fbpx

Plataforma de telemedicina: entenda seu funcionamento

por maislaudo / Há 7 meses
Como funciona uma plataforma de telemedicina?

Saiba como funciona uma plataforma de telemedicina e as vantagens em utilizar um bom sistema em seu consultório, clínica ou hospital!

A telemedicina surgiu como uma das formas mais eficientes de modernizar a medicina. Os benefícios vão desde a otimização da gestão da clínica até o atendimento, suporte e acompanhamento do paciente.

O modelo vem ganhando cada vez mais visibilidade no setor e aderência de médicos e hospitais devido a eficácia na hora de obter bons resultados.

Entender como funciona o sistema de telemedicina é indispensável para médicos, clínicas de saúde e hospitais que desejam se destacar no mercado.

Pensando nisso, explicamos para você, em detalhes, como funciona uma plataforma de telemedicina.

Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:

  • O que é telemedicina?
  • Como funciona uma plataforma de telemedicina
  • Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina

Antes de tudo: o que é telemedicina?

A telemedicina é um método avançado que, através do uso de tecnologias diversas, permite a prática da medicina à distância, o que otimiza a gestão da clínica, o diagnóstico e o atendimento oferecido ao paciente.

Além disso, permite a troca de informações e análises médicas, oferece apoio à medicina tradicional e, ainda, assegura a obtenção de laudos a distância. Tudo isso através de computadores, notebooks, tablets e smartphones conectados à internet.

As consultas podem ser feitas por meio de videoconferência, os profissionais conseguem acessar e avaliar os exames de qualquer lugar – de forma totalmente segura e legalizada. E mais: é possível monitorar pacientes, acompanhar congressos, compartilhar experiências e trocar conhecimentos.

Contudo, é preciso contar também com uma plataforma específica e com serviços especializados. Mas, antes disso, é preciso certificar que todas as práticas estarão de acordo com a Legislação da Telemedicina.

Baixe o nosso Guia de Legislação da Telemedicina no Brasil de forma totalmente gratuita e tenha acesso às informações indispensáveis para o exercício correto das práticas de telemedicina. Confira abaixo!

Como funciona uma plataforma de telemedicina?

Como já dissemos anteriormente, é preciso haver conexão com a internet para que a transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem sejam possíveis.

Além disso, para que a equipe consiga proporcionar maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento, toda a prática precisa contar com um software adequado, eficiente e seguro.

Pois, assim como a equipe médica precisa confiar plenamente, os pacientes também precisam acreditar no método durante todo o atendimento e acompanhamento.

Laudos médicos, diagnósticos, análises, prontuários e vários outros tipos de dados estarão armazenados nos servidores, além de informações da equipe, dados da gestão e, até mesmo, logins e senhas.

Em resumo:

O sistema para telemedicina não é apenas uma plataforma para videoconferências. Ele vai assegurar uma série de ações e recursos para a prática da medicina à distância.

Ele possibilita a teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento e teleducação – tudo através do ambiente virtual, sempre autenticado e com segurança máxima; assegura o compartilhamento de informações; armazena todos os dados e permite a troca de informações entre os profissionais.

Vantagens de uma boa plataforma de telemedicina

Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina

Na hora de otimizar a gestão da clínica e de investir na segurança das informações, os sistemas para telemedicina têm se tornado cada vez mais procurados pelos hospitais e clínicas médicas.

Isso porque os sistemas de telemedicina beneficiam tanto a equipe médica quanto o paciente.  Ao proporcionar maior agilidade na troca de dados entre os profissionais da saúde, a plataforma facilita a rotina da equipe e leva informações e conhecimentos indispensáveis a lugares mais remotos.

E mais:

  • Aumenta a qualidade e a personalização dos serviços prestados;
  • Aumenta a produtividade do consultório, da clínica ou do hospital;
  • Assegura maior capacidade de atendimento;
  • Permite agendamento e atendimento seguro on-line;
  • Otimizam a gestão e os processos organizacionais;
  • Viabilizam uma forma mais acessível, ágil e prática de obter laudos médicos de qualidade à distância.

E não para por aí: com a emissão de laudos online, é possível reduzir os custos e aumentar a eficiência dos processos. Com esse tipo de serviço, o médico ou a médica não vai precisar laudar todos os exames que forem realizados na instituição.

Uma vez que o serviço for terceirizado para uma empresa, como a Mais Laudo, será possível investir o tempo para oferecer muito mais suporte para eles, além de conseguir atender mais pacientes.

vantagens da telemedicina

– Leia também: Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor

Telemedicina na Mais Laudo

São muitas as opções de empresas de telemedicina, por isso, é importante pesquisar bem para fazer a escolha certa. Para o serviço de emissão de laudos de exames, sua melhor escolha é a Mais Laudo.

Listamos algumas características e diferenciais da nossa plataforma de telemedicina. Veja a seguir: 

Sistema Online Disponível para acesso de qualquer lugar do mundo

Pode ficar tranquilo que todo nosso sistema é online e não instalamos nenhum programa no seu computador. Acesse o sistema Mais Laudo do computador, tablet ou celular em qualquer lugar, onde estiver.

Caso você faça exames in loco no seu cliente, você poderá acessar o sistema Mais Laudo e cadastrá-los lá mesmo. 

Laudos com entrega rápida

Ao fechar o contrato conosco teremos vários médicos especialistas disponíveis para atender sua empresa, trazendo assim muita agilidade na liberação dos laudos. 

Laudos 100% assinados eletronicamente, laudados apenas por médicos especialistas com RQE

Todos os laudos liberados pela Mais Laudo possuem marca d’água e são 100% assinados eletronicamente com certificado digital individual de acordo com o ICP-BRASIL, tornando este documento inviolável.

Além disso, todos os laudos contam com dois formatos de validação, por QRCode com acesso rápido e via link com token de verificação. É mais segurança e credibilidade para sua empresa. 

Laudos personalizados

Todos os laudos terão sua logomarca e seus dados de contato trazendo sua identidade visual. Se precisar de um modelo de laudo personalizado, estaremos prontos para criar para você. 

Laudos disponíveis por 5 anos com backup e segurança

Aqui na Mais Laudo Telemedicina utilizamos a melhor infraestrutura de servidores e armazenamento online, a Amazon Cloud Services. O que isso significa? Que todos seus laudos estão guardados e sempre disponíveis para seu acesso de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Laudos com urgência sem custo adicional

Caso você tenha uma urgência, pode ficar despreocupado. Dentro do sistema Mais Laudo você poderá solicitar urgências através de um único clique. Fazendo assim iremos priorizar este exame e liberá-lo mais rápido ainda, tudo sem nenhum custo adicional. 

Revisão do laudo sem custo adicional

Na plataforma Mais Laudo, você poderá solicitar a revisão de qualquer laudo sem pagar a mais por isso, tendo todo o suporte da nossa equipe técnica em conjunto com os médicos especialistas. 

Pague por demanda e sem fidelidade contratual

Você paga apenas pelos exames analisados, não temos demanda mínima mensal. Se você enviar um exame para ser laudado, será cobrado apenas por esta análise e nada mais. 

Nossa parceria te dará total liberdade, com contrato de renovação anual automática com possibilidade de rescisão a qualquer momento sem custo. 

Integração direta dos exames com CR do cliente sem custo adicional

Você possui um equipamento de raio-x digital, um tomógrafo ou qualquer outra reveladora digital? Se a resposta é sim, então você contará com toda a praticidade do envio de seus exames automaticamente para serem laudados pela Mais Laudo. 

Integração com sistemas da saúde.

A Mais Laudo já integra todos seus laudos com uns dos principais software do mercado, o sistema SOC. E caso você utilize outro sistema é só falar com a gente que iremos nos empenhar em integrar para você.

Atualmente contamos com integrações com os seguintes sistemas: Proradis; Promédico; Clinux; Medsafe; Medcloud; Animati Pacs; Real Clinic; Smart (Pixeon); Optimus, entre outros. 

Cadastro de exame em lote

Você acabou de fazer 50 exames da mesma empresa e precisa cadastrá-los? Você pode economizar muito tempo utilizando nosso cadastro de exames em lote. 

Com alguns cliques você insere todos os exames em nossa plataforma, todos de uma só vez.

Sem digitação de dados

Economize tempo com nossa integração automática com os exames. Nosso sistema consegue ler automaticamente o exame feito e já extrair todos os dados necessários como nome do paciente, data de nascimento, empresa e muito mais. 

Esta funcionalidade está disponível tanto no cadastro normal ou em lote, basta o arquivo do exame estar em formato pdf. 

Gestão de contas e usuários

No sistema Mais Laudo é possível administrar todas suas unidades filiais através de uma única conta, com intuito de uma melhor gestão dos laudos. Também é possível criarmos contas direcionadas para os seus clientes, para que eles possam ter acesso direto aos laudos de seus funcionários.

Além disso, pensando na segurança dos dados e na divisão de setores dentro da sua empresa, podemos disponibilizar usuários com diferentes níveis de permissões de acesso à sua conta.

emissão de laudos a distância

Teste Grátis na Mais Laudo

Para garantir que você não vai se arrepender dessa escolha, nós oferecemos a você um teste gratuito na nossa plataforma. Entre em contato com nossos especialistas  para entender como funciona nosso serviço.

Clique na imagem abaixo e garanta o benefício.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como funciona a telemedicina nos hospitais?

Nos últimos anos, o uso de telemedicina nos hospitais tem sido cada vez mais frequente em todo o mundo. Os recursos, que vão desde os laudos online até as consultas por videoconferência, proporcionam maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento médico.  Por isso, entender e aplicar esses recursos de forma estratégica representa um dos caminhos […]
LEIA MAIS

Central de laudos a distância: o que é, como funciona e exames atendidos

A central de laudos a distância é uma ferramenta que possibilita uma série de benefícios para instituições da saúde. Dentre os principais estão o aumento na produtividade da equipe, redução dos custos administrativos e agilidade no atendimento médico. Porém, ainda há quem desconheça suas funcionalidades e vantagens proporcionadas na rotina de clínicas médicas. Por isso, […]
LEIA MAIS

Telemedicina cardiológica: o que é, como funciona e principais vantagens

A telemedicina cardiológica faz uso de recursos tecnológicos como auxiliares no diagnóstico e tratamento de cardiopatias, assim como em outras alterações no funcionamento do coração.  Sua aplicação pode ser feita em diferentes etapas da assistência médica, proporcionando com isso uma série de benefícios, como atendimento mais ágil, diagnósticos mais precisos, aumento de produtividade, dentre outros.  No […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *