Quer encontrar profissionais qualificados no mercado? Veja essas 5 dicas
Muitas empresas estão atualmente enfrentando sérias dificuldades na hora de contratar profissionais para ocupar os postos de trabalho disponíveis. De acordo com pesquisas, isto se deve à falta de qualificação. Muitos gestores estão achando difícil encontrar mão de obra qualificada, o que torna desafiador contratar pessoal para preencher o quadro de funcionários para determinada função. Vejamos como fazer para ajudar estes empregadores a encontrar profissionais qualificados no mercado.
Como encontrar profissionais qualificados no mercado
Para que uma empresa alcance os resultados pretendidos, é preciso ter bons funcionários, por isso é de suma importância ter cautela ao contratar profissionais. Vejamos 5 pontos que irão ajudar empresários a tomar esta decisão mais sabiamente no que se refere a encontrar profissionais qualificados:
1) Não busque experiência, mas competências
Para atrair os profissionais certos, é preciso construir um perfil especificamente para a vaga oferecida. Algumas perguntas podem ajudar na criação deste perfil:
- Que perfil o profissional deve ter para ocupar a vaga disponível?
- Será que o comportamento do profissional condiz com o exigido na vaga?
- Que competências técnicas o profissional deve ter?
- Quais competências ele pode desenvolver após ser contratado?
Ao construir este perfil para cada vaga, use-o como base para procurar um candidato à altura, qualificado, mesmo que ainda precise ser ajustado ou necessite de algum treinamento na parte técnica, pois tendo este perfil, estarão automaticamente compatíveis com a cultura e valores da sua empresa.
2) Analise o histórico do profissional
Antes de qualquer coisa, é necessário analisar com cautela o currículo do candidato à vaga. É preciso conhecer suas qualificações, experi ências, verificar se a pessoa não muda muito de emprego, pois desta forma, mostra que não é um profissional consistente e que não se compromete com a empresa.
Um profissional qualificado não significa aquele que possui uma certificação em determinada área, e sim aquele que tem diversos cursos que o possam auxiliar na função oferecida. É preciso também demonstrar que tem atitude, zelo e atenção aos detalhes. Falar outro idioma é também importante constar no currículo. Estas são formas de saber se o futuro funcionário irá mesmo mostrar serviço e ajudar a somar na empresa, ajudando-a a crescer cada vez mais.
3) Mantenha os padrões de sua empresa elevados
Faça uso do crescimento de sua empresa para atrair pessoas talentosas, evitando que a necessidade de ter logo um profissional trabalhando em sua empresa, influencie na sua decisão. É importante procurar com calma para não se arrepender depois. Ter um péssimo profissional, irá atrapalhar sua empresa e sua equipe.
4) Use a tecnologia como ajuda
A globalização e o acesso à Internet facilitou muito a que profissionais usem sites de emprego, como o LinkedIn, para mostrar seus talentos profissionais e suas informações pessoais.Desta forma, torna-se mais fácil ao empregador encontrar um futuro colaborador apenas verificando estes dados, de forma online. Existem também plataformas e aplicativos de recrutamento, que podem ser uma excelente alternativa.
5) Não avalie apenas conhecimentos, mas também as atitudes
Ter um boa formação e as melhores notas no histórico, não necessariamente indica qualidade do profissional. É importante checar outros parâmetros para analisar bem o currículo.
Ao escolher o profissional mais qualificado, é preciso ter o cuidado de não ver somente a parte externa da aparência. É importante uma análise completa. Para isto, procure informações sobre o candidato em outras empresas que ele trabalhou.
O conhecimento apenas, não garante boa performance. É importante que o profissional tenha postura e seja determinado no ponto de transformar o conhecimento em resultados.
Conhecimento, por si só, não é garantia de boa performance. É preciso que o profissional tenha a postura e a determinação necessárias para transformar o conhecimento em resultados para a empresa.
Ao encontrar profissionais qualificados, leve em conta estes aspectos citados e ao encontrar, não ache que “ganhou na loteria”. Se não souber recompensar os esforços da pessoa em questão, ou reforçar que a contribuição dele é importante, certamente em pouco tempo, ele irá procurar outra empresa para ajudar a crescer.
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg