fbpx

Locação de equipamentos médicos por comodato: vantagens para sua clínica

por maislaudo / Há 7 meses
locação de equipamentos médicos por comodato

A locação de equipamentos médicos por comodato é uma das melhores formas de expandir seu negócio sem grandes riscos financeiros. A modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos graças à popularização da telemedicina na área da saúde. 

Quer entender melhor como funciona a locação de equipamentos médicos por comodato? No texto a seguir vamos apresentar quais são as vantagens de fechar esse tipo de contrato na sua clínica. Confira! 

Como funciona a locação de equipamentos médicos por comodato? 

Primeiramente faz-se necessário a contextualização do que seria comodato. Basicamente, o termo significa uma parceria de locação firmada entre duas partes que não envolve nenhum tipo de compensação financeira. 

Portanto, a locação de equipamentos médicos por comodato acontece quando clínicas fecham um contrato de parceria com empresas de telemedicina

Neste caso, a clínica ou consultório médico fecha um pacote de emissão de laudos à distância. A empresa de telemedicina, por sua vez, disponibiliza de forma gratuita os equipamentos médicos hospitalares para que sejam realizados os exames. 

Qual a diferença do aluguel comum para a locação de equipamentos médicos por comodato?

Muitas clínicas médicas já optam mesmo pelo aluguel dos aparelhos utilizados para a realização dos exames. Mas afinal, qual a diferença disso para a modalidade de comodato? Qual é a mais vantajosa? 

Em vários sentidos, a locação por comodato pode ser mais benéfica. A principal vantagem é que, nessa modalidade sua clínica receberá todo um suporte técnico durante a vigência do contrato. 

Ou seja, com a locação por comodato você terá direito à treinamentos, assim como à manutenção adequada para usufruir dos aparelhos da melhor forma. 

Além disso, há de se destacar o fato de que, com o aluguel por comodato, sua clínica ainda estará fechando um serviço que representa uma significativa vantagem competitiva. A emissão de laudos à distância é um dos serviços que mais trazem otimização para a gestão médica. 

Vantagens da locação de equipamentos médicos por comodato

Comprar equipamentos médicos representa um investimento financeiro muito alto. Logo, a opção de aluguel por comodato surge como o cenário perfeito, uma vez que que representa menos riscos financeiros.

Portanto, essa opção é muito buscada, principalmente por clínicas que estão no início ou aquelas que estão querendo expandir mas não possuem um grande capital para investir. 

É possível perceber a redução de custos com a prática de diversas maneiras. Afinal, será possível aumentar a demanda por consultas e exames, assim como reduzir determinados recursos operacionais e pessoais. O resultado é de uma maior sustentabilidade financeira para sua clínica. 

Os principais benefícios de fechar contrato de locação de equipamentos médicos por comodato são: 

  • Não há custos para aquisição dos equipamentos.
  • Ainda terá os benefícios de contar com o serviço de laudos à distância. 
  • Sua clínica receberá treinamentos e todo suporte necessário para manuseio dos aparelhos. 
  • Os recursos financeiros podem ser direcionados para outros setores, como o de expansão de exames, por exemplo. 
  • Os equipamentos chegam até sua clínica de forma mais rápida do que se você tivesse que comprá-los.

Como é feito o contrato de aluguel por comodato? 

Como dissemos acima, este tipo de locação funciona da seguinte maneira: sua clínica deverá fechar um pacote de laudos à distância com determinada empresa de telemedicina. Esta, por sua vez, vai disponibilizar os devidos equipamentos para que sua clínica possa realizar os exames. 

Em geral, os contratos contemplam um tempo de adequação, treinamento da equipe e divulgação dos serviços antes do primeiro pagamento, poupando o capital de giro do negócio. 

Além disso, sua clínica pode agendar a permanência do equipamento de acordo com a demanda. 

Ou seja, caso não haja procura para determinado exame que justifique sua permanência, é possível abrir a agenda para aquele procedimento apenas em determinados dias da semana e ter o aparelho em comodato somente nesses dias.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Equipamentos médicos: como e o que adquirir para uma clínica?

Equipamentos médicos são recursos tecnológicos essenciais para diagnóstico e acompanhamento das doenças dos mais diferentes tipos. No entanto, essas tecnologias precisam se adequar ao perfil da clínica. Sendo assim, é fundamental fazer uma investigação minuciosa sobre os equipamentos médicos mais interessantes para a instituição, bem com a avaliação do custo-efetividade na sua aquisição. Quer saber […]
LEIA MAIS

Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica? O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *