Software médico: 6 vantagens de utilizá-lo em sua clínica ou consultório
O investimento em um software médico traz uma série de benefícios para a rotina em clínicas ou consultórios, como aumento de produtividade, maior organização e comodidade para os pacientes.
Não está convencido(a) ainda? Então não deixe de ler este artigo até o final e conheça as principais vantagens de utilizar um sistema médico em sua instituição.
Importância de um software médico
Um software médico vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica.
Ter um software em sua instituição médica significa ter todas as informações em um único lugar. Ou seja, todos os dados da clínica podem ser consultados de forma ágil e simplificada, o que otimiza consideravelmente a pesquisa de dados clínicos importantes na rotina médica.
Esse tipo de ferramenta disponibiliza uma série de funcionalidades, como por exemplo:
- Agenda: permite visualizar a grade de horários com mais clareza, e status dos pacientes;
- Prontuário Digital: permite que os médicos acessem as informações clínicas dos pacientes de qualquer lugar;
- Financeiro: cuida da entrada e saída de dinheiro da clínica/consultório, além de aumentar o monitoramento das contas a pagar e receber. Realiza o controle de caixa e aponta erros ao fechar as contas;
- Faturamento: todos os procedimentos para realizar consultas e exames através de convênios de saúde são feitos de forma simples e automatizada. Guias TISS e arquivos XML são gerados com mais eficiência e com redução de erros, diminuindo a possibilidade de glosas;
- Estoque: controla os insumos da clínica, além de registrar a entrada e saída de materiais e medicamentos. É possível criar uma lista de fornecedores e identificar os materiais através do leitor de código de barras.
Aproveite e confira nosso texto onde apresentamos dicas de 9 aplicativos médicos que podem ser úteis na sua rotina.
Benefícios da utilização de um software médico
Abaixo listamos as principais vantagens obtidas com a implementação de um sistema para clínicas médicas. Confira!
1. Otimização de tempo
Ter um software médicos significa ter acesso aos dados em poucos segundos, com apenas alguns cliques. Isso porque não será mais necessário realizar os pedidos e anotações a próprio punho, ou seja, tudo passa a ser realizado de forma online.
Todas as informações ficam centralizadas em apenas um lugar, sendo possível a fácil visualização da descrição do uso de medicamentos, histórico do paciente e o diagnóstico com riqueza de detalhes, por exemplo.
Além disso, quantidade de prontuários, receitas e exames além de consumir boa parte do tempo do profissional da saúde na hora de achar um documento específico, fica restrito somente a um médico. Com um sistema médico, isso não se torna mais um problema.
Portanto, um software para consultório médico proporciona que os arquivos e informações dos pacientes sejam acessados simultaneamente, contribuindo para uma maior integração e otimização de tempo na instituição.
2. Aumento de produtividade
Ao realizar todos os procedimentos de forma manual, profissionais da saúde e gestores acabam desperdiçando muitas horas resolvendo questões operacionais e burocráticas, sobrando menos tempo para focar no que realmente importa.
Portanto, ao investir em um software que vai otimizar essas etapas, o profissional de saúde poderá utilizar seu tempo de forma mais inteligente e produtiva.
Por exemplo, uma das várias funcionalidades que um sistema médico tem é o envio automático para a base de pacientes cadastrados de mensagens de confirmação de agendamento por e-mail ou SMS. O ganho é tanto, que com poucas mensagens o número de faltas dos pacientes já diminui, o faturamento aumenta e a produtividade dos funcionários é elevada.
3. Maior organização
Como já mencionado anteriormente, o software médico vai ajudar a centralizar as informações em um único lugar, contribuindo para manter a gestão organizada, assim como todos os funcionários alinhados.
Quando necessário realizar a consulta de algum dado de paciente ou documento importante para a clínica, basta acessar a ferramenta e em poucos cliques você terá acesso à informação.
4. Benefícios para o paciente
Um dos grandes diferenciais de um sistema médico é o fato de a melhora na rotina também ser perceptível no atendimento ao paciente. Afinal, uma clínica mais organizada ganha em produtividade e capacidade de atender as demandas de seus clientes com muito mais atenção e agilidade.
Com ferramentas desse tipo é possível recorrer a recursos como envio automático de mensagens e resultados de exames, consulta facilitada às informações clínicas, entre outros.
5. Prontuário eletrônico
Um dos recursos de um software médico é o de prontuário eletrônico. Esse recurso contribui para a diminuição de erros de registro, redução do espaço físico, além da integração de informações e muitos outros benefícios.
Veja dicas de como escolher um sistema de prontuário eletrônico mais adequado para a sua instituição.
Leia também: Prontuário eletrônico: 5 dicas para escolher o ideal
6. Integração com outros sistemas
Outro ponto muito interessante é que alguns sistemas médicos contam com integrações com outros softwares, como por exemplo, de empresas que realizam a emissão de laudos à distância.
A Mais Laudo, por exemplo, realiza a integração com alguns dos principais sistemas do mercado.
Com isso, sua instituição ganha benefícios como:
- Mais agilidade no cadastro de exames;
- Comodidade ao eliminar o upload manual dos exames;
- Integração simples e rápida;
- Contribui para a organização da gestão.
Aproveite e realize um teste gratuito em nossa plataforma e experimente todas as vantagens dos laudos online.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg