Como surgiu o Novembro Azul e por que ele é tão importante?
O novembro azul é uma campanha para avaliação da saúde masculina e surgiu após o grande impacto positivo e engajamento dos profissionais clínicos, referentes ao outubro rosa — destinado à análise dos cuidados da mulher e a conscientização sobre a mamografia.
Sendo assim, ocorre no período de novembro uma divulgação em massa pela mídia sobre a importância dos cuidados na saúde, como enfoque em uma doença de grande incidência na população masculina: o câncer de próstata.
Quer saber mais sobre o novembro azul? Então não perca as informações que daremos a seguir!
Como surgiu o novembro azul?
Devido a grande sensibilização da mídia com a campanha do outubro rosa, foi proposto o novembro azul para a população masculina. Como todos os profissionais já estavam engajados em prol desse movimento, a ideia foi divulgar essa campanha no mês seguinte ao das mulheres para manter todos em alerta.
Isso porque, além das mulheres se conscientizarem sobre os cuidados em saúde, elas se tornam incentivadoras de seus parceiros ou familiares, e contam como a experiência foi proveitosa.
Além disso, como forma de incitar a curiosidade, muitos homens fazem algo diferente nesse mês, como deixar o bigode crescer para divulgar a campanha em uma mistura do termo em inglês “movember” (mustache + november).
Qual é a importância do novembro azul?
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia prostática é a segunda em maior incidência na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
No entanto, devido a questões culturais de ordem preconceituosa, muitos homens não se submetem ao exame de toque retal, triagem fundamental para detectar precocemente o câncer de próstata.
Assim, o novembro azul foi uma forma de alerta para os homens cuidarem da saúde, fazendo os exames laboratoriais periódicos conforme a faixa etária, além de se submeterem ao exame para detecção precoce do câncer de próstata.
Quais os exames contemplados no novembro azul?
A campanha estimula o homem a ter mais cuidado com a sua saúde por meio de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, controle do estresse emocional e acompanhamento periódico das doenças crônicas já diagnosticadas.
Todavia, o foco principal é a detecção precoce do câncer de próstata com o exame de PSA e do toque retal — ferramentas que se complementam significativamente para revelar um diagnóstico mais apurado.
Dessa forma, durante o mês de novembro, os veículos de comunicação divulgam informações a respeito da doença, e os consultórios médicos se sensibilizam para atender um número maior de pacientes. Alguns laboratórios também já oferecem desconto especial para a realização dos exames clínicos sobre o câncer de próstata.
A campanha do novembro azul surgiu após o sucesso do outubro rosa, com a grande sensibilização em prol das doenças neoplásicas mamárias na mulher. Nesse sentido, a divulgação sobre a importância dos cuidados clínicos no homem bem como a realização dos exames laboratoriais e de toque renal devem ser estimulados, combatendo o preconceito e evitando o aparecimento ou o diagnóstico do câncer de próstata em estágio avançado.
E você, já sabia sobre o novembro azul? Quer ficar por dentro de informações relevantes sobre saúde? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg