fbpx

4 dicas para fazer bons laudos médicos

por maislaudo / Há 3 anos

A emissão de laudos médicos é uma das principais atividades de clínicas e hospitais que realizam centenas de exames diariamente e é um ponto crucial para o bom funcionamento desses estabelecimentos. Os gestores da área de saúde buscam alternativas para organizar e otimizar esse processo, garantindo um bom fluxo dentro das unidades de saúde.

Porém, de nada adianta emitir muitos lados se eles não forem elaborados com qualidade. A emissão de bons laudos médicos é a base para o diagnóstico preciso e garante que um exame não tenha que ser repetido desnecessariamente.

Acompanhe o post e conheça algumas dicas para fazer bons laudos médicos!

1. Acesso às informações do paciente

O médico, ao realizar um laudo, analisa as informações presentes no exame para chegar a uma conclusão diagnóstica. Os achados dos exames podem ter significados diferentes de acordo com:

  • o histórico do paciente;
  • seu perfil;
  • suas doenças associadas.

Por isso, para a realização do laudo, o médico precisa ter acesso fácil e rápido às informações pertinentes do paciente, tais como:

  • sintomas e sinais clínicos apresentados;
  • exames de laboratório;
  • exames de imagem anteriores, para análise comparativa.

Um sistema de gestão para clínicas que integre o prontuário do paciente, exames e laudos pode facilitar esse acesso.

2. Componentes do laudo médico

Para ser considerado completo e claro, com informações que subsidie a análise por todos os profissionais de saúde que o lerão, um laudo médico precisa ser elaborado com alguns componentes específicos. É interessante criar listas de verificações para checagem antes da emissão final do laudo.

Os componentes que integram o laudo são:

  • motivo da solicitação do exame;
  • nome completo do paciente;
  • clínica e médico solicitante do exame;
  • outras informações pertinentes do paciente (idade, peso);
  • técnica utilizada para o exame;
  • descrição detalhada do exame;
  • hipótese/ impressão diagnóstica.

3. Exame de qualidade

A qualidade dos laudos médicos depende também da qualidade do exame realizado, especialmente no caso em diagnósticos por imagem. Falhas de qualidade na captura de imagens podem gerar dificuldade na descrição do exame e até mesmo impressão diagnóstica errada.

Alguns fatores que podem comprometer a qualidade do exame são:

  • utilização de aparelhos ultrapassados para sua realização;
  • paciente mal posicionado ou se mexendo durante o procedimento;
  • falta de preparo e desatualização do técnico responsável.

4. Terceirização de laudos online

A emissão de laudos médicos à distância tem sido a solução para diversas clínicas que desejam gerir melhor seu fluxo de laudos e atingir sua demanda sem atrasos. A terceirização de laudos online é feita por empresas que contam com médicos especialistas na emissão de laudos, a partir dos exames enviados pela internet.

Essa prática diminui o número de pessoal necessário dentro da clínica e o tempo de espera para a emissão de um laudo, além de garantir segurança e satisfação para os pacientes.

Emitir bons laudos médicos é essencial para manter o nome e a reputação da clínica, garantir a qualidade de atendimento e diminuir o retrabalho. Essa qualidade é proporcionada pela terceirização de laudos online, que também traz mais eficiência e menor custo para o processo.

Agora que você entendeu como a terceirização de laudos pode trazer benefícios para sua clínica, entre em contato com a Mais Laudo para saber mais sobre nossos serviços e solicitar um orçamento.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Entenda como funcionam os laudos online

A emissão de laudos online é uma estratégia inovadora que tem melhorado os serviços de saúde no aspecto assistencial e gerencial. Por meio da implantação dessa ferramenta, o gestor garante laudos mais detalhados em menor tempo. Além disso, para se adequar a essa tecnologia, não são necessárias mudanças significativas nas rotinas existentes. Em geral, os ajustes acontecem apenas nos horários […]
LEIA MAIS

9 DICAS PARA FAZER BONS LAUDOS MÉDICOS

A emissão de laudos médicos é uma das principais atividades de clínicas e hospitais que realizam centenas de exames diariamente e é um ponto crucial para o bom funcionamento desses estabelecimentos. Os gestores da área de saúde buscam alternativas para organizar e otimizar esse processo, garantindo um bom fluxo dentro das unidades de saúde. Porém, […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *