fbpx

Eletrocardiograma (ECG)

Eletrocardiograma a distância

O eletrocardiograma é um exame que pode ajudar o cardiologista a avaliar como está o nosso coração, como por exemplo, detectar problemas em estágios iniciais. Logo, o exame favorece a intervenção precoce e a qualidade de vida  do paciente.

Além disso, o ECG serve para monitorar a evolução das doenças cardíacas já identificadas e a eficácia dos dispositivos implantados no coração, principalmente aqueles que controlam a condutividade elétrica do órgão.

O eletrocardiograma também pode ser requisitado em exames admissionais ou demissionais para avaliar a função cardiovascular, devido às condições laborais do trabalhador.

Especificidades do ECG

Para a realização do ECG, o indivíduo deve permanecer em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que ele esteja em jejum.

Em seguida, são colocados os eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica.

O resultado do eletrocardiograma fornecerá informações sobre o ritmo de contração cardíaca e se o intervalo está dentro da normalidade. Sendo assim, pode detectar arritmias atriais ou atrioventriculares.

Os resultados interpretados no eletrocardiograma devem ser comparados com exames clínicos prévios, com a inserção ou suspensão dos medicamentos e para avaliar a efetividade das cirurgias cardiovasculares.

Como funciona o laudo de ECG a distância?

  • PASSO 1

    Realize o Eletrocardiograma normalmente na sua clínica médica.

  • PASSO 2

    O resultado do ECG deve ser encaminhado diretamente do aparelho cardiógrafo da clínica para nossa plataforma.             Caso o seu aparelho cardiógrafo não seja digital, os resultados podem ser escaneados ou fotografados e enviados online na própria plataforma.

  • PASSO 3

    Um de nossos cardiologistas analisa o exame. Estes irão emitir o laudo, garantindo assim qualidade, aumento da produtividade, agilidade na entrega dos resultados e em alguns casos até mesmo redução de custos.

  • PASSO 4

    O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Vantagens da Telemedicina na Cardiologia

  1. O ECG com laudo é um exame inicial para a checagem completa do estado de saúde do coração do paciente. Por isso, pode ser utilizado como avaliação complementar de outros exames como o teste ergométrico e Holter, por exemplo.
  2. Agilidade na entrega dos resultados: as empresas especializadas na emissão de laudos à distância contam com uma equipe de especialistas preparados para atender a sua demanda em menos de 12 horas.
  3. Os laudos emitidos à distância são elaborados por médicos cardiologistas experientes, que vão garantir a qualidade na elaboração do laudo de eletrocardiograma.
  4. É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.
  5. Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação do eletrocardiograma. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos.
  6. Exames cardíacos geralmente são mais delicados e exigem agilidade e precisão no diagnóstico. Por isso, uma prática que tem beneficiado na otimização na entrega de resultados do eletrocardiograma é a emissão de laudos à distância.