fbpx

Podcast de medicina: 10 sugestões para escutar agora

por maislaudo / Há 3 anos
Podcast de medicina: 10 sugestões para escutar agora

Você já parou para ouvir algum podcast de medicina? Esta é uma modalidade de conteúdo que vem crescendo a cada ano, e se destaca pela praticidade na disseminação de informações. Existem diversos programas que abordam temáticas relacionados à saúde e suas variações. 

Fizemos uma seleção com algumas das melhores opções de podcast de medicina para você se atualizar nas últimas novidades do setor no país e no mundo. Veja a seguir! 

10 podcasts de medicina que você precisa conferir

Sabemos que a rotina de um profissional da saúde é muito agitada, e nem sempre sobra tempo para ir a palestras e eventos do setor. Porém, isso já não é mais desculpa para deixar de aprimorar seus conhecimentos. 

O podcast é uma opção prática, rápida e muito eficiente de consumir informação. Nos programas você poderá conhecer novas metodologias, tratamentos alternativos, e muitas outras novidades em saúde, a qualquer momento do seu dia, e em qualquer lugar. 

Confira então nossa lista com 10 opções de podcasts de medicina que você precisa conhecer! 

1. TED Talks Health

Você provavelmente já ouviu falar do TED Talk, mas você sabia que eles contam com uma sessão de conteúdo exclusiva para abordar temas de saúde? Isso mesmo, a  marca, mundialmente conhecida por promover e divulgar palestras de grandes personalidades nos mais diversos segmentos, produz regularmente podcasts que abordam diversos assuntos relacionados à medicina, o TED Talks Health.

O mais interessante deste podcast de medicina é o fato de ser possível absorver o conhecimento técnico e visão ideológica de profissionais renomados de diferentes países. São convidados médicos, cientistas, psicanalistas, dentre outros profissionais que trazem temas relevantes sobre a área da saúde. 

2. Medcast

O Medcast é um dos podcasts de medicina mais antigos do Brasil, e seu conteúdo é um dos mais buscados dentro de seu segmento. Inclusive, seus conteúdos já foram premiados por diversas publicações que abordam Educação Médica e sua interface com a tecnologia. 

O público-alvo do Medcast são, exclusivamente, os médicos e estudantes de Medicina que buscam aprimorar seus conhecimentos. Os principais temas abordados no programa são: 

  • Ética médica;
  • Temas clínicos;
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Entrevista com médicos de referência e casos clínicos;
  • Inteligência financeira. 

3. Neurocast 

O Neurocast é um podcast de medicina mais específico dentro da área, uma vez que aborda temas exclusivos sobre a neurociência. Os conteúdos são produzidos por alunos da Universidade Federal do ABC, e seu principal objetivo é disseminar assuntos da especialidade de forma dinâmica e divertida. 

4. Medicina em debate

O Medicina em debate é um podcast que aborda temas sobre medicina, saúde e política. Ou seja, assuntos que afetam o dia-a-dia de toda a população. 

Nos episódios são discutidos temas polêmicos sobre o setor, levando para profissionais da saúde e para a população em geral, reflexões acerca da relação entre os temas citados acima e seus impactos em nossa rotina enquanto sociedade. 

5. Saúde Digital

Se você busca se atualizar sobre as inovações tecnológicas na área da saúde, então você precisa conhecer o Saúde Digital. Neste podcast de medicina, médicos e estudantes são apresentados às novas tecnologias e inovações que estão revolucionando a saúde em todo o mundo. 

Além disso, o Saúde Digital traz também temas fundamentais para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão. 

6. AVASCast

A pandemia de coronavírus impactou profundamente a rotina de todos nos últimos meses, e ainda não há previsão de quando teremos um método para interromper a disseminação da doença. Por isso, é fundamental que profissionais da saúde e toda a população busque entender o impacto gerado pelo vírus. 

O AVACast é um podcast feito por estudantes de medicina da UFMG, além de professores e jornalistas, que trazem conteúdos científicos sobre a COVID-19 e seus impactos no setor da saúde e na sociedade. 

7. Biomedcast

O Biomedcast é um dos podcasts de medicina mais antigos e reconhecidos do setor. Já existem mais de 100 episódios disponíveis que abordam temas variados relacionados à Biomedicina, Ciência e Saúde. 

Os conteúdos são produzidos de forma didática e divertida, tornando a informação mais interessante para o ouvinte. Portanto, se você quer saber mais sobre as últimas novidades em biomedicina, você precisa conferir esse podcast.

8. 15 minutos em emergência

O podcast 15 minutos em emergência aborda assuntos relacionados ao atendimento de emergência em saúde. O principal objetivo do programa é levar informação ao ouvinte de forma rápida e direta, apresentando as especificidades e desafios desta área da medicina. 

O podcast é produzido por alunos do curso de Medicina de Emergência da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP em parceria com a Manole Educação.

9. Pallicast 

O Pallicast é o podcast de medicina produzido pela ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos), principal entidade de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. O programa aborda temas sensíveis e importantes para o conhecimento de profissionais que precisam lidar com o tratamento médico paliativo. 

Nos episódios, você poderá conferir o depoimento de profissionais sobre as abordagem médicas indicadas no Cuidado Paliativo, assim como a importância do cuidado na relação médico-paciente e também com a família. 

10. DrauzioCast

Drauzio Varella é um médico reconhecido no país por suas aparições em programas de TV, rádio e pela Internet. O profissional é fonte de conhecimento de muitos brasileiros para os mais variados temas da saúde. 

Em seu podcast, o DrauzioCast, o médico oncologista apresenta de forma didática e informativa os mais diversos assuntos relacionados à saúde, sempre buscando uma abordagem sobre os grandes assuntos em pauta. 

Aproveite e leia também: 

Banner no artigo "Podcast de medicina" para contato com consultor Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional

Você já ouviu falar sobre telessaúde? É a utilização de tecnologias de informação e comunicação para transmissão e organização de informações e serviços em saúde. Ou seja, com a telessaúde, as barreiras geográficas e temporais são quebradas e, hoje, médicos e outros profissionais da saúde podem obter novas experiências e trocar informações mesmo que estejam […]
LEIA MAIS

Medicina do trabalho: como usar a tecnologia a favor

As tecnologias ajudam a simplificar a rotina de diversas formas, por isso, é fundamental saber usá-las a favor do seu negócio. Neste artigo vamos apontar como os aparatos tecnológicos podem beneficiar a gestão na medicina do trabalho. As tecnologias vão auxiliar na otimização do serviço desempenhado na medicina do trabalho, resultando no aumento da qualidade […]
LEIA MAIS

Como informatizar sua clínica de medicina do trabalho em 4 passos

A informatização de uma clínica de medicina do trabalho gera benefícios que podem ser percebidos pelos pacientes e pelos funcionários da empresa. Contudo, os gestores ficam com muitas dúvidas em relação ao tipo software a ser implantado e as mudanças organizacionais que serão feitas. Os avanços tecnológicos vieram para otimizar as atividades de uma empresa […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *