fbpx

Confirmação de consulta: aprenda a reduzir as faltas com esse recurso

por eDialog / Há 6 dias
confirmação de consulta

Um dos problemas mais recorrentes em clínicas e consultórios médicos é o absenteísmo, ou seja, a ausência de pacientes nos horários marcados. Por isso, a gestão deve estabelecer uma estratégia de confirmação de consulta, de modo a evitar faltas que podem prejudicar todo o ciclo de atendimentos. 

Além de transtornos no atendimento, essas ausências também podem ser um problema para assuntos logísticos e financeiros. 

Dessa maneira, é essencial fazer um levantamento do perfil dos pacientes faltantes, das atividades internas que contribuem para esse cenário e de outros quesitos que podem influenciar nessa situação.

Importância da confirmação de consulta

Um bom atendimento médico, além da qualidade do serviço, deve ser pautado em fluxos de tarefas ágeis e precisos. Afinal, na área da saúde a agilidade pode ser crucial para melhorar o prognóstico dos pacientes. 

Por isso, gestores de clínicas e consultórios médicos devem propor estratégias que otimizem o atendimento médico, evitando imprevistos que podem atrapalhar o processo. 

Confirmar consultas é, portanto, uma forma de evitar ausências, assim como de se preparar para quando elas acontecerem. Por exemplo, se uma pessoa não confirma seu horário, o gestor pode remanejar outro paciente para a consulta. Com isso, evita-se a ociosidade dos profissionais e consequente redução de receita. 

Estratégias de confirmação de consultas

Além de estabelecer um procedimento para lembrar os pacientes do agendamento da consulta, a clínica deve também pensar em estratégias de como contornar uma desistência. 

Preparamos algumas dicas para te ajudar neste sentido. Veja abaixo. 

Ligações e envio de mensagens para confirmar a consulta

Pode parecer simples, mas uma ligação ou um SMS ao paciente para confirmar a data e o horário da consulta pode ser útil e eficaz. Além disso, torna a relação mais próxima e tende a ser mais proveitosa para ambas as partes.

Isso porque firma um compromisso mútuo em que todos serão beneficiados. De um lado, os gestores que confirmaram a presença e, de outro, os pacientes que se sentem importantes e avaliarão a clínica com outros olhos.

Também é possível fazer essa apuração por outros recursos, como: mensagens pelo WhatsApp, e-mails, redes sociais etc.

Leia também: 4 motivos do paciente que falta na consulta

Automação das mensagens

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existe uma infinidade de softwares e aplicativos de gestão de tarefas que podem ajudar sua clínica a ter uma rotina mais eficiente. 

Existem plataformas que permitem a automação de mensagens e lembretes automáticos das consultas. Basta cadastrar a agenda mensal no software e o mesmo enviará uma mensagem automática lembrando o paciente do horário. 

Você só vai precisar padronizar o texto e escolher o melhor dia para enviá-lo. Geralmente, instituições de saúde enviam a confirmação de consulta no dia anterior. Dessa forma, há ainda tempo hábil para fazer reagendamentos. 

Leia também: Ser um médico virtual é o futuro da medicina?

Estabeleça uma política de ausência

Em uma clínica médica com profissionais muito requisitados é importante não deixar  horários vagos, uma vez que pode diminuir a produtividade da empresa. Pensando nisso, uma estratégia eficiente para evitar o excesso de absenteísmo é criar uma política de ausências. 

A política de ausência deve ser esclarecida no momento da marcação das consultas e consiste em determinar limite máximo de atrasos, desistência do atendimento ou troca de horário sem aviso prévio plausível para remanejamento.

Os pacientes devem compreender as orientações e estarem cientes de que, em caso de recorrência, serão impedidos de marcar consultas novamente. 

É crucial ressaltar que essa política é para garantir atendimento de excelência aos pacientes e prover oportunidade para outros que estejam interessados.

Atenção aos intervalos e tempo das consultas

É fundamental gerenciar o tempo gasto para cada consulta e remanejar os horários ociosos, quando necessário. 

Consultas iniciais são mais demoradas e devem ser intercaladas com consultas de retorno, para não sobrecarregar o profissional de saúde e nem gerar inquietação por parte dos pacientes na sala de espera.

Quando há uma política que preza pela pontualidade, as consultas acontecem de forma mais dinâmica, o que garante a satisfação dos pacientes e a produtividade da equipe médica. 

Crie uma lista de espera 

A estratégia de confirmação de consulta deve estar relacionada a um plano de ação para as desistências. Isto é, deve-se propor soluções rápidas e práticas para essas ocorrências. 

Uma boa dica é criar uma lista de espera com pacientes que gostariam de agendar uma consulta, mas não encontrou um horário disponível. Dessa forma, assim que uma desistência for detectada, é possível fazer o remanejamento com o próximo interessado na lista de espera. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

4 motivos do paciente que falta na consulta

O absenteísmo em um consultório médico é um dos problemas mais críticos na gestão. A falta de pacientes ocasiona transtornos assistenciais, logísticos e gerenciais, o que pode comprometer a sustentabilidade da empresa. Por isso é fundamental descobrir os motivos da ausência dos pacientes nas consultas, buscar alternativas para resolver essa situação ou programar previamente ferramentas para […]
LEIA MAIS

Pós-consulta: como dar continuidade ao relacionamento com o paciente?

Desenvolver estratégias para o pós-consulta é fundamental para a fidelização de pacientes em clínicas médicas. Dessa forma, além de estreitar a relação médico-paciente, aumenta-se a probabilidade de retorno e de indicações.  Listamos algumas dicas de como sua instituição de saúde pode dar continuidade ao relacionamento com o paciente de forma assertiva. Veja a seguir!  Dicas […]
LEIA MAIS

3 dicas eficientes de como reduzir custos na área da saúde

Para uma boa administração de uma instituição de saúde é importante que se pense no negócio enquanto uma empresa como outra qualquer. Afinal, é o que ela é de fato. Por isso, ela vai passar por situações administrativas comuns a qualquer outro negócio em termos financeiros, jurídicos e afins. E um dos principais objetivos comuns […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *