fbpx

Quer encontrar profissionais qualificados no mercado? Veja essas 5 dicas

por maislaudo / Há 7 anos

Muitas empresas estão atualmente enfrentando sérias dificuldades na hora de contratar profissionais para ocupar os postos de trabalho disponíveis. De acordo com pesquisas, isto se deve à falta de qualificação. Muitos gestores estão achando difícil encontrar mão de obra qualificada, o que torna desafiador contratar pessoal para preencher o quadro de funcionários para determinada função. Vejamos como fazer para ajudar estes empregadores a encontrar profissionais qualificados no mercado.

Como encontrar profissionais qualificados no mercado

Para que uma empresa alcance os resultados pretendidos, é preciso ter bons funcionários, por isso é de suma importância ter cautela ao contratar profissionais. Vejamos 5 pontos que irão ajudar empresários a tomar esta decisão mais sabiamente no que se refere a encontrar profissionais qualificados:

1) Não busque experiência, mas competências

Para atrair os profissionais certos, é preciso construir um perfil especificamente para a vaga oferecida. Algumas perguntas podem ajudar na criação deste perfil:

  • Que perfil o profissional deve ter para ocupar a vaga disponível?
  • Será que o comportamento do profissional condiz com o exigido na vaga?
  • Que competências técnicas o profissional deve ter?
  • Quais competências ele pode desenvolver após ser contratado?

Ao construir este perfil para cada vaga, use-o como base para procurar um candidato à altura, qualificado, mesmo que ainda precise ser ajustado ou necessite de algum treinamento na parte técnica, pois tendo este perfil, estarão automaticamente compatíveis com a cultura e valores da sua empresa.

2) Analise o histórico do profissional

Antes de qualquer coisa, é necessário analisar com cautela o currículo do candidato à vaga. É preciso conhecer suas qualificações, experi ências, verificar se a pessoa não muda muito de emprego, pois desta forma, mostra que não é um profissional consistente e que não se compromete com a empresa.

Um profissional qualificado não significa aquele que possui uma certificação em determinada área, e sim aquele que tem diversos cursos que o possam auxiliar na função oferecida. É preciso também demonstrar que tem atitude, zelo e atenção aos detalhes. Falar outro idioma é também importante constar no currículo. Estas são formas de saber se o futuro funcionário irá mesmo mostrar serviço e ajudar a somar na empresa, ajudando-a a crescer cada vez mais.

3) Mantenha os padrões de sua empresa elevados

Faça uso do crescimento de sua empresa para atrair pessoas talentosas, evitando que a necessidade de ter logo um profissional trabalhando em sua empresa, influencie na sua decisão. É importante procurar com calma para não se arrepender depois. Ter um péssimo profissional, irá atrapalhar sua empresa e sua equipe.

4) Use a tecnologia como ajuda

A globalização e o acesso à Internet facilitou muito a que profissionais usem sites de emprego, como o LinkedIn, para mostrar seus talentos profissionais e suas informações pessoais.Desta forma, torna-se mais fácil ao empregador encontrar um futuro colaborador apenas verificando estes dados, de forma online.  Existem também plataformas e aplicativos de recrutamento, que podem ser uma excelente alternativa.

5) Não avalie apenas conhecimentos, mas também as atitudes

Ter um boa formação e as melhores notas no histórico, não necessariamente indica qualidade do profissional. É importante checar outros parâmetros para analisar bem o currículo.

Ao escolher o profissional mais qualificado, é preciso ter o cuidado de não ver somente a parte externa da aparência. É importante uma análise completa. Para isto, procure informações sobre o candidato em outras empresas que ele trabalhou.

O conhecimento apenas, não garante boa performance. É importante que o profissional tenha postura e seja determinado no ponto de transformar o conhecimento em resultados.

Conhecimento, por si só, não é garantia de boa performance. É preciso que o profissional tenha a postura e a determinação necessárias para transformar o conhecimento em resultados para a empresa.

Ao encontrar profissionais qualificados, leve em conta estes aspectos citados e ao encontrar, não ache que “ganhou na loteria”. Se não souber recompensar os esforços da pessoa em questão, ou reforçar que a contribuição dele é importante, certamente em pouco tempo, ele irá procurar outra empresa para ajudar a crescer.

Quer receber mais artigos como esse diretamente no seu email? Então, assine a nossa Newsletter!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Gestão da qualidade: 5 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

A gestão da qualidade consiste em todo o processo realizado para garantir a melhor experiência do cliente, com relação aos produtos/serviços oferecidos e ao atendimento prestado. Pensando na necessidade de qualificar o seu atendimento, enumeramos a seguir 5 dicas para que sua clínica ofereça um atendimento diferenciado. 1- Capacite sua equipe Colaboradores que estejam seguros […]
LEIA MAIS

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *