fbpx

Laudo neurológico: entenda o que é e quais são as vantagens da emissão à distância

por maislaudo / Há 9 meses
laudo neurológico

A elaboração de um laudo neurológico é uma das maiores demandas de clínicas e consultórios médicos. O mesmo tem objetivo de diagnosticar possíveis alterações no sistema nervoso central, distúrbios e doenças cerebrais. 

No texto a seguir vamos trazer as principais informações que você precisa saber sobre a elaboração deste laudo:

  • O que é um laudo neurológico?
  • Para que serve o documento?
  • Como é o processo de elaboração do laudo
  • Vantagens de emissão de laudos à distância

Continue a leitura e descubra! 

O que é um laudo neurológico? 

Como dissemos acima o laudo neurológico tem como principal objetivo a apresentação de um diagnóstico de possíveis alterações no sistema nervoso. 

Para que isso seja possível deve ser solicitado algum tipo de exame neurológico. Dentre os mais comuns estão o Eletroencefalograma (EEG), a tomografia e a ressonância magnética.

É importante que se entenda que, os exames por si só não são capazes de indicar um diagnóstico. Os resultados obtidos durante esses procedimentos devem ainda passar por uma avaliação médica especializada, para que seja feita a interpretação e então apresentado o parecer final. 

Este parecer final deve ser elaborado, necessariamente por um médico especialista da área, que neste caso é o neurologista. Este documento é, portanto, o que conhecemos como laudo neurológico. 

Como é elaborado o laudo neurológico? 

O laudo neurológico vai confirmar ou descartar a suspeita de doenças do sistema nervoso. Podem ser identificados doenças/condições como AVC, aneurisma cerebral, tumores, etc. 

O exame deve ser realizado por um profissional capacitado, geralmente um técnico de enfermagem. Após o término do procedimento as imagens ou gráficos obtidos durante o exame devem ser encaminhados para um neurologista fazer sua análise e interpretação. 

Listamos alguns itens importantes que deve conter em um laudo neurológico, são eles: 

  • Nome do paciente
  • Local onde o exame foi feito
  • Dados do médico solicitante
  • Data do exame
  • Diagnóstico do paciente, com o código internacional da doença (CID-10)
  • Resultados de exames complementares
  • Evolução clínica do quadro
  • Conduta terapêutica: medicações e tratamento utilizados
  • Consequências à saúde do paciente
  • Tempo estimado de repouso para a recuperação do paciente.

Importante ressaltarmos que grande parte das informações citadas acima são mais comuns em laudos médicos clínicos. Já para os laudos ocupacionais não haverá a necessidade da presença de determinadas informações.

Clique aqui e confira dicas de como elaborar um modelo padrão de laudo médico. 

Emissão de laudo neurológico à distância 

A tecnologia representa um avanço para a saúde em diversos sentidos, seja em frentes operacionais ou gerenciais. A possibilidade de emitir laudos à distância é uma das práticas tecnológicas que representa uma otimização na rotina médica

Com a terceirização da elaboração dos laudos médicos, não é mais necessário que as clínicas médicas tenham em sua equipe especialistas para realizarem a interpretação dos exames. 

A prática já ganhou diversos adeptos na área da saúde, que têm se beneficiado do serviço de diversas formas. Podemos listar como os principais benefícios da emissão do laudo neurológico à distância: 

  • Aumento da produtividade
  • Otimização da gestão hospitalar
  • Agilidade no atendimento
  • Laudos emitidos com mais qualidade
  • Redução de custos

Mas você deve estar se perguntando, afinal, como funciona a emissão de laudos à distância? Entenda a seguir!

Como é emitido um laudo à distância? 

É muito simples, sua clínica continuará realizando os exames normalmente. Entretanto, as imagens/gráficos obtidos durante o procedimento deverão ser enviados para alguma empresa de telemedicina

A Mais Laudo é uma dessas empresas que oferece o serviço de terceirização de laudos. Nossa equipe é formada por médicos de diversas especialidades. 

Sendo assim, quando as imagens dos exames são anexadas em nossa plataforma, elas são direcionadas para o profissional daquela especialidade. 

Este por sua vez fará a interpretação do exame e disponibilizará o resultado do laudo neurológico novamente na plataforma em até 24 horas

Faça um teste em nossa plataforma e comprove todas as funcionalidades da emissão de um laudo neurológico à distância. Clique na imagem abaixo e garanta!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecidos como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação. Para quem já conhece este […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *