Atendimento híbrido em consultórios: o que é e como implementar
Possibilitado pelo avanço da tecnologia, a modalidade de atendimento híbrido vem ganhando espaço no setor da saúde. A funcionalidade contribui para agilizar consultas, além de desburocratizar a gestão e proporcionar a redução de custos.
Quer entender melhor como funciona e como aplicar esse tipo de atendimento em sua clínica ou consultório médico? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é atendimento híbrido em consultórios?
É a modalidade de atendimento em instituições de saúde que combina a consulta presencial com o modo online. As duas opções são utilizadas em momentos oportunos visando uma maior agilidade, além de mais comodidade para os pacientes.
O atendimento híbrido é uma tendência que vem ganhando força desde o início da pandemia de coronavírus. Como o contágio se dá através da interação social, foi necessário encontrar alternativas mais seguras para dar continuidade aos atendimentos médicos.
A solução foi a liberação da teleconsulta, ramificação da telemedicina que permite que as consultas médicas sejam realizadas à distância.
Mesmo com o avanço da vacinação e liberação gradativa do contato social, a tendência é que o uso da tecnologia e soluções digitais mantenham-se com força total.
No caso da área da saúde, o atendimento híbrido foi a solução encontrada para que não se perca o contato médico-paciente, ao mesmo tempo que torna possível que as instituições médicas sigam usufruindo dos benefícios do digital.
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Benefícios do atendimento híbrido
- Amplia o acesso aos serviços de saúde;
- Reduz o tempo de espera para consultas, exames e procedimentos em geral;
- Otimiza a rotina hospitalar;
- Traz mais comodidade para os pacientes, uma vez que evita o deslocamento para todas as consultas;
- Torna o atendimento presencial mais objetivo e eficiente;
- Reduz custos operacionais;
- Une a humanização do atendimento presencial com a agilidade e conveniência do digital.
Como implementar essa modalidade de atendimento em sua clínica médica?
Antes de iniciar o atendimento híbrido, a instituição de saúde deve se preparar e organizar seus procedimentos para garantir a manutenção da qualidade em todas as etapas.
Veja abaixo alguns passos importantes para implementação das consultas híbridas.
Estabeleça uma metodologia
É importante que a clínica médica defina quando e como o atendimento híbrido ocorrerá. Isto é, em que momento deve-se optar pela modalidade presencial ou online e o modo como cada um deles será aplicado.
Por exemplo, é possível optar pela consulta online para a realização de uma triagem. Assim, o médico faz uma conversa inicial com o paciente e pode avaliar a necessidade de encaminhá-lo para uma avaliação presencial e/ou para realização de exames.
A instituição pode ainda adotar o método de realização de consultas presenciais no primeiro contato e seguir com o módulo online para acompanhar o progresso do paciente, enviar a renovação de prescrições, entre outros procedimentos de rotina.
Invista em infraestrutura
Para realizar atendimentos online, é importante que a unidade de saúde conte com bons equipamentos, como computadores, câmeras, microfones e uma boa internet para uma consulta de qualidade.
Contrate um software de gestão
Um dos primeiros passos para informatizar seu consultório deve ser a contratação de um sistema de gestão específico para instituições médicas. Este recurso vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica.
Um software de gestão médica completo disponibiliza uma série de funcionalidades para simplificar a rotina, como por exemplo:
- Agenda: permite visualizar a grade de horários com mais clareza, e status dos pacientes;
- Prontuário Digital: permite que os médicos acessem as informações clínicas dos pacientes de qualquer lugar.
Emissão de laudos à distância
Além de utilizar ambas modalidades de atendimento (presencial e online), a instituição médica pode ainda buscar outras formas de investir em serviços híbridos, como os laudos à distância, por exemplo.
Neste caso, os exames são realizados na clínica e enviados para uma empresa terceirizada, como a Mais Laudo, que fica responsável pela elaboração do laudo.
Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades do médico, o consultório que contrata esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente.
Ao contratar os serviços da Mais Laudo, a equipe poderá oferecer atendimentos personalizados para os seus pacientes. Isso possibilita o aumento gradativo do reconhecimento da clínica no mercado.
Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo os recursos e os benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua unidade e especialmente para os seus pacientes.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg