Quais os sintomas de pressão alta? Confira e entenda os principais sinais
É muito importante conhecer quais são os sintomas de pressão alta, de modo que seja possível identificar o problema antes que ele se torne algo mais grave.
Pensando nisso, preparamos esse texto para abordar as principais informações sobre sintomas da hipertensão arterial, entre outras informações. Continue a leitura e confira:
- O que é pressão alta?
- Quais os sintomas de pressão alta?
- Sintoma de pressão alta na gravidez
- Principais causas da pressão alta
- Qual é o tratamento para pressão alta?
O que é pressão alta?
A pressão alta, também denominada de hipertensão arterial, é uma condição que ocorre quando a circulação do sangue exerce uma força muito grande contra a parede das artérias. Sendo assim, o coração precisa de um esforço maior para fazer com que o sangue circule no corpo.
Portanto, a consequência desse problema é a dilatação do coração e danificação das artérias.
É considerada hipertensão quando a pressão arterial apresenta valores iguais ou superiores a 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).
Em geral, a pressão arterial de um indivíduo mantém-se constante durante o dia, podendo cair um pouco durante o sono ou subir com atividades físicas ou estresse.
Logo, a medição da pressão deve ser realizada em repouso para verificar se ela está realmente alta, e para isso deve-se utilizar um aparelho próprio, o esfigmomanômetro.
Indivíduos com hipertensão arterial estão mais suscetíveis ao surgimento de doenças vasculares, como o AVC, e também cardíacas, como infarto.
Quais os sintomas de pressão alta?
Geralmente, os sintomas de pressão alta só aparecem quando a pressão aumenta de forma muito abrupta, como por exemplo, em situações de estresse ou após uso de algum medicamento específico.
Sendo assim, é muito comum que quadros de hipertensão passem despercebidos pelas pessoas, uma vez que os sinais geralmente surgem apenas em fases mais avançadas.
Mas, é importante ficarmos atentos aos pequenos sinais que podem surgir nos pacientes e que indicam um quadro de hipertensão. Abaixo listamos os sintomas mais comuns.
– Leia também: Exame MAPA: entenda o que é, para que serve e como funciona
1. Tontura, enjoo e dor de cabeça
Um sintoma de pressão alta comum são as tonturas e enjoos. Isso acontece porque o aumento da pressão arterial diminui a oxigenação do organismo, elevando a pressão da cabeça e medula espinhal, causando essas sensações.
A dor de cabeça também é outro sintoma da hipertensão importante para ficar de olho. Ela acontece pela diminuição da circulação de sangue na cabeça e compressão de alguns nervos sensíveis à dor.
2. Palpitações
As palpitações cardíacas e arritmias são alguns dos primeiros sintomas em pacientes hipertensos. Elas são bastante comuns pois quando o coração encontra-se sobrecarregado há um aumento da cavidade atrial e, consequentemente, acontecem as alterações no batimento cardíaco.
3. Dificuldade para respirar
Entre os sintomas da pressão está também a dificuldade na respiração, que acontece em consequência da diminuição do fluxo sanguíneo, o que atrapalha o transporte de oxigênio para os pulmões.
4. Problemas de visão
Pessoas com pressão alta também podem apresentar problemas de visão, como visão dupla ou embaçada.
Esse sintoma surge pois o aumento da pressão pode danificar os vasos sanguíneos da retina, assim como aumentar a concentração de líquidos no local.
O quadro de hipertensão pode levar ainda ao surgimento de retinopatia hipertensiva, problema que causa o vazamento de sangue nos olhos. Nesse caso, é comum aparecerem pequenos pontos de sangue nos olhos.
Outros sintomas de hipertensão
- Sonolência;
- Dores na nuca;
- Zumbido no ouvido;
- Cansaço em excesso;
- Dores no peito;
- Sangramento nasal;
- Náuseas e vômitos.
– Leia também: Exames MAPA e Holter são a mesma coisa? Entenda aqui
Sintoma de pressão alta na gravidez
Durante a gravidez, algumas mulheres podem apresentar quadros de hipertensão, levando ao que chamamos de pré-eclâmpsia, que é quando a pressão mantém-se alta durante toda a gestação, podendo levar até à eclampsia, o que pode desencadear convulsões e ser até fatal.
A classificação dos níveis de pressão arterial ao longo da gravidez pode ser acompanhada pelos valores descritos abaixo:
– Leia também: Tabela de pressão arterial: normal, por idade, na gravidez e infantil
Os sintomas da pressão alta na gravidez podem ser semelhantes ao da pressão alta fora da gestação, mas também pode apresentar alguns sinais específicos relacionados ao estado gestacional. São eles: inchaço, ganho de peso rápido, dor abdominal superior e proteinúria (presença de proteínas na urina).
Principais causas da pressão alta
De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de pressão alta são influenciados pela hereditariedade.
Contudo, o estilo de vida do indivíduo também pode desencadear a doença, assim como fatores específicos, como idade, por exemplo. Listamos algumas das causas mais comuns:
- Estresse: esses episódios levam ao aumento de adrenalina e elevação da pressão, logo, a repetição disso pode desencadear um quadro de hipertensão arterial;
- Obesidade;
- Idade: idosos são mais propensos a serem hipertensos;
- Indivíduos com altos níveis de colesterol no organismo;
- Alimentação rica em sal: o sal retém líquidos no organismo, o que dificulta a circulação sanguínea, podendo assim elevar a pressão arterial.
- Ingestão de álcool e tabagismo.
Qual é o tratamento para pressão alta?
Ao perceber os primeiros sintomas de hipertensão arterial e fundamental ir em um médico para descobrir qual é a causa do problema. Por exemplo, se a hipertensão é causada pela obesidade, o tratamento deve ser a adoção de um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
Mas, se o quadro de hipertensão arterial for hereditário, por exemplo, pode ser necessária a prescrição de remédios para controlar a elevação da pressão.
Além disso, recomendações como diminuição na ingestão de bebidas alcoólicas, controle na quantidade de sal ingerida, e controle do estresse e peso também são importantes para tratar quadros de pressão alta.
– Leia também: Laudo de MAPA a distância: como funciona e principais benefícios
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg