Youtube para médicos: como se destacar na rede?
A criação de um Youtube para médicos é uma estratégia muito interessante para os profissionais que desejam aumentar sua presença online. Inserir-se na plataforma é uma excelente forma de criar autoridade em seu segmento, e atingir seu público-alvo de maneira mais amplificada.
Entretanto, é preciso entender o funcionamento da rede social, de modo a compreender as estratégias necessárias para se destacar neste meio. Nós vamos te ajudar!
No texto a seguir vamos apresentar algumas dicas para a criação de um canal de Youtube para médicos. Continue a leitura e descubra!
Por que criar um Youtube para médicos?
Atualmente, toda e qualquer empresa que deseja ampliar sua divulgação e alcance precisa desenvolver uma estratégia de Marketing Digital. Afinal, essa é a forma mais rápida, eficaz e até mesmo mais economicamente viável de alcançar o público-alvo.
Além disso, as pessoas estão cada vez mais recorrendo à internet para se informar sobre temas relacionados à saúde. Segundo relatório divulgado pelo Google, uma a cada 20 pesquisas realizadas na plataforma está relacionada a dúvidas sobre doenças.
Por isso, é fundamental que estas pessoas tenham acesso a informações de canais confiáveis, ou seja, de profissionais capacitados para oferecer informações corretas e conscientes.
E o Youtube é uma das redes sociais de maior alcance atualmente, sendo a segundo plataforma de pesquisa mais utilizada em todo o mundo, ficando atrás apenas do Google.
Logo, criar um canal de Youtube para médicos é uma excelente forma de criar autoridade e estabelecer uma relação de confiança com seu público-alvo.
Dicas para criação de um canal de Youtube para médicos
Para ter sucesso no Marketing Digital é importante ter uma estratégica clara e objetiva. É preciso entender quais são os requisitos necessários para se destacar em cada rede, e como você com seu conteúdo será capaz de atingir o seu público alvo.
Separamos algumas dicas para te ajudar no processo específico de desenvolvimento de um canal de Youtube. Veja só:
Equipamentos e infraestrutura para a produção de vídeos
O Youtube é uma rede social em que o vídeo é a forma de comunicação utilizada para passar as informações desejadas. Este vídeo pode se tanto uma gravação convencional, quanto produções com animação.
Seja qual for a linha de conteúdo que deseja seguir, será preciso um esforço de produção e edição para tratar o material. Ou seja, para criar autoridade, é preciso produzir um material profissional, que passe credibilidade e confiança ao público.
Por exemplo, digamos que você opte por gravar os vídeos você mesmo. Neste caso, será preciso equipamentos como câmeras HD de qualidade, além de um cenário adequado, produção de roteiros para os vídeos e edição dos mesmos.
Produza conteúdos de qualidade
De nada vai adiantar os melhores equipamentos, um lindo cenário e uma edição de excelência se o seu conteúdo não for de qualidade, ou seja, não for relevante para o seu público.
Portanto, priorize a criação de conteúdos úteis, que atendam realmente às dores das pessoas. Quais são as dúvidas mais comuns que você recebe no seu consultório? Pense em formas que você possa solucioná-las nos vídeos.
É interessante também pensar em formatos diferentes de conteúdos para que as informações não fiquem muito maçantes. Por isso, recomendamos que você utilize estratégias variadas nos vídeos.
Por exemplo, você pode utilizar recursos de perguntas e respostas, pode esclarecer mitos sobre doenças, dar dicas de como preveni-las, entrevistar outros profissionais, etc.
Vale ressaltar também a importância de utilizar sempre uma linguagem didática, sem muitos jargões médicos, lembrando que você está conversando em sua grande maioria com pessoas leigas.
Estratégias de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são estratégias utilizadas para otimizar e potencializar o posicionamento do seu conteúdo nas páginas de pesquisa, como o Google.
Ou seja, essas estratégias vão ajudar que seus vídeos estejam bem ranqueados no momento em que as pessoas realizarem pesquisas sobre o tema abordado.
Por isso, é importante que na hora de criar os conteúdos, você leve em consideração palavras-chave estratégicas do seu segmento. Logo, você deve produzir vídeos abordando esses temas.
Veja algumas técnicas de SEO que deve utilizar em seus vídeos:
- Utilize a palavra-chave no título do vídeo, de preferência logo no início.
- Use a palavra-chave na descrição do vídeo, e esta deve conter no mínimo 250 palavras.
- Use tags estratégicas no vídeo, contendo a palavra-chave e suas variações.
Outras dicas para Youtube para médicos
- Na descrição do vídeo, certifique-se de chamar o público para alguma ação. Você pode, por exemplo, direcioná-los para o seu site, e/ou para suas redes sociais.
- Nada de vídeos muito extensos, eles podem fazer o seu engajamento cair. Dê preferência para criação de vídeos de cerca de 5 a 10 minutos.
- Divulgue os vídeos produzidos no Youtube em outras redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin.
- Use thumbnails bem produzidas para despertar o interesse do público. A imagem deve indicar qual será o conteúdo do vídeo, e você pode também utilizar algum texto de impacto para atrair atenção.
- Faça transmissões ao vivo no seu canal. O Youtube geralmente prioriza este tipo de conteúdo.
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg