fbpx

Equipamentos médicos: como e o que adquirir para uma clínica?

por maislaudo / Há 5 anos

Equipamentos médicos são recursos tecnológicos essenciais para diagnóstico e acompanhamento das doenças dos mais diferentes tipos. No entanto, essas tecnologias precisam se adequar ao perfil da clínica.

Sendo assim, é fundamental fazer uma investigação minuciosa sobre os equipamentos médicos mais interessantes para a instituição, bem com a avaliação do custo-efetividade na sua aquisição.

Quer saber como adquirir equipamentos médicos com eficiência e qualidade? Então, não deixe de ler nosso post de hoje para descobrir!

Faça um planejamento estratégico

A programação para compra de um recurso tecnológico inovador deve envolver a investigação sobre as principais indicações clínicas, sobre o prazo para entrega do produto e as condições para operacionalização dessas ferramentas.

Também devem ser consideradas quais etapas serão otimizadas com esse recurso, quais rotinas serão readaptadas e como efetivará o treinamento da equipe clínica e administrativa. Nesse último, recomenda-se estipular um prazo para a finalização do processo.

Fique atento aos objetivos

Ao optar pela compra de equipamentos médicos, os gestores devem avaliar quais são os objetivos dessa ação e as consequências clínicas, administrativas e financeiras que serão apuradas por indicadores.

Nesse sentido, os indicadores assistenciais são analisados mediante a porcentagem na sensibilidade do aparelho, rapidez na entrega dos resultados e melhoria das imagens radiológicas, além da satisfação do paciente.

Os indicadores administrativos e financeiros podem ser levantados por meio do aumento do número de procedimentos e consultas, redução de custos com manutenção em equipamentos médicos obsoletos, entre outras variáveis.

Faça uma pesquisa detalhada dos fornecedores

A partir da decisão por adquirir tecnologias médicas eficientes, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada sobre a idoneidade das empresas que comercializam os equipamentos a fim de não ter problemas futuros.

Nesse contexto, cabem aos gestores fazer uma investigação sobre a documentação para funcionamento da empresa, comprovações referentes ao registro nos órgãos sanitários e relatos de outras instituições quanto à eficiência do produto.

Saiba negociar com a empresa

Equipamentos médicos são, na maioria das vezes, tecnologias de alto custo devido à especificidade e sensibilidade nas atividades clínicas contempladas. Portanto, é de suma importância avaliar a necessidade para dispender um grande investimento financeiro nessas tecnologias.

Sendo assim, é de responsabilidade dos gestores, uma vez definido o tipo e a marca do aparelho, avaliar as condições relacionadas ao prazo de entrega e modalidades de financiamento.

Nesse quesito, cabe uma negociação quanto ao parcelamento, antecipação da entrega ou desconto para compra de mais unidades, situações que podem ser benéficas para ambas as partes.

Ressalta-se que a aquisição de tecnologias diagnósticas e terapêuticas deve ser precedida de estudos de viabilidade orçamentária, considerando o período de manutenção preventiva e assessoria dos representantes, fatores que muitos gestores desconsideram no cálculo final.

Os equipamentos médicos são tecnologias necessárias para as clínicas de diversos segmentos. Porém, sua aquisição deve envolver uma análise das principais indicações, avaliação do custo e da efetividade da implantação, levantamento dos custos iniciais e de manutenção e monitoramento dos benefícios por meio de indicadores efetivos. Além disso, o poder de negociação é um fator diferencial no momento da compra dos produtos.

Você ainda tem dúvidas sobre o processo de compra de equipamentos médicos? Então, não deixe de ler também Você sabe como escolher bons fornecedores para sua clínica?!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 motivos para terceirizar serviços em uma clínica médica

A necessidade das empresas focarem e investirem em suas principais atividades (atividades-fim), sem que haja perda a qualidade nas atividades secundárias (atividades-meio), fez com que a terceirização de serviços tenha se tornado uma escolha cada vez mais frequente e há muitos anos se mostra vantajosa tanto no cenário nacional quanto internacional. Mesmo sendo uma prática […]
LEIA MAIS

Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica? O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e […]
LEIA MAIS

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *