Instagram para médicos e clínicas: dicas para se destacar na rede social
A criação de Instagram para médicos e clínicas é uma estratégia cada vez mais utilizada na área da saúde. Isso acontece pois esse é um meio de divulgação barato e eficiente. Grande parte da população está presente nas redes sociais, logo ignorar sua relevância comercial é um grande erro.
Porém, como o tema da saúde envolve assuntos delicados, é comum que os profissionais da área tenham certo receio a respeito das estratégias a serem praticadas na rede social. Mas isso não pode impedi-lo de se beneficiar desse canal.
É preciso entender como utilizar o Instagram para médicos de forma estratégica. Afinal, como criar conteúdos relevantes que respeite as diretrizes de marketing do Conselho Federal de Medicina (CFM)? É o que vamos apresentar no texto a seguir. Confira!
Importância do marketing digital para a área da saúde
O meio digital como um todo é uma grande parte da nossa rotina atualmente. É fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação, enfim, é uma realidade presente na vida da grande maioria da população.
A internet acaba sendo uma grande fonte de pesquisa quando o assunto é saúde. Logo, é importante inserir-se nesse meio e criar autoridade para com isso expandir o seu negócio. Dessa forma, sua clínica pode alcançar importantes resultados, como por exemplo:
- Expansão do mercado;
- Otimização do atendimento;
- Fidelização dos clientes;
- Tornar-se referência na especialidade;
- Analisar e calcular o ROI.
Confira também nosso artigo sobre os 3 principais passos para definir uma estratégia de marketing digital para a área da saúde.
Por que investir em Instagram para médicos e clínicas?
O Instagram é atualmente uma das redes sociais com mais adeptos em todo mundo. As pessoas utilizam a ferramenta no seu dia a dia para se atualizarem, como meio de entretenimento etc.
Logo, seria um desperdício não aproveitar essa oportunidade para atingir potenciais pacientes. Com a estratégia correta é possível que você seja visto como autoridade na área, levando seu trabalho para um número maior de pessoas.
Os benefícios são muitos, dentre eles destacamos: maior presença digital, atração, retenção e fidelização de pacientes e destaque entre a concorrência.
Porém, é muito importante que você siga determinadas recomendações para traçar um planejamento de conteúdo assertivo.
Atenção com os limites legais de publicidade
Antes de iniciar o planejamento de estratégias de Instagram para médicos é importante ter conhecimento das normas estabelecidas pelos conselhos federais e demais órgãos de regulação clínica. Por isso, o gestor deve fazer uma análise detalhada dessas legislações.
Isso porque algumas situações não são permitidas, tais como: fazer comparação de tratamentos (antes e depois), realizar consultas virtuais para emissão de diagnóstico, ou expor demasiadamente o paciente, mesmo com o consentimento prévio.
No Manual de Publicidade Médica é possível consultar o que é permitido ou não no marketing voltada para instituições da saúde. O objetivo dessas regras é dar credibilidade e idoneidade ao profissional. Assim como garantir mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.
Como estabelecer uma estratégica no Instagram para médicos?
Para elaboração do marketing médico é preciso muito cautela na produção e tratamento do conteúdo divulgado. Entretanto, isso não significa que você não possa atrair a atenção de pacientes para as suas redes sociais.
Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a montar uma estratégia assertiva, confira:
Defina sua persona
A definição da persona deve ser o primeiro passo de qualquer estratégia digital. Afinal, toda a estratégia deve girar em torno dela, dessa forma você certifica-se de estar levando seu conteúdo para a pessoa certa, para quem você realmente quer atingir.
A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.
É possível ter mais de uma persona, porém não recomendamos a criação de mais de 4 perfis. Não seja muito genérico nessa definição e nem tão específico, ache o meio termo.
Dê dicas de saúde
Na estratégia de Instagram para médicos é interessante utilizar o marketing de conteúdo para produzir informações úteis e relevantes para os pacientes. Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.
Entretanto, é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. O adequado é que o profissional avalie os pacientes presencialmente para ter um diagnóstico real e mais preciso.
Também, não é permitida a divulgação de dados que possam alarmar a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.
Divulgue ações promocionais
O Instagram para médicos é uma boa oportunidade para divulgar as especialidades e tratamentos ofertados. Contudo, cuidado para não anunciar especializações que não possui, nem ter o nome envolvido em propaganda enganosa.
Além disso, fica proibido anunciar aparelhagem como um diferencial, usar imagem de celebridades, se intitular o melhor, garantir resultados e exibir fotos de pacientes — mesmo com a autorização da pessoa.
A divulgação dos preços pode ser feita apenas diretamente com o paciente. Então, facilite o contato com a empresa e disponibilize multicanais de comunicação.
Aproveite os recursos da plataforma
A criação de uma estratégia de Instagram para médicos pode ficar mais dinâmica e interativa se utilizado os recursos da plataforma. Um dos principais e que possui um excelente alcance são os Stories.
É possível utilizar também os destaques no seu perfil. Local em que você pode deixar fixado informações importantes como os serviços da sua clínica/consultório, dicas de saúde, dúvidas comuns, etc.
O IGTV também é outro recurso dentro do Instagram que vem ganhando cada vez mais visibilidade. Dentro desta página da própria ferramenta é possível postar vídeos de mais de um minuto, chegando a até 60 minutos. Podem ser criados conteúdos mais elaborados e detalhados sobre certos tópicos de sua área de atuação.
Leia também nosso artigos: “LinkedIn para médicos” e “Como se tornar um médico empreendedor?”
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg