fbpx

Dicas de como escolher os aparelhos para sua clínica médica

por maislaudo / Há 4 meses
como escolher aparelhos para sua clínica

A abertura de uma instituição de saúde envolve uma série de burocracias e decisões a serem tomadas que vão impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados. Uma das principais dúvidas de gestores neste primeiro momento é: como escolher os aparelhos para sua clínica médica? 

Essa é uma decisão que deve ser feita com muita ponderação e assertividade. Afinal, estamos falando de instrumentos que serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes. 

Logo, é fundamental que haja muito cuidado nessa escolha, para que seja a mais segura para os pacientes, sem deixar de ser estratégica e vantajosa para o seu negócio. 

Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo (a) no processo de como escolher os aparelhos para sua clínica. Confira a seguir! 

 

Seja estratégico na sua escolha

Com o avanço das tecnologias aumentou-se de forma considerável a diversidade de funções dos equipamentos médicos. São várias opções disponíveis que permitem soluções assistenciais cada vez mais avançadas. 

Logo, na hora de escolher aparelhos para sua clínica médica é necessário pensar de forma estratégica. 

Essa decisão deve estar de acordo com a expectativa de demanda do seu negócio, assim como deve-se pensar no nível de qualificação que sua clínica oferecerá no atendimento. 

Dependendo da sua especialidade, talvez seja interessante investir em equipamentos mais avançados. Ou seja, aqueles que possuem mais recursos e podem proporcionar diagnósticos mais precisos. 

Portanto, quando for escolher aparelhos para sua clínica, é importante que seja avaliado os reais objetivos dessa ação. Além disso, claro, deverá ser ponderado as consequências clínicas, administrativas e financeiras que estarão envolvidas nessa decisão. 

Conheça as opções para adquirir equipamentos médicos

Durante suas pesquisas para escolher aparelhos para sua clínica você vai descobrir que é possível adquiri-los de três formas: compra, aluguel ou por comodato. 

A compra de equipamentos é geralmente o mais comum. Porém, principalmente quando são necessárias tecnologias mais avançadas, o custo dos mesmos acabam dificultando o processo de compra. 

Neste caso surge então a opção de alugar esses aparelhos. Ou seja, é fechado um contrato mensal com algum fornecedor, e você pagará uma determinada mensalidade para poder fazer uso dos equipamentos. 

Além disso, há também a opção de escolher aparelhos para sua clínica em regime de comodato. 

Funciona da seguinte maneira: sua clínica fecha um pacote de emissão de laudos a distância com uma empresa de Telemedicina. Você paga um valor mensal pelo aparelho, que te dá direito a uma quantia de exames por mês. A partir do momento que essa quantia de exames for ultrapassada, um valor extra será cobrado por cada exame adicional.

Ficou interessado? Então clique aqui e confira mais informações sobre a locação por comodato.

O que avaliar na hora de escolher aparelhos para sua clínica? 

Custo-benefício

Como dissemos acima, você tem três opções para adquirir equipamentos médicos para sua clínica. Portanto, deve-se ponderar qual delas vai atender melhor ao planejamento estratégico do seu negócio. 

Por exemplo, se sua empresa não tem recursos suficientes para fazer um investimento muito alto em aparelhos, talvez a opção do aluguel e da locação por comodato faça mais sentido neste momento. 

É importante que a questão financeira não influencie na qualidade da assistência oferecida na sua clínica. Ou seja, não vá comprar equipamentos sem olhar sua procedência, e só levar em consideração seu valor.  

Afinal, qualquer tipo de falha nesses aparelhos podem colocar em risco a segurança do paciente, além de causar sérios prejuízos para sua clínica.

Regularização com a Anvisa

Na hora de escolher aparelhos para sua clínica, é fundamental que seja verificado é o item possui o registro da Anvisa. (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

O controle é a garantia da eficácia e segurança do produto, o que indica que o equipamento foi submetido a testes de qualidade. Além disso, assegura que o fabricante seguir todas as normas do setor. 

Como fazer essa verificação? Simples, todos os equipamentos médicos devem ter uma placa de identificação indelével, visível e acessível a qualquer pessoa. 

Nesta placa devem obrigatoriamente constar nome e modelo do equipamento, nome do fabricante, número de série e número de registro na Anvisa. Em caso de dúvida sobre a situação do equipamento, qualquer usuário pode procurar a Vigilância Sanitária.

Para fazer uma compra/aluguel de aparelhos médicos com segurança, você pode exigir o número de registro/cadastro na Anvisa e checar se o mesmo é válido. 

Para isso basta acessar o site da Anvisa clicando aqui. Vá até a página Consulta Produtos > Consulta a Banco de Dados > Produtos para Saúde > Pesquisa de Produtos para Saúde Registrados.

Faça pesquisas antes de fechar com um fornecedor 

Antes de escolher aparelhos para sua clínica é preciso encontrar um fornecedor de confiança. Procure saber quais são suas certificações, como é sua reputação com seus outros clientes. 

Além disso, uma informação importante que precisa ser ponderada é a respeito da assistência oferecida durante o período de garantia. Por exemplo, se o equipamento tiver algum dano é importante que sua clínica consiga uma assistência rápida. 

Procure saber também se o fornecedor atua com serviços de calibragem e regulação dos aparelhos. Essa é uma importante questão para garantir o bom funcionamento e durabilidade dos seus equipamentos. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você […]
LEIA MAIS

Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica? O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *