Dicas de como escolher os aparelhos para sua clínica médica
A abertura de uma instituição de saúde envolve uma série de burocracias e decisões a serem tomadas que vão impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados. Uma das principais dúvidas de gestores neste primeiro momento é: como escolher os aparelhos para sua clínica médica?
Essa é uma decisão que deve ser feita com muita ponderação e assertividade. Afinal, estamos falando de instrumentos que serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Logo, é fundamental que haja muito cuidado nessa escolha, para que seja a mais segura para os pacientes, sem deixar de ser estratégica e vantajosa para o seu negócio.
Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo (a) no processo de como escolher os aparelhos para sua clínica. Confira a seguir!
Seja estratégico na sua escolha
Com o avanço das tecnologias aumentou-se de forma considerável a diversidade de funções dos equipamentos médicos. São várias opções disponíveis que permitem soluções assistenciais cada vez mais avançadas.
Logo, na hora de escolher aparelhos para sua clínica médica é necessário pensar de forma estratégica.
Essa decisão deve estar de acordo com a expectativa de demanda do seu negócio, assim como deve-se pensar no nível de qualificação que sua clínica oferecerá no atendimento.
Dependendo da sua especialidade, talvez seja interessante investir em equipamentos mais avançados. Ou seja, aqueles que possuem mais recursos e podem proporcionar diagnósticos mais precisos.
Portanto, quando for escolher aparelhos para sua clínica, é importante que seja avaliado os reais objetivos dessa ação. Além disso, claro, deverá ser ponderado as consequências clínicas, administrativas e financeiras que estarão envolvidas nessa decisão.
Conheça as opções para adquirir equipamentos médicos
Durante suas pesquisas para escolher aparelhos para sua clínica você vai descobrir que é possível adquiri-los de três formas: compra ou aluguel.
A compra de equipamentos é geralmente o mais comum. Porém, principalmente quando são necessárias tecnologias mais avançadas, o custo dos mesmos acabam dificultando o processo de compra.
Neste caso surge então a opção de alugar esses aparelhos. Ou seja, é fechado um contrato mensal com algum fornecedor, e você pagará uma determinada mensalidade para poder fazer uso dos equipamentos.
O que avaliar na hora de escolher aparelhos para sua clínica?
Custo-benefício
Como dissemos acima, você tem três opções para adquirir equipamentos médicos para sua clínica. Portanto, deve-se ponderar qual delas vai atender melhor ao planejamento estratégico do seu negócio.
Por exemplo, se sua empresa não tem recursos suficientes para fazer um investimento muito alto em aparelhos, talvez a opção do aluguel faça mais sentido neste momento.
É importante que a questão financeira não influencie na qualidade da assistência oferecida na sua clínica. Ou seja, não vá comprar equipamentos sem olhar sua procedência, e só levar em consideração seu valor.
Afinal, qualquer tipo de falha nesses aparelhos podem colocar em risco a segurança do paciente, além de causar sérios prejuízos para sua clínica.
Regularização com a Anvisa
Na hora de escolher aparelhos para sua clínica, é fundamental que seja verificado é o item possui o registro da Anvisa. (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O controle é a garantia da eficácia e segurança do produto, o que indica que o equipamento foi submetido a testes de qualidade. Além disso, assegura que o fabricante seguir todas as normas do setor.
Como fazer essa verificação? Simples, todos os equipamentos médicos devem ter uma placa de identificação indelével, visível e acessível a qualquer pessoa.
Nesta placa devem obrigatoriamente constar nome e modelo do equipamento, nome do fabricante, número de série e número de registro na Anvisa. Em caso de dúvida sobre a situação do equipamento, qualquer usuário pode procurar a Vigilância Sanitária.
Para fazer uma compra/aluguel de aparelhos médicos com segurança, você pode exigir o número de registro/cadastro na Anvisa e checar se o mesmo é válido.
Para isso basta acessar o site da Anvisa clicando aqui. Vá até a página Consulta Produtos > Consulta a Banco de Dados > Produtos para Saúde > Pesquisa de Produtos para Saúde Registrados.
Faça pesquisas antes de fechar com um fornecedor
Antes de escolher aparelhos para sua clínica é preciso encontrar um fornecedor de confiança. Procure saber quais são suas certificações, como é sua reputação com seus outros clientes.
Além disso, uma informação importante que precisa ser ponderada é a respeito da assistência oferecida durante o período de garantia. Por exemplo, se o equipamento tiver algum dano é importante que sua clínica consiga uma assistência rápida.
Procure saber também se o fornecedor atua com serviços de calibragem e regulação dos aparelhos. Essa é uma importante questão para garantir o bom funcionamento e durabilidade dos seus equipamentos.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg