Saiba como divulgar sua clínica médica nas redes sociais
A cada dia surgem novos canais digitais capazes de trazer muito destaque para as empresas. Uma clínica médica também pode aproveitar estas oportunidades, principalmente se decidir começar a atuar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter a abordagem adequada e evitar alguns erros que têm o potencial de destruir sua reputação.
Para ajudar, reunimos a seguir os principais pontos que precisam ser levados em considerações de como divulgar a clínica médica no Facebook, Instagram, e onde mais fizer sentido para o seu público. As redes sociais podem trazer muita visibilidade para qualquer tipo de empresa.
5 dicas de como divulgar sua clínica médica nas redes sociais
1. Escolha a plataforma certa
A cada dia surgem novas redes sociais. Isso significa que a sua clínica médica deve atuar em todas elas? Nada disso. Para determinar qual a plataforma adequada para divulgar o seu negócio, é preciso fazer um estudo aprofundado. Isso depende do perfil do seu público e também do segmento onde você trabalha. Ter uma página no Facebook é considerado essencial, mas será que o Google+ ou o Instagram têm a cara da sua estratégia?
2. Publique pautas interessantes
As pessoas não são mais seduzidas por uma publicidade vazia. Hoje em dia, o que dá resultado é oferecer algo de valor ao seu público. Um meio de como divulgar a clínica médica nas redes sociais é utilizar a publicação de conteúdo legitimamente interessante para o seu público-alvo. Dê dicas de saúde, bem estar, qualidade de vida, exercícios físicos, alimentação e o que mais fizer sentido para o seu mercado.
3. Cuidado ao postar conteúdo
É essencial para o sucesso da sua clínica médica nas redes sociais veicular posts interessantes para o seu público-alvo. No entanto, a área de saúde requer alguns cuidados específicos. Tome cuidado para não divulgar dados errados, que impactam negativamente a visão da audiência sobre seu negócio. Além disso, profissionais médicos não podem publicar informações sobre seus pacientes, mesmo com autorização.
4. Tenha um bom apuro visual
Ninguém leva a sério uma empresa que publica conteúdo de baixa qualidade nas redes sociais. Certifique-se de somente usar fotos e imagens que tenham boa resolução e integrem a identidade visual da sua clínica médica. Uma boa consistência é determinante para que sua marca se valorize nas redes sociais. Quanto mais atraentes forem seus posts, maior o potencial de sucesso deles.
5. Interaja com o seu público
Redes sociais não servem apenas para publicar e acumular curtidas e compartilhamentos. Mais do que isso, elas são legítimos canais de comunicação entre seus pacientes e a sua clínica médica. Certifique-se de checar frequentemente as mensagens e comentários enviados, já que a partir delas podem surgir novos negócios. Que tal permitir a marcação de consultas via Facebook, por exemplo?
Agora você já sabe como fazer um bom gerenciamento das redes sociais da sua clínica médica. Lembre-se de seguir estes passos e tomar os cuidados que recomendamos. Além disso, fique sempre de olho nas últimas novidades deste mercado: plataformas inéditas podem surgir e se mostrar excelentes oportunidades.
A divulgação adequada de uma empresa é essencial para que ela atinja cada vez mais público. Confira aqui no blog como divulgar sua clínica gastando pouco ou nenhum dinheiro.
Leia também nossos artigos: “Instagram para médicos” e “LinkedIn para médicos“.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg