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Atendimento híbrido em consultórios: o que é e como implementar

por Leandro Reis / Há 3 anos
atendimento híbrido em consultórios

Possibilitado pelo avanço da tecnologia, a modalidade de atendimento híbrido vem ganhando espaço no setor da saúde. A funcionalidade contribui para agilizar consultas, além de desburocratizar a gestão e proporcionar a redução de custos.

Quer entender melhor como funciona e como aplicar esse tipo de atendimento em sua clínica ou consultório médico? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é atendimento híbrido em consultórios? 

É a modalidade de atendimento em instituições de saúde que combina a consulta presencial com o modo online. As duas opções são utilizadas em momentos oportunos visando uma maior agilidade, além de mais comodidade para os pacientes. 

O atendimento híbrido é uma tendência que vem ganhando força desde o início da pandemia de coronavírus. Como o contágio se dá através da interação social, foi necessário encontrar alternativas mais seguras para dar continuidade aos atendimentos médicos. 

A solução foi a liberação da teleconsulta, ramificação da telemedicina que permite que as consultas médicas sejam realizadas à distância. 

Mesmo com o avanço da vacinação e liberação gradativa do contato social, a tendência é que o uso da tecnologia e soluções digitais mantenham-se com força total. 

No caso da área da saúde, o atendimento híbrido foi a solução encontrada para que não se perca o contato médico-paciente, ao mesmo tempo que torna possível que as instituições médicas sigam usufruindo dos benefícios do digital. 

Leia também: Consultório online: o que é, benefícios e como implementá-lo

Benefícios do atendimento híbrido

  • Amplia o acesso aos serviços de saúde; 
  • Reduz o tempo de espera para consultas, exames e procedimentos em geral;
  • Otimiza a rotina hospitalar; 
  • Traz mais comodidade para os pacientes, uma vez que evita o deslocamento para todas as consultas;
  • Torna o atendimento presencial mais objetivo e eficiente; 
  • Reduz custos operacionais;
  • Une a humanização do atendimento presencial com a agilidade e conveniência do digital.

Como implementar essa modalidade de atendimento em sua clínica médica? 

Antes de iniciar o atendimento híbrido, a instituição de saúde deve se preparar e organizar seus procedimentos para garantir a manutenção da qualidade em todas as etapas. 

Veja abaixo alguns passos importantes para implementação das consultas híbridas. 

Estabeleça uma metodologia

É importante que a clínica médica defina quando e como o atendimento híbrido ocorrerá. Isto é, em que momento deve-se optar pela modalidade presencial ou online e o modo como cada um deles será aplicado. 

Por exemplo, é possível optar pela consulta online para a realização de uma triagem. Assim, o médico faz uma conversa inicial com o paciente e pode avaliar a necessidade de encaminhá-lo para uma avaliação presencial e/ou para realização de exames.

A instituição pode ainda adotar o método de realização de consultas presenciais no primeiro contato e seguir com o módulo online para acompanhar o progresso do paciente, enviar a renovação de prescrições, entre outros procedimentos de rotina. 

Invista em infraestrutura

Para realizar atendimentos online, é importante que a unidade de saúde conte com bons equipamentos, como computadores, câmeras, microfones e uma boa internet para uma consulta de qualidade. 

Contrate um software de gestão

Um dos primeiros passos para informatizar seu consultório deve ser a contratação de um sistema de gestão específico para instituições médicas. Este recurso vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica. 

Um software de gestão médica completo disponibiliza uma série de funcionalidades para simplificar a rotina, como por exemplo: 

  • Agenda: permite visualizar a grade de horários com mais clareza, e status dos pacientes;
  • Prontuário Digital: permite que os médicos acessem as informações clínicas dos pacientes de qualquer lugar. 

Emissão de laudos à distância

Além de utilizar ambas modalidades de atendimento (presencial e online), a instituição médica pode ainda buscar outras formas de investir em serviços híbridos, como os laudos à distância, por exemplo. 

Neste caso, os exames são realizados na clínica e enviados para uma empresa terceirizada, como a Mais Laudo, que fica responsável pela elaboração do laudo. 

Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades do médico, o consultório que contrata esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente

Ao contratar os serviços da Mais Laudo, a equipe poderá oferecer atendimentos personalizados para os seus pacientes. Isso possibilita o aumento gradativo do reconhecimento da clínica no mercado. 

Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo os recursos e os benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua unidade e especialmente para os seus pacientes.

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