Qual é a importância da auditoria em saúde? Saiba aqui!

por maislaudo / Há 7 meses

A auditoria em saúde é uma ferramenta importante para identificar pontos divergentes na rotina e sugerir mudanças para otimizar o serviço. Ela também aponta para atualizações das atividades já existentes.

Por isso, é importante que o gestor solicite a auditoria, avalie os resultados encontrados e programe o plano de ação conforme a necessidade de cada tarefa a ser implantada.

Quer saber mais sobre auditoria em saúde? Então, veja as informações que damos neste post!

Afinal, o que é auditoria em saúde?

Trata-se de um processo de avaliação das rotinas e tarefas executadas conforme a complexidade clínica e institucional com base na legislação vigente. Sendo assim, os auditores verificarão se as atividades apresentam conformidade com os documentos preconizados pelos órgãos reguladores.

As auditorias podem ser internas ou externas, e cada uma apresenta características diferenciadas. As auditorias internas são realizadas pelos funcionários da empresa e verificam constantemente as tarefas dos colaboradores.

Já as auditorias externas são demandadas para verificar possíveis problemas, muito em decorrência da inexperiência com essa ferramenta ou pela mudança de categoria das instituições de saúde.

Após essa análise, os auditores farão um relatório constando os problemas que necessitam de grandes mudanças, outros que precisam de pequenos ajustes e aqueles que requerem apenas manutenção das atividades.

Além disso, os profissionais que auditam as instituições de saúde devem propor uma escala de prioridades nas intervenções, de forma a racionalizar os custos e facilitar a tomada de decisão dos gestores.

Quais são as áreas da auditora em saúde?

Idealmente, todas as áreas de uma clínica devem ser auditadas para avaliação global da instituição. Dessa forma, é preciso atentar-se para o setor financeiro, com avaliação periódica dos custos e prestação de contas, assim como o de gestão e assistência.

Os serviços gerenciais devem ser auditados para analisar a consonância entre a pessoa jurídica constituída e a autorização para realizar os serviços conforme registrado nos órgãos de vigilância sanitária.

As atividades assistenciais devem prezar pela segurança do paciente, rastreabilidade dos procedimentos, investimento em tecnologias mais custo-efetivas e capacitação contínua dos profissionais clínicos.

É importante destacar que existem auditores especializados em diversas áreas — profissionais capacitados e atualizados para oferecer determinada atividade. No caso de auditores clínicos, por exemplo, são profissionais médicos que conhecem profundamente as rotinas.

Para as auditorias contábil e gerencial, são requeridos profissionais com bagagem técnica e experiência na atuação de custos hospitalares, de forma a contribuir significativamente no processo.

Qual é a importância da auditoria em saúde?

A realização da auditoria em saúde serve para nortear a melhoria dos serviços executados, na medida em que essa ferramenta levanta as principais não conformidades e estabelece critérios para mudanças.

Além disso, tende a alinhar os custos operacionais com os recursos disponíveis para que as mudanças ocorram sem onerar demasiadamente os recursos das empresas, que frequentemente não estão planejando esse tipo de pagamento.

Por isso é essencial que a auditoria faça um levantamento dos processos gerenciais, das normas de saúde ocupacional e das documentações referentes às atividades desenvolvidas pela instituição clínica.

Em suma, a auditora em saúde é uma ferramenta importante para readequar os processos institucionais, modificar as atividades não conformes e levantar as opções de melhoria no atendimento médico. Também é essencial para alavancar os sistemas de saúde e destacar a empresa ante a concorrência.

Agora que já entendeu sobre auditoria em saúde, confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Técnica Doppler: saiba a importância deste exame

A Técnica Doppler é uma das modalidades da ultrassonografia, realizada para observar como o sangue flui pela rede vascular e pelas cavidades do coração. O procedimento pode ser feito em qualquer porção circulatória do corpo. Ele auxilia no diagnóstico e na avaliação de doenças cardiovasculares, bem como no monitoramento da saúde materno-fetal, durante a gestação. […]
LEIA MAIS

Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta imprescindível para os gestores, pois as funcionalidades facilitam a rotina, organizam os processos e monitoram os principais indicadores. Por isso é interessante conhecer profundamente essa estratégia para sobreviver e se destacar frente a concorrência. Fique por aqui e descubra mais sobre essa metodologia no post de hoje! […]
LEIA MAIS

Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional

Conhecer as normas regulamentadoras da saúde ocupacional é importante para manter o ambiente de trabalho isento de problemas com os funcionários e adequado à legislação vigente. Para tanto, é essencial conhecer os subtópicos que se aplicam às clínicas de saúde, planejar a implementação das etapas a serem cumpridas e monitorar a efetividade por meio de […]
LEIA MAIS