fbpx

Bulário online: principais benefícios do uso por médicos e pacientes

por maislaudo / Há 3 anos
bulário online

A tecnologia trouxe uma série de vantagens para instituições de saúde, desde equipamentos modernos a recursos que otimizam a gestão hospitalar. O bulário online é uma das soluções que chegou para simplificar o dia a dia de clínicas e consultórios médicos.

Com esse recurso, médicos podem reduzir o tempo das consultas, podendo assim focar em etapas mais estratégicas do atendimento.

No texto a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre as bulas online. Continue a leitura e tire suas dúvidas. 

O que é bulário online? 

É uma versão eletrônica das tradicionais bulas em papel que acompanham os remédios. Nesse documento estão contidas informações como indicações, dosagem/posologia, efeitos colaterais, contraindicações, advertências, precauções e formas de armazenamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou o seu próprio Bulário Eletrônico com um banco de dados que contém mais de 7 mil medicamentos cadastrados. 

As bulas são inseridas automaticamente no sistema após a empresa farmacêutica solicitar o cadastro junto à Agência, atendendo a critérios estabelecidos. A plataforma ainda contempla medicamentos fitoterápicos, radiofármacos e rótulos dos remédios. 

Todos os dados podem ser acessados por profissionais da área da saúde e pela população em geral.

Características da bula online

Além da consulta, o bulário eletrônico conta com outras funcionalidades que contribuem para otimizar a rotina médica. Veja quais são abaixo. 

Filtragem de informações

Ao prescrever medicamentos, o profissional deve ter muita atenção quanto às restrições do paciente, como alguma condição de saúde específica (gravidez, alergias etc) ou ainda pelo uso de medicamentos diários. 

Esse conhecimento é importante para evitar interações entre medicamentos que possam diminuir o efeito das substâncias ou ainda gerar efeitos colaterais graves. 

No bulário online, o profissional poderá considerar essas informações e já realizar uma filtragem diretamente no sistema. Assim, é possível indicar o fármaco mais adequado para cada paciente, garantindo mais agilidade e segurança em seu tratamento. 

Conteúdos informativos 

Além das informações características de cada medicamento, o bulário online conta ainda com conteúdos voltados para a educação em saúde. Traz também informações úteis sobre a legislação específica sobre o assunto, além de sites de interesse na área de saúde. 

Benefícios do bulário online 

Veja quais são as principais vantagens de aderir às consultas em bulas online no atendimento em sua clínica médica. 

Atendimento mais ágil e eficaz 

Com a unificação de informações no sistema de bulas online, o médico não perde tempo durante a consulta realizando pesquisas em vários locais diferentes. 

Assim, o atendimento torna-se muito mais ágil e a prescrição de tratamentos muito mais eficiente e assertiva

Dessa forma, é mais provável que seja feita a indicação de fármacos mais eficientes para o quadro do paciente, melhorando seu prognóstico e agilizando sua recuperação. 

Leia também: Atendimento médico: como a Mais Laudo ajuda a acelerar essa etapa na prática

Otimiza a gestão hospitalar 

A consulta de informações no bulário online simplifica a dinâmica na consulta médica. Por exemplo, não há necessidade de contar com documentos físicos com a bula de cada medicamento. 

Portanto, isso possibilita a diminuição das filas de espera no consultório, aumentando assim o número de atendimento diários e, consequentemente, a lucratividade da instituição. 

Além disso, libera o profissional para dedicar mais tempo aos seus pacientes, oferecendo assim uma experiência diferenciada.  

Aplicativos de bula online 

Como já adiantamos acima, a Anvisa conta com um site onde é possível consultar informações de uma série de medicamentos. Mas, existem ainda aplicativos para realizar essa consulta diretamente de seu smartphone. 

Com esses apps, abertos para profissionais da saúde e população em geral, é possível acessar as bulas em alguns cliques, com uma linguagem acessível e usabilidade simplificada. 

Em geral, ainda é possível favoritar as bulas mais utilizadas durante as consultas, além de consultar o histórico de pesquisas. 

Listamos abaixo algumas das opções de aplicativos de bulário online disponíveis. Veja: 

  • ProDoctor Medicamentos;
  • BulasMed;
  • Medicamentos SUS: conta com uma lista de medicamentos indicados pelo SUS, disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME);
  • Yellowbook — Bulário e Conduta.

Todas as opções citadas estão disponíveis para Android e IOS. 

Leia também: Aplicativos médicos: conheça os melhores apps para área da saúde

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Aumente a satisfação dos pacientes diminuindo atrasos médicos

O atraso no atendimento de pacientes que estão aguardando uma consulta médica é algo que deve ser evitado ao máximo numa clínica, uma vez que ele pode gerar uma percepção negativa contra os médicos que ali trabalham e, em alguns casos, até ser mal entendido como uma forma de “descaso” com a pessoa num momento […]
LEIA MAIS

Entenda como funcionam os laudos online

A emissão de laudos online é uma estratégia inovadora que tem melhorado os serviços de saúde no aspecto assistencial e gerencial. Por meio da implantação dessa ferramenta, o gestor garante laudos mais detalhados em menor tempo. Além disso, para se adequar a essa tecnologia, não são necessárias mudanças significativas nas rotinas existentes. Em geral, os ajustes acontecem apenas nos horários […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *