fbpx

Pacientes faltantes: 3 soluções para evitar esse problema

por maislaudo / Há 2 anos

Pacientes faltantes constituem um problema complexo nas instituições de saúde. As causas são diversas e as consequências drásticas. Por isso, é importante elaborar estratégias para minimizar os danos e melhorar essa situação.

Dessa maneira, fazer um levantamento do perfil dos pacientes faltantes, das atividades internas que contribuem para esse cenário e de outros quesitos que podem influenciar nessa situação, é essencial.

Quer saber como reduzir o número de pacientes faltantes? Então confira nosso post de hoje e veja como!

1. Fazer ligações para confirmar a consulta

Pode parecer simples, mas uma ligação ao paciente para confirmar a data e o horário da consulta pode ser útil e eficaz. Além disso, torna a relação mais estreita e tende a ser mais proveitosa para ambas as partes.

Isso porque firma-se um compromisso mútuo em que todos serão beneficiados. De um lado, os gestores que confirmarão a presença e, de outro, os pacientes que se sentirão importantes e avaliarão a clínica com outros olhos.

Também é possível fazer essa apuração por outros recursos: mensagens instantâneas no celular, e-mails, cartas, redes sociais etc., são bons exemplos.

2. Estabelecer uma política de ausência

Em um consultório clínico com profissionais muito requisitados pela excelência dos serviços é importante não deixar arestas de horários, pois diminui a produtividade da empresa. Pensando nisso, e no próprio bem-estar do paciente, é necessário instituir uma política de ausências para dar oportunidade para outros requisitantes.

A política de ausência deve ser esclarecida no momento da marcação das consultas e consiste em determinar limite máximo de atrasos, desistência do atendimento ou troca de horário sem aviso prévio plausível para remanejamento.

Os pacientes devem compreender as orientações e estarem cientes de que, em caso de recorrência, serão impedidos de marcar consultas novamente. É crucial ressaltar que essa política é para garantir atendimento de excelência aos pacientes e prover oportunidade para outros que estejam interessados.

3. Diminuir o intervalo entre consultas

Diminuir o intervalo entre consultas é uma estratégia que, se for bem planejada, tende a apresentar resultados promissores. Além disso, é fundamental gerenciar o tempo gasto para cada consulta e remanejar os horários ociosos.

Consultas iniciais são mais demoradas e devem ser intercaladas com consultas de retorno, para não sobrecarregar o profissional de saúde e nem gerar inquietação por parte dos pacientes na sala de espera.

Além disso, a diminuição do intervalo de tempo entre os atendimentos deve ser acordada com os médicos, relatada ao paciente e gerenciada pela equipe de recepção. Dessa forma, a rotina funcionará de forma mais harmônica e ninguém sairá insatisfeito.

Pacientes faltantes preocupam as empresas de saúde que prezam por uma assistência clínica qualificada, produtividade nos serviços e diminuição da ociosidade dos profissionais de saúde. As alternativas apresentadas nos textos tendem a reduzir essa situação, organizar o fluxo de atendimento e garantir a satisfação do paciente.

Por isso, se você está com esse problema, comece implantando medidas simples e gradativas e observe a reação dos pacientes. Por meio dessas práticas, seu consultório ganhará notoriedade e seriedade para lidar com os pacientes que não faltam por motivos tolos.

Ainda está com dúvidas a respeito do tema? Não sabe como iniciar essas mudanças? Deixe seu comentário!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Aumente a satisfação dos pacientes diminuindo atrasos médicos

O atraso no atendimento de pacientes que estão aguardando uma consulta médica é algo que deve ser evitado ao máximo numa clínica, uma vez que ele pode gerar uma percepção negativa contra os médicos que ali trabalham e, em alguns casos, até ser mal entendido como uma forma de “descaso” com a pessoa num momento […]
LEIA MAIS

Laudos médicos online: telemedicina e qualidade para os pacientes

A telemedicina chegou trazendo muitas novidades para a área médica nos últimos anos. Ela diminui as distâncias por meio de serviços médicos realizados de forma remota, da internet ou intranet. Com sistemas de laudos médicos online, os resultados de exames são entregues de forma digital, em vez do tradicional papel, podendo até mesmo serem consultados com o uso de smartphones […]
LEIA MAIS

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

Um comentário sobre “Pacientes faltantes: 3 soluções para evitar esse problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *