Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica
Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica?
O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e ponderar alguns critérios antes de escolher, afinal, o mercado oferece inúmeras opções de operadoras de saúde.
Pensando nisso, listamos, neste post, 4 dicas fundamentais para escolher o convênio médico ideal para o seu negócio. Confira!
1. Avalie necessidades da clínica em relação ao convênio médico
Entre decidir credenciar a clínica a um plano de saúde e fazer o cadastramento, é preciso planejar. A oferta de convênios é farta e, obviamente, não é possível contar com todos, por isso, é importante escolher aqueles que estão alinhados com as necessidades da clínica.
Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer o público-alvo, mapeando suas necessidades, o perfil socioeconômico, entre outros fatores. Além disso, vale observar a cobertura dos planos oferecidos pelo convênio, regras sobre carência, lesões preexistentes etc. De nada adianta se credenciar a um convênio que não cobre exames por imagem, ou determinados procedimentos, se esses forem o carro-chefe do seu negócio.
Outro ponto relevante é a área de abrangência. A menos que a expansão esteja nos planos da clínica, é melhor se concentrar nas opções de sua região, filtrando a busca pelas localidades atendidas.
2. Conheça com quais tipos de plano o convênio trabalha
As operadoras de planos de saúde oferecem diversas modalidades de convênio, que, de acordo com o perfil dos pacientes atendidos em sua clínica, podem ser mais ou menos interessantes para o seu negócio.
Individuais
Muito procurado pelos pacientes, especialmente jovens e idosos, esse tipo não é comercializado pela maior parte das operadoras. Por isso, há uma carência deles no mercado.
Familiares
Esse tipo de convênio permite a inclusão de familiares como dependentes, em geral, cônjuges e filhos. Se a sua clínica atende crianças, por exemplo, é fundamental se credenciar a um plano que ofereça essa opção.
Coletivos
O planos coletivos são feitos por adesão. O contrato da operadora é feito com pessoas jurídicas que representam um grupo com o qual tenham algum tipo de vínculo, como associações e sindicatos. Têm sido uma alternativa à carência de planos individuais.
Empresariais
Trata-se do plano oferecido por empresas aos seus colaboradores. Se a sua clínica fica em uma área comercial por exemplo, ele é fundamental.
3. Pesquise referências entre as empresas
Depois de mapear as operadoras de interesse para a sua clínica, é importante levantar informações sobre elas. Para isso, um caminho pode ser conversar com médicos e gestores de clínicas que já fizeram o credenciamento, fazendo uma extensa pesquisa de mercado.
Procure descobrir os valores repassados por procedimentos e consultas, bem como entender como funciona o fluxo e quão burocrático ele é.
Outra opção é verificar como anda a imagem de cada operadora com os seus usuários, checar reclamações e opiniões nas redes sociais, e conferir o índice de qualidade e satisfação dos clientes, disponibilizado no site da ANS. Essa análise visa a garantir um bom relacionamento com o paciente atendido na clínica, por meio do plano de saúde.
4. Verifique o apoio dado às clínicas e aos profissionais
Por fim, dê atenção aos diferenciais oferecidos pelo plano aos profissionais e clínicas credenciados. Como é feito o atendimento? Qual o suporte técnico e administrativo oferecido? São ágeis na resolução de problemas?
Saber como é o relacionamento entre operadora e credenciado, na prática, é muito importante.
Oferecer o convênio médico certo pode fazer a diferença entre o seu público, não só atraindo mais pacientes, como também contribuindo para a imagem da clínica e a melhora da experiência do cliente.
Se você gostou deste artigo, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto lendo sobre “Convênios e parcerias: o diferencial para atendimento ao cliente“?
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg
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