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Médicos no TikTok: vale a pena utilizar a rede na sua estratégia online?

por maislaudo / Há 2 anos
médicos no Tiktok

A popularidade de perfis médicos no Tiktok tem sido cada vez maior. A rede social permite a criação de conteúdos informativos e dinâmicos sobre a área da saúde que geram um grande interesse, principalmente entre os jovens. 

Mas afinal, investir na produção de conteúdo para essa plataforma é uma boa estratégia para o seu negócio? Vamos te ajudar a decidir.

No texto abaixo falamos um pouco sobre o uso do Tiktok na área da saúde e apresentamos algumas dicas de conteúdos interessantes. Continue a leitura e fique por dentro! 

Tiktok para a área da saúde: quando usar? 

Criado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o Tiktok permite a criação de vídeos rápidos, com possibilidade de edição intuitiva, em que é possível incluir efeitos, sons e músicas diversas. 

A rede social virou febre durante a pandemia e tornou-se o aplicativo mais baixado em 2020, no Brasil e no mundo, de acordo com dados da consultoria GlobalWebIndex. 

Já são mais de 2 bilhões de usuários cadastrados, sendo cerca de 1 bilhão ativos todos os meses, segundo a ByteDance. 

A popularização da rede social atraiu produtores de conteúdo de várias áreas, entre elas a da saúde. Médicos e demais profissionais do setor passaram a criar conteúdos informativos e interativos úteis para a população. 

Exemplos de médicos no Tiktok

Um exemplo é o perfil de Niwandson Barbosa, estudante de medicina que possui cerca de 2M de seguidores e conta com uma média de 24,16M de visualizações por vídeo. Em seu perfil, Niwandson responde a dúvidas comuns do público, como por exemplo, quais são os motivos para a orelha ficar vermelha e quente e quando a mulher deve procurar um ginecologista pela primeira vez. 

Outro perfil popular de médicos no Tiktok é o da ginecologista Danielle Jones (@mamadoctorjones). Ela utiliza a plataforma para responder a mitos e verdades sobre sexo, além de divulgar informações úteis sobre métodos contraceptivos, entre outros temas de interesse de sua especialidade. 

Leia também: Youtube para médicos: como se destacar na rede?

Instagram para médicos e clínicas: dicas para se destacar na rede social

Restrições para uso de redes sociais

Antes de iniciar qualquer estratégia de conteúdo médico no TikTok, é preciso tomar conhecimento a respeito dos limites de publicidade nas redes sociais. 

A categoria médica deve seguir as orientações descritas na Resolução CFM 1974/11, de modo a impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. 

No documento, conhecido como Manual de Publicidade Médica, constam as limitações para o marketing voltado para as clínicas e consultórios. Essas regras servem para dar mais credibilidade e idoneidade ao profissional e também mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.

Veja abaixo algumas das proibições mais importantes: 

  • Exposição de pacientes como forma de divulgação de método ou técnica;
  • Divulgação de imagens de “antes e depois” de procedimentos;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • Divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;
  • Publicação nas mídias sociais de autorretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal;
  • Anunciar a utilização de técnicas exclusivas.

Veja nesse texto mais informações sobre os limites da publicidade médica

Dicas de conteúdos para médicos no TikTok

A popularização do TikTok nos últimos anos chamou a atenção de influenciadores e marcas que viram na plataforma uma oportunidade de divulgar seus conteúdos. Contudo, por apresentar características muito singulares, é comum haver dúvidas quanto à viabilidade/eficiência na divulgação de certos temas, como sobre saúde, por exemplo. 

Como apresentado acima, é possível criar conteúdos na rede social com temática voltada para a área da saúde. Porém, é importante ser estratégico no tipo de conteúdo veiculado. 

Listamos abaixo algumas dicas que consideramos úteis para quem deseja iniciar uma estratégia no TikTok. Veja!

Dê dicas de saúde

A melhor forma de utilizar as redes sociais é com a divulgação de informações úteis e relevantes para os pacientes. 

No TikTok você pode gravar vídeos simples e rápidos para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.

Busque responder às dúvidas mais comuns sobre a sua especialidade e lembre-se sempre de manter um caráter estritamente educativo, sem que haja teor sensacionalista e de autopromoção.

Utilize os recursos disponíveis

A edição de vídeos no TikTok é extremamente intuitiva, logo, vale utilizar a criatividade na hora de produzir os vídeos. Busque diversificar seus conteúdos para manter as informações interessantes e dinâmicas. 

Você pode, por exemplo, gravar vídeos em que você apareça apontando uma série de dicas, como sobre práticas de primeiros socorros. Vídeos apenas com textos, objetos e narração também são populares na ferramenta. 

Indicamos que você fique de olho nos recursos mais utilizados na rede social e busque adaptá-los para a realidade do seu negócio. 

Atenção com o teor dos conteúdos

O TikTok é uma rede social dominada por jovens, logo, seu conteúdo é muito divertido, sendo conhecido principalmente pelas famosas “dancinhas”. Por isso, é preciso ter muito cuidado com o teor das informações produzidas. 

Isso não significa que o profissional da saúde não pode divulgar informações de forma divertida. Mas, é importante adequar essa produção de acordo com a seriedade que o assunto pede. 

 

E aí, gostou das dicas? Criar conteúdo médico no TikTok é mais uma possibilidade de estabelecer autoridade no mundo digital, uma estratégia fundamental para ser mais competitivo nos dias de hoje. 

Fale com nossos consultores e saiba mais sobre as possibilidades de unir tecnologia e saúde em seu consultório médico. 

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