Consultório online: o que é, benefícios e dicas para implementação
O consultório online é uma funcionalidade cada vez mais comum entre as instituições de saúde. A prática permite um acesso facilitado às informações médicas, auxilia na otimização da gestão hospitalar e qualifica os serviços prestados.
Continue a leitura e descubra o que é um consultório online, quais são os benefícios obtidos nesta modalidade de atuação, e veja também dicas para implementação na sua rotina.
Entenda o que é consultório online
Define-se como consultório online a instituição médica que disponibiliza a maioria de suas informações na internet. Ou seja, nesses casos os pacientes podem fazer consultas e agilizar o atendimento por meio de recursos digitais.
A tecnologia vem revolucionando o modo de se praticar medicina em diversos níveis, sejam eles gerenciais ou assistenciais, e o objetivo é sempre o mesmo, a disseminação mais ampla e qualificada do acesso em saúde.
Portanto, quando nos referimos à consultórios online, estamos falando das instituições que utilizam recursos digitais como forma de ampliar sua atuação.
São algumas das funcionalidades que podem ser disponibilizadas em um consultório online:
- Agendamento de consultas e exames
- Emissão de laudos online
- Acesso aos dados clínicos e histórico médico
- Prescrição de receitas
- Consulta online
Vantagens do consultório online
A utilização de recursos tecnológicos no atendimento médico contribui para otimização no atendimento. Dessa forma, a clínica ou consultório é capaz de oferecer uma assistência mais qualificada para seus pacientes.
Veja quais são os principais benefícios da utilização destes recursos na saúde:
- Atendimento mais ágil.
- Ampliação do acesso aos serviços de saúde, uma vez que até mesmo pessoas localizadas em áreas remotas podem recorrer ao atendimento, com suporte dos meios digitais.
- Aumento da produtividade dos profissionais da saúde.
- Troca de informações entre profissionais contribui para diagnósticos mais precisos.
- Padronização das informações.
- Redução de custos de infraestrutura e administrativos.
- Divulgação mais ampla dos serviços prestados.
Dicas para implementação de um consultório online
Afinal, o que é preciso para transformar a sua instituição médica em um consultório online? Fizemos uma lista com os itens mais importantes. Confira!
Sistema de gestão médica
O primeiro passo para informatizar seu consultório deve ser a contratação de um sistema de gestão voltado para instituições da saúde. Este recurso vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica.
Um software de gestão médica completo disponibiliza uma série de funcionalidades para simplificar a rotina, como por exemplo:
- Agenda: permite visualizar a grade de horários com mais clareza, e status dos pacientes;
- Prontuário Digital: permite que os médicos acessem as informações clínicas dos pacientes de qualquer lugar;
- Financeiro: controle mais preciso e organizado das finanças da clínica.
- Faturamento: todos os procedimentos para realizar consultas e exames através de convênios de saúde são feitos forma simples e automatizada. Guias TISS e arquivos XML são gerados com mais eficiência e com redução de erros, diminuindo a possibilidade de glosas;
- Estoque: controla os insumos da clínica, além de registrar a entrada e saída de materiais e medicamentos.
Leia também sobre outros recursos tecnológicos disponíveis para a informatização da sua instituição médica.
5 sites de agendamento para sua sua clínica ou consultório médico
Site qualificado
Um site médico qualificado é fundamental para a atração de novos pacientes para a clínica médica, e também para a conquista de relevância em seu segmento.
Por isso, é muito importante que seja construído um site em que são utilizadas técnicas para aumentar os resultados de visualização. Ou seja, para atrair mais visitantes para a página.
Neste sentido, existem algumas otimizações que vão contribuir para que o seu site ganhe notoriedade. Como por exemplo: seja direto nas informações divulgadas, utilize de técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento no Google, produza conteúdos informativos de qualidade, dentre outras.
Preparamos um texto mais aprofundado com as técnicas para otimizar o seu site médico. Confira!
Estratégias de marketing
Atualmente, para ter uma boa visibilidade em qualquer segmento, é importante criar estratégias de marketing. Os hábitos de consumo das pessoas estão muito voltados para o digital, para a presença online, logo, as empresas, mesmo as de saúde, precisam se inserir neste meio com intuito de estabelecer um relacionamento com o seu público-alvo.
Por isso, para ter um consultório online é fundamental que a instituição conheça e aplique práticas de marketing em sua rotina, de modo a maximizar o seu alcance.
Uma importante estratégia é a presença nas redes sociais, afinal, essas plataformas possuem o maior engajamento online atualmente, e se fazer presente neste meio pode ser muito estratégico para atrair novos pacientes, assim como fidelizar os já existentes.
Leia também: Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg