fbpx

Como montar uma clínica radiológica com telemedicina?

por maislaudo / Há 2 anos

É muito comum que clínicas de radiologia lidem com uma alta demanda de procura. Não à toa, trata-se de um segmento muito atraente e cada vez mais promissor, tendo em vista que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a qualidade de vida.  

Por ser essa uma necessidade básica das pessoas, as inovações que vão contribuir de maneira efetiva na montagem da sua clínica radiológica com telemedicina precisam ser constantemente acompanhadas e, claro, adotadas. Afinal, quando se trata da saúde dos pacientes, a qualidade dos serviços prestados precisa ser uma prioridade. 

Quer saber como montar uma clínica de raio x com telemedicina e ainda entender os impactos positivos que ela pode trazer? Continue lendo e confira!

1. Antes de tudo, conheça a Legislação da Telemedicina no Brasil

Os benefícios de ter uma clínica de radiologia com telemedicina vão desde a sua gestão até os resultados obtidos com a prestação eficiente dos serviços. Mas, para que eles se tornem uma realidade, é imprescindível estar em dia com a Legislação da Telemedicina no Brasil

As práticas de telemedicina precisam estar de acordo com todas as normas para que possam ser exercidas. O nosso Guia da Telemedicina contém todas as informações que você precisa conhecer. Acesse agora mesmo!

cta ebook guia legislação

Além disso, é preciso certificar que tudo está de acordo com a vigilância sanitária municipal. Existem procedimentos que precisam ser seguidos para realizar a montagem correta da sua clínica de radiologia. Portanto, não deixe de procurar a autoridade sanitária da sua cidade para receber todas as informações e instruções necessárias.

2. Faça uma profunda pesquisa de mercado 

Para que você consiga montar uma clínica de radiologia e manter o seu bom funcionamento, é fundamental que haja uma pesquisa de mercado detalhada antes da abertura. Busque informações sobre a demanda local e até mesmo sobre a concorrência. Procure bons fornecedores, convênios e parcerias e mantenha aqueles que mais beneficiam a clínica e os seus pacientes.

Além disso, realize pesquisas periodicamente para saber qual a melhor forma de oferecer os serviços, quais são os seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados. O seu investimento precisa ser feito com todos esses detalhes em ordem. Somente assim o retorno poderá ser garantido.

3. Contrate bons profissionais 

Como já dissemos anteriormente, todos os procedimentos precisam respeitar as normas da Legislação da telemedicina, além de todas as exigências dos órgãos sanitários. Não seria diferente com a estrutura da clínica. 

Por isso, certifique-se de todos os profissionais envolvidos na realização do projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico e sanitário são realmente bons. Caso não siga todas as especificações, o projeto não poderá ser aprovado e precisará passar por adequações.

O cuidado e a atenção máxima na hora de contratar a equipe que irá atuar na clínica também é fundamental, e isso inclui – além dos médicos e responsáveis técnicos – a equipe de atendimento, manutenção e limpeza do local. Todos precisam ser muito bem capacitados, pontuais e extremamente responsáveis. 

Somente assim será possível manter o bom funcionamento da clínica para que todos possam exercer com plenitude as suas funções e, claro, para que os pacientes possam usufruir do melhor atendimento possível, não é mesmo?

Leia mais sobre isso em Gestão de clínicas e consultórios: dicas para melhorar a administração do seu negócio.

Médica usa tablet para trabalhar.

4. Invista nos equipamentos e na comunicação

Nesse momento, mais uma intensa pesquisa de mercado será indispensável. Liste todos os aparelhos e equipamentos necessários para realização dos exames que serão oferecidos pela clínica. Depois, estude criteriosamente as possibilidades de fornecedores, fabricantes, valores e formas de pagamento. 

Dica extra: avalie também a viabilidade de comprar equipamentos usados que atendam bem as demandas. Hoje, é possível contar com empresas especializadas nesse tipo de venda. 

É fundamental que os valores sejam investidos de forma segura, consciente e embasada na hora da compra, pensando não só no retorno financeiro, mas também na qualidade do serviço a ser prestado. Afinal, ela precisa ser garantida desde a realização dos exames de raio x até o resultado final.

Importante!

Além de investir na aparelhagem, é importantíssimo investir na divulgação da sua clínica de radiologia. Para que ela consiga se destacar, as pessoas precisam encontrá-la com facilidade, conhecer os serviços e entender com clareza os benefícios que terão ao dar preferência para a sua clínica. 

As redes sociais são indispensáveis nesse quesito para que os pacientes, Inclusive, possam contar com um atendimento eficiente e personalizado. Portanto, a boa gestão deve ser mantida. 

Confira 8 dicas de gerenciamento de redes sociais para clínicas e consultórios agora mesmo!

5. Assegure laudos ágeis e de alta qualidade

Para que a sua clínica radiológica consiga se destacar diante da concorrência, é fundamental que ela possua diferenciais. Felizmente, isso é possível com a ajuda da telemedicina! 

Mas afinal, como a telemedicina pode contribuir e impactar de maneira positiva na montagem da sua clínica de radiologia?

Serão muitos os diferenciais, tanto para a equipe médica quanto para o paciente. Alguns dos principais benefícios que já destacamos de antemão são: 

  • o aumento da produtividade;
  • a redução significativa dos custos;
  • total confiabilidade e segurança dos dados;
  • agilidade no compartilhamento dos resultados com a equipe. 

Portanto, a dica mais valiosa deste artigo é: invista na telemedicina e adquira serviços de laudos à distância. Dessa forma, não haverá mais a necessidade de um especialista in loco para conseguir a avaliação dos exames; a qualidade das informações e a segurança dos dados não serão prejudicados de maneira alguma e será ainda melhor a assistência oferecida aos pacientes que precisam do atendimento remoto.

E mais: o resultado pode ser obtido quase ou até mesmo simultaneamente! Na Mais Laudo, por exemplo, o resultado estará disponível na plataforma dentro de – no máximo – 24h.   

Então, na hora de montar uma clínica radiológica com telemedicina, lembre-se: um laudo ágil e de boa qualidade irá impactar de maneira positiva na precisão dos diagnósticos, na boa gestão da clínica e na eficiência dos atendimentos. Logo, na fidelização dos seus clientes. Afinal, a melhor divulgação que há é o atendimento ideal.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Medicina do trabalho: os primeiros passos para montar uma clínica

Acompanhando o crescimento da atividade industrial e os avanços nas leis trabalhistas, a medicina do trabalho é uma área em expansão no país. Trata-se de uma especialidade da medicina com atuação direta na relação entre o trabalhador e a empresa contratante, servindo de garantia para os dois lados. Embora esteja crescendo em importância, ainda há […]
LEIA MAIS

Gestão de Operações: 4 formas de otimizar os processos de sua clínica

A gestão de operações é uma estratégia necessária e eficaz para o controle das atividades de uma clínica. Seus fundamentos e aplicações são notórios para os gestores que lidam com custos em saúde rotineiramente. Todavia, é fundamental exercer plenamente esses processos para ter certeza do diagnóstico situacional e propor medidas corretivas e preventivas, conforme o […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *