3 dicas para melhorar o relacionamento com pacientes
O relacionamento com pacientes é algo que precisa ser construído com eficiência e técnicas de humanização. Isso porque essa relação é tênue e pode ser influenciada por fatores individuais e institucionais.
Sendo assim, é fundamental elaborar estratégias que atendam às carências dos pacientes. Porém, é preciso sempre considerar as questões clínicas, financeiras e administrativas inerentes ao processo.
Além disso, ao conseguir o equilíbrio nesse quesito, é interessante avaliar periodicamente as práticas implantadas, a fim de manter o bom nível de atendimento e aumentar continuamente a produtividade nos serviços.
Quer saber como melhorar o relacionamento com pacientes em uma clínica? Então, não deixe de acompanhar este post e sinta-se mais confiante para aplicar nossas dicas!
1. Mantenha diversos canais de comunicação
No mundo tecnológico em que vivemos, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails são vistos como canais de comunicação equiparáveis ou mais avançados do que o contato telefônico e as correspondências enviadas à residência.
Alguns pacientes atribuem praticidade e economia de tempo a essas novas tecnologias. Já outros ainda preferem o contato telefônico devido às limitações para aprender a utilizar esses novos recursos.
Dessa forma, cabe aos médicos e aos integrantes da clínica abordarem a preferência dos pacientes em relação ao canal de comunicação para evitar falhas nesse processo e ausências não justificadas.
2. Preste assistência clínica eficiente
A assistência clínica deve ser pautada no compromisso, no conhecimento e na pontualidade, requisitos fundamentais para uma boa impressão da instituição. Nesse ponto, as responsabilidades dos profissionais são fatores cruciais.
O compromisso com o paciente reflete-se no acolhimento adequado ao indivíduo, na resposta completa aos questionamentos, no tempo dedicado à consulta clínica, na confiança transmitida por meio dos conhecimentos científicos e na honestidade da relação terapêutica.
Após equilibrar essas variáveis, os gestores devem investir em uma infraestrutura confortável e aconchegante e em treinamentos efetivos e periódicos para a equipe administrativa, da recepção e da higienização.
3. Ofereça serviços diferenciados
Para manter uma clínica diferenciada em relação à concorrência, além de investir nos requisitos acima, é importante oferecer estratégias inovadoras que auxiliem a assistência e garantam percepção positiva dos pacientes.
Dentre essas possibilidades, enquadram-se o prontuário eletrônico — que mantém o histórico clínico e medicamentoso do paciente e pode ser acessado rapidamente — e a emissão de laudos médicos online.
Essa ferramenta pode trazer benefícios diretamente para o paciente, na medida em que ele passa a ter acesso ao seu exame em pouco tempo e poderá armazená-lo nos arquivos pessoais ou encaminhá-lo eletronicamente para o médico assistente.
Além disso, as vantagens para a instituição também são notórias, pois há redução de custos com impressão e diminuição da necessidade de uma área física para armazenamento desses documentos clínicos.
O relacionamento com pacientes é algo que deve ser buscado de forma constante e com condutas específicas, de modo a evitar absenteísmo ou insatisfação por parte deles. Para tanto, é interessante investir continuamente em técnicas humanísticas de abordagem, melhorar os processos administrativos e oferecer serviços eficientes para melhorar o atendimento.
E você, o que tem feito para melhorar os serviços da sua clínica? Em qual aspecto ainda precisa investir? Aproveite que está por aqui e entenda também um pouco mais sobre atendimento humanizado. Boa leitura!
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg