Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por 5 anos.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg