Marketing digital para a área da saúde: 3 dicas práticas
O marketing digital para a área da saúde é uma prática que cresce cada vez mais. Seja para atrair novos pacientes ou fidelizar os já existentes, as estratégias de marketing digital são fundamentais para a visibilidade da sua clínica médica.
Mas você sabe como se posicionar digitalmente? Quais estratégias devem ser adotadas por uma instituição de saúde? É o que você vai descobrir a seguir, continue a leitura e confira as dicas que preparamos.
Importância do marketing digital para a área da saúde
O digital é uma grande parte da nossa rotina atualmente. É fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação, enfim, é uma realidade presente na vida da grande maioria da população.
Por isso, ele aparece também como uma oportunidade poderosa de negócio. Ignorar sua relevância é um grande erro.
A internet acaba sendo uma grande fonte de pesquisa quando o assunto é saúde. Logo, é importante inserir-se nesse meio e criar autoridade para com isso expandir o seu negócio. Dessa forma, sua clínica pode alcançar importantes resultados, como por exemplo:
- Expansão do mercado
- Otimização do atendimento
- Fidelização dos clientes
- Tornar-se referência na especialidade
- Analisar e calcular o ROI
3 Passos para definir sua estratégia
Como dissemos anteriormente é importante que sua instituição de saúde esteja presente no meio digital. Porém, é fundamental que seja feito um posicionamento estratégico, com ações assertivas para o seu público alvo.
A seguir apresentamos alguns passos importantes para montar a melhor estratégia para o seu negócio. Confira
Primeiro passo: definir sua persona
A definição da persona deve ser o primeiro passo de qualquer estratégia digital. Afinal, toda a estratégia deve girar em torno dela, dessa forma você certifica-se de estar levando seu conteúdo para a pessoa certa, para quem você realmente quer atingir.
A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.
É possível ter mais de uma persona, porém não recomendamos a criação de mais de 4 perfis. Não seja muito genérico nessa definição e nem tão específico, ache o meio termo.
Separamos alguns questionamentos que podem ajudá-lo na definição da persona:
- Quem é o seu potencial paciente (características físicas, demográficas e psicológicas)
- Que tipo de assunto interessa a ele?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (pessoalmente e profissionalmente)
- Qual o seu nível de instrução? Quais são os seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quem influencia as suas decisões?
- Quais problemas ele enfrenta no dia a dia?
- De que forma esses problemas o afetam?
Segundo passo – desenvolva conteúdo
Esse é o principal passo da estratégia de marketing digital para a área da saúde. A produção de conteúdo relevante é fundamental para atrair a sua persona.
O funil do marketing digital é uma boa referência para definir sua estratégia. O funil indica os diferentes estágios de relacionamento com a sua persona. Logo, deve-se criar conteúdos distintos para cada etapa.
A etapa primordial é a atração, pois é quando você cria conteúdos extremamente informativos para atrair sua persona. É o caminho direto da sua empresa com o paciente.
É dessa forma que sua empresa poderá ranquear no Google. Ou seja, quando as pessoas buscarem alguma informação, sua empresa estará lá para responder a dúvida.
O marketing de conteúdo pode ser disseminado de diversas formas, em blogs, nas redes sociais e com as palavras-chaves. É importante entender onde está o seu público e investir nos meios corretos.
Importante: o investimento em anúncios, como o Facebook Ads e o Instagram Ads são estratégias importantes para potencializar as chances de alcançar sua persona.
Terceiro passo: fase de relacionamento
Afinal, como criar um relacionamento utilizando-se do marketing digital para a área da saúde?
Muitas instituições da área da saúde não investem nesse relacionamento, não mantém contato com o seu paciente. É fundamental não somente atrair o público, mas também ter ferramentas para fidelizá-lo.
A nutrição dos leads é uma etapa importante para estabelecer autoridade, referência no meio. É preciso conversar com as pessoas, se fazer presente.
De que forma? O WhatsApp é uma excelente ferramenta para relacionamento, e você pode usufruir de ferramentas que vão automatizar esse processo.
Além disso, o e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing digital para a área da saúde. Com ele é possível criar fluxos de acordo com o comportamento do seu cliente. Ou seja, você automatiza os conteúdos enviados que são enviados de acordo com o interesse da pessoa.
Ferramentas como o RD Station são ideais para automatizar e simplificar esse processo.
E aí, gostaram das dicas? Você pode entender mais sobre os benefícios do Marketing Digital para a área da saúde nesse treinamento gratuito que a Mais Laudo organizou em parceria com o sócio diretor da E-Dialog Agência de Marketing Digital, Renan Caixeiro.
Nele você vai conferir mais dicas práticas como essas, além de pegar diversas dicas de ferramentas que podem auxiliá-lo a otimizar sua presença no Marketing Digital.
Leia também: Inbound marketing para clínicas: dicas para implementar o método
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg