fbpx

Acreditação ONA para clínicas: o que é e qual sua importância?

por eDialog / Há 2 semanas
acreditação ona

A Acreditação ONA é uma certificação que instituições de saúde podem obter para serem reconhecidas pela qualidade e segurança em seus atendimentos. 

Para conquistar o certificado, a empresa deve passar por uma avaliação, que designará o nível de excelência alcançado na assistência em saúde oferecida. 

Quer entender melhor como funciona e o que fazer para conseguir o atestado e vantagens dessa conquista? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema. 

O que é Acreditação ONA? 

Proposto e fiscalizado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, o método avalia e certifica instituições de saúde de acordo com requisitos fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa de saúde. 

“A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.”

A certificação é voluntária e não possui caráter fiscalizatório, sendo, portanto, um instrumento que visa auxiliar as instituições na melhoria contínua dos serviços prestados. 

As instituições de saúde são avaliadas em três principais quesitos. São eles: 

  • Segurança: Devem ser cumpridos todos os requisitos para garantir a segurança dos pacientes, familiares e profissionais da saúde que atuarem na clínica ou hospital;
  • Gestão integrada: Os processos no hospital precisam ser integrados e organizados de modo integrado, com todos os gestores atuando em sinergia;
  • Excelência em gestão: A gestão da qualidade dos serviços prestados no hospital, como consultas, exames, entre outros, precisa ter uma atenção especial para gerar melhorias constantes.

Requisitos para se tornar elegível para a certificação ONA

Podem requerer a acreditação ONA as organizações prestadores de serviços de saúde que se encaixam nas seguintes exigências:  

  • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano;
  • Possuir alvará de funcionamento;
  • Possuir licença sanitária;
  • Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade;
  • Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização.

Como funciona a avaliação para ser acreditado pela ONA? 

Para conquistar a certificação ONA, a empresa deve passar por processos de avaliações que irão verificar se os serviços prestados seguem os padrões e requisitos estabelecidos no manual Brasileiro de Acreditação – ONA. 

De acordo com o resultado obtido nessa avaliação, a instituição será classificada em um determinado nível de acreditação. Explicaremos melhor em seguida. 

Veja quais são as principais etapas para adquirir um certificado: 

1. Solicitação de informações 

A organização de saúde, serviço ou programa da saúde manifesta interesse pelo processo de avaliação para a acreditação junto à Instituição Acreditadora Credenciada de sua preferência.

A Instituição Acreditadora Credenciada solicita os documentos que comprovem a elegibilidade da organização de saúde, serviço ou programa da saúde para o processo de avaliação para a acreditação.

2. Inscrição 

A Instituição Acreditadora Credenciada realiza a inscrição da organização de saúde no sistema ONA Integrare. 

A Organização Nacional de Acreditação fará a análise da inscrição da organização de saúde e o processo de análise deve ocorrer em até 2 (dois) dias úteis. 

3. Visita de avaliação para acreditação:

A Instituição Acreditadora Credenciada realiza o agendamento no sistema ONA Integrare, em até 60 (sessenta) dias corridos após a organização de saúde ter sua  inscrição validada.

Em seguida, a ONA informará o Observador ONA escolhido para realizar o acompanhamento da visita em um prazo máximo de até 72 horas antes do primeiro dia da avaliação. Em seguida, esta deve realizar o pagamento da taxa de avaliação junto à ONA.

Além do observador, a visita contará ainda com uma equipe de avaliadores e um avaliador líder. Essa equipe deve ser formada, obrigatoriamente, por no mínimo três membros, sendo um médico, um enfermeiro e um profissional com experiência em gestão.

Responsabilidades da instituição de saúde para a avaliação de acreditação

  • Comunicar às equipes envolvidas os objetivos e propósitos da avaliação para a acreditação;
  • Apontar os profissionais responsáveis para acompanhar a equipe de avaliadores;
  • Prover o acesso às instalações e documentos conforme solicitação dos avaliadores;
  • Cooperar com os avaliadores para permitir que os objetivos do processo sejam atingidos;
  • Disponibilizar sala exclusiva e reservada, com acesso à internet, para uso da equipe de avaliadores;
  • Disponibilizar outros recursos, conforme solicitação da equipe de avaliadores.

Você pode se interessar também:

Níveis da acreditação ONA e suas características

Uma vez finalizado o processo de avaliação para a acreditação, a instituição poderá ser classificada em um desses níveis: 

Não Acreditado

Se encaixa nessa classificação as instituições que não atingiram conformidade com os requisitos necessários para credenciamento. 

Essa empresa poderá solicitar uma nova avaliação para a Acreditação, um ano após o processo de avaliação ter sido concluído, contando a partir da data de homologação pela Organização Nacional de Acreditação.

Acreditado

Será considerado ‘Acreditado’ a organização de saúde que cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O resultado de Acreditado é válido por dois anos.

Acreditado Pleno

Para ser considerado Acreditado Pleno, a organização de saúde precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

O resultado do certificado é válido por dois anos.

Acreditado com Excelência

Será considerado Acreditado com Excelência, a organização de saúde que atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

O resultado de ‘Acreditado com Excelência’ é válido por três anos.

Características

níveis acreditação ona
Fonte: ONA

Benefícios de ter uma certificação ONA

  • Comprova a qualidade dos serviços oferecidos pelo estabelecimento;
  • Ajuda sua instituição a se destacar da concorrência;
  • Pode ser utilizada em estratégias de marketing;
  • Mais qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho;
  • Maior integração entre os setores;
  • Menos riscos de acidentes de trabalho.

Gostou das vantagens oferecidas pela acreditação ONA? Então você precisa conhecer também nossas soluções de telemedicina que também ajudam organizações de saúde a serem mais eficientes em seus processos.

Fale com nossos consultores e entenda como podemos te ajudar. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

7 dicas de contabilidade para clínicas e consultórios médicos

Ter um bom controle financeiro é essencial para todo tipo de negócio, inclusive para o setor da saúde. Por isso, gestores devem ficar atentos quanto ao planejamento de contabilidade para clínicas médicas.  Afinal, esse controle e acompanhamento financeiro é fundamental para que o negócio funcione de forma sustentável e lucrativa. Com isso estruturado, a clínica […]
LEIA MAIS

A importância da segurança da informação em clínicas médicas

O ambiente da saúde lida diariamente com as informações mais importantes que uma pessoa possui, que são as do bem-estar próprio. Com tanta responsabilidade, é de suma importância investir em formas de manter esses dados seguros, mais ainda com a popularização da disponibilização dos prontuários pela Internet. A segurança da informação em clínicas médicas é um […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *