fbpx

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

por maislaudo / Há 7 anos

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você consiga aumentar o lucro de clínica médica, tornando o seu negócio um verdadeiro case de sucesso na área da medicina.

Ficou interessado? Quer conhecer as nossas dicas? Então siga a leitura e confira agora mesmo.

1 – Faça o fluxo de caixa corretamente

Um erro cometido por muitos médicos iniciantes é não fazer o fluxo de caixa corretamente, misturando gastos pessoais com gastos do consultório. Isso é um erro que deve ser evitado para que você tenha uma real noção do que é gasto em cada área da sua clínica.

É importante que, de acordo com a sua média de lucros, seja definido um salário para o administrador da clínica e que suas contas pessoais sejam pagas com esse dinheiro e não com os valores do caixa do consultório.

2 – Contrate uma boa secretária

Quem faz a cobrança dos clientes no consultório, bem como faz o atendimento aos pacientes e a marcação das consultas é a secretária. Por se tratar de uma profissional tão importante para o consultório, a seleção para contratação deve ser bastante rigorosa.

Uma ideia interessante é contratar como secretária uma profissional que possua curso técnico em enfermagem, de modo que ela possa desenvolver e auxiliar os médicos em atividades corriqueiras como organização de prontuários, por exemplo.

3 – Invista no marketing para aumentar o lucro da clínica

É claro que a medicina exige alguns parâmetros éticos para o marketing, mas isso não quer dizer que você não deve investir no marketing da sua clínica. E para essa divulgação, você pode investir tanto nas mídias tradicionais, como nas mídias digitais.

A ideia de investir em diferentes tipos de mídias está relacionada com o foco em diferentes tipos de públicos. Um público mais tradicional pode ser atingido com um anúncio em jornal impresso, enquanto o público jovem em ações nas redes sociais, a título de exemplo.

4 – Torne a sua marca consolidada

Para se tornar uma referência na área da medicina em que atua e consequentemente lucrar mais, a sua clínica precisa ter uma marca consolidada perante os públicos e isso só é possível se algumas ações estratégicas forem adotadas.

Você pode realizar um trabalho de branding, por exemplo, desenvolvendo uma identidade visual bem pensada e que cumpra com o objetivo de passar aos pacientes uma mensagem de qualidade, seriedade e competência.

5 – Invista em novas tecnologias

A tecnologia deve se tornar uma aliada na sua clínica, seja na parte administrativa e burocrática, como em um software de gestão, por exemplo, como em equipamentos modernos para a realização de testes e exames nos pacientes.

Além disso, você pode terceirar serviços e assim otimizar seus gastos. É possível trabalhar com laudos à distância, sem que isso resulte na perca da qualidade do seu atendimento.

Com nossas dicas de como aumentar o lucro de clínica médica, temos certeza que você conseguirá ganhar mais dinheiro com o seu negócio e prosperar cada vez mais. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha mais dicas para nossos leitores, deixe um comentário no espaço abaixo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Aprenda a elaborar o planejamento estratégico para clínica médica

As instituições de saúde são como empresas e precisam elevar sua produtividade, melhorar a qualidade dos serviços frente à demanda crescente, aumentar a eficiência dos processos executados e propiciar um atendimento humanizado ao paciente. Para atender a todas essas necessidades e manter a empresa em níveis de rentabilidade satisfatória, é preciso que os gestores elaborem estratégias […]
LEIA MAIS

Saiba como divulgar sua clínica médica nas redes sociais

A cada dia surgem novos canais digitais capazes de trazer muito destaque para as empresas. Uma clínica médica também pode aproveitar estas oportunidades, principalmente se decidir começar a atuar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter a abordagem adequada e evitar alguns erros que têm o potencial de destruir sua reputação. Para ajudar, reunimos […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *