Recepção de clínica médica: dicas para melhorar a experiência do paciente
A recepção de clínica médica deve ser pensada de forma estratégica, de modo que possibilite uma experiência diferenciada para o paciente. Afinal, esse é o primeiro contato que as pessoas terão com o seu consultório.
E, como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, portanto, você precisa ter cuidado para criar um ambiente agradável para seus pacientes.
Vamos ajudá-lo nessa tarefa. Listamos algumas dicas básicas que podem ser colocadas em prática na recepção de clínica médica para melhorar a experiência dos pacientes. Confira a seguir!
Dicas de como montar a recepção de clínica médica
A recepção é uma das etapas que demandam maior atenção durante a montagem de um consultório médico. O ambiente precisa ser acolhedor, funcional e principalmente, focado em um atendimento humanizado.
É importante que instituições de saúde criem uma atmosfera acolhedora para os pacientes. Afinal, as pessoas que estão ali muitas vezes estão fragilizadas, passando por um momento difícil.
Portanto, tanto o atendimento quanto o ambiente da clínica em si, devem ser pensados de forma a tornar este momento o mais acolhedor possível para os pacientes.
Confira então algumas dicas que devem ser levadas em consideração durante a montagem da recepção de clínica médica.
Foco no atendimento humanizado
O atendimento humanizado deve ser, com certeza, o ponto de maior atenção na sua clínica ou consultório médico. Sem um atendimento de qualidade, de nada vai adiantar você montar a melhor recepção do mundo.
O atendimento ao qual estamos nos referindo aqui vai além da parte técnica que envolve uma consulta médica. Estamos falando sobre a humanização do tratamento ao paciente.
É o cuidado especial com cada um, o olho no olho, um ouvir atento. Ou seja, é o estabelecimento de uma relação menos mecânica e mais humana.
E esse cuidado com o atendimento deve partir de todo a equipe, tanto recepcionistas, médicos, técnicos, gestores, etc.
Estrutura da recepção de clínica médica
A escolha e disposição dos móveis no ambiente também devem ser estratégicos. É preciso criar um ambiente agradável e funcional no local em que os pacientes aguardam o atendimento.
Os móveis devem ser confortáveis e suficientes para acomodar o fluxo de pacientes que sua clínica costuma receber. É importante também que eles sejam dispostos de modo que não atrapalhe a movimentação na clínica.
Elencamos algumas dicas que podem ser seguidas na recepção de clínica quanto a disposição dos móveis. Olha só:
- Não deixe nunca o paciente de costas para a entrada da clínica.
- Não concentre as cadeiras/sofás em um só lugar: faça a distribuição por toda a recepção.
- Lembre-se também de planejar espaços para pacientes/acompanhantes com necessidades especiais.
Decoração da recepção de clínica
A decoração de um ambiente influencia diretamente no bem-estar das pessoas. O estilo da decoração pode despertar diversas sensações dependendo do modo como é planejado.
Por exemplo, as cores influenciam no nosso estado emocional e transformam visualmente o ambiente. Elas são capazes de estimular, animar, tranquilizar, enfim, há todo um estudo por trás das cores que são escolhidas para compor um cômodo.
No caso de clínicas médicas, como já dissemos, o mais importante é criar um ambiente em que os pacientes possam se sentir à vontade. E neste caso, o mais indicado são as cores neutras, como o branco, azul e os chamados tons pastéis.
Fizemos uma lista com algumas dicas para a decoração da recepção de clínica:
- Aposte em flores e plantas: elas ajudam a humanizar o ambiente.
- Você pode usar cores vibrantes em pontos estratégicos, como em quadros, almofadas, por exemplo. Isso vai ajudar a trazer mais personalidade para seu consultório.
- É interessante usar itens decorativos que remetem à sua especialidade.
- Use bastante da iluminação natural quando possível. Para a luz artificial, indicamos utilizar a iluminação indireta, que vai ajudar a criar um ambiente tranquilo e confortável.
Use a tecnologia a seu favor
O trabalho da recepcionista geralmente é muito conturbado. São muitas tarefas que precisam ser cumpridas, entre atendimento, agendamento de consultas, conversa com fornecedores, etc.
Logo, a tecnologia pode ser usada para otimizar tais procedimentos. Sua clínica pode investir, por exemplo, em uma agenda digital. Um espaço online em que as informações dos pacientes podem ser acessadas de qualquer lugar e por qualquer pessoa que esteja com acesso à tabela.
Outra forma de informatizar os processos da recepção de clínica é com as prescrições e prontuários eletrônicos. Este tipo de software vai contribuir para otimizar a rotina na sua clínica e diminuir certas burocracias.
Veja aqui algumas dicas de como escolher o prontuário eletrônico ideal.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg